UX & UI Designers

Os UX & UI Designers são profissionais da área Digital, o que os torna profissionais da vanguarda. Eles precisam ter um conhecimento profundo na área do web design, mas também da experiência do utilizador (usuário). São eles que desenvolvem a aparência, a interação dos sites, apps, entre outros, e a experiência do utilizador.

Outros nomes para esta profissão: Designer da Interface do Utilizador, UX Designer, UI Designer, Designer da experiência do utilizador

  • Modalidades:
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Desenho, Informática, Matemática, Materiais e Tecnologias, Multimédia
  • Idiomas: Inglês, Português

A evolução da tecnologia trouxe uma série de novas profissões. Estas duas estão relacionadas com a evolução do digital media, pois o foco é o utilizador das novas medias.

Sem dúvida, à medida que as novas tecnologias avançam, novas funções surgem no mercado de trabalho, e cada vez mais específicas. A internet, em particular, veio transformar o mundo de uma forma irreversível, e todos os setores da sociedade tiveram que se adaptar, incluindo o mundo dos negócios.

Tendo em conta que a forma como o consumidor age perante a aquisição de bens e serviços mudou, as empresas tiveram de agir em conformidade, alterando também a forma como vendem, como comunicam, e como publicitam os seus produtos e serviços.

Os UX & UI Designers são, nesse sentido, fundamentais para que as empresas consigam alcançar esses objetivos.

Se está interessado nessas profissões, então continue a ler este artigo e saiba o que fazem estes profissionais, quais as funções que têm, quais são as saídas no mercado de trabalho, e como pode entrar nessa carreira recente, mas promissora!

O que faz um UX & UI Designers?

Apesar de incluirmos, aqui, essas duas profissões juntas, uma e outra têm funções distintas, embora complementares. Enquanto o UI Designer (Designer da Interface do Utilizador) trabalha com a aparência do site e com as interações do site, ou produto, ou app, o UX Designer (Designer da experiência do utilizador) trabalha com todos os passos que o utilizador dá no site ou app.

Sendo assim, o UI Designer define quais os layouts do projeto, quais as cores a serem usadas, fontes, entre outros aspectos específicos da aparência do site.

Já o UX Designer projeta todos os passos que os utilizadores dão no site ou app, e projetam também a linguagem a ser usada, a estrutura do conteúdo, analisando as emoções e as impressões dos utilizadores ao usarem o site ou app.

O Designer da experiência do utilizador foca mais, num ponto inicial, na procura da essência do problema. Só depois de descobrirem qual essa essência, focam na procura de uma solução eficaz e efetiva.

Para isso, eles analisam os comportamentos dos utilizadores, ou possíveis comportamentos, e assim elaboram cenários possíveis, assim como fluxos de tarefas, protótipos, pesquisas, wireframes, entre outros para conseguirem encontrar a melhor forma de apresentar a informação aos utilizadores.

O Designer da Interface do Utilizador usa esses esboços e protótipos para desenvolver o site ao nível da aparência, de forma a garantir a total satisfação dos utilizadores do site ou app. Este profissional deverá antecipar o que os utilizadores vão fazer no site, para que a interface contenha todos os elementos necessários.

Quais as suas funções

Os UX e UI Designers têm como função principal garantir que o utilizador de um site ou app fiquem satisfeitos e com uma sensação boa depois de visitar o site ou usar a aplicação (aplicativo).

No entanto, os dois desempenham funções distintas. Vejamos!

UX Designer

  • Identifica quem são os utilizadores do site ou app
  • Identifica frustrações, necessidades e desejos dos utilizadores
  • Analisa dados de visitas (qualitativos e quantitativos)
  • Desenvolver Wireframes
  • Definir fluxo de navegação
  • Definir tom de voz a ser usado
  • Lançar MVP
  • Medir métricas
  • Definir estratégias
  • Fazer testes de usabilidade

UI Designer

  • Desenvolvem o Design visual do site ou app
  • Criam uma impressão no utilizador de satisfação e felicidade
  • Criam uma ordem visual no site, organizando os vários elementos, de forma a que o utilizador consiga perceber o que é essencial, e o que é secundário.

Saídas no Mercado de Trabalho

Nos dias de hoje, temos vindo a notar uma grande preocupação por parte das empresas no que diz respeito à interação e usabilidade dos sites por parte dos utilizadores, até porque chegou-se à conclusão que o site tem um papel fundamental para transmitir confiança aos consumidores.

É por essa razão que, cada vez mais, o mercado tem escoado UX & UI Designers, pois existe carência em bons profissionais que trabalhem com a experiência do utilizador.

Sendo assim, estes profissionais podem trabalhar para todas as empresas que queiram tornar as suas tecnologias intuitivas, fáceis de usar, e agradáveis ao utilizador.

Como entrar na carreira de UX & UI Designers

O curso superior mais indicado para seguir a carreira de UX & UI Designers é o de Design Gráfico. No entanto, não é obrigatório, até porque existem muitas instituições de ensino que fornecem formação técnica em UX e UI Design.

Além dos estudos, é fundamental que estes profissionais tenham uma série de características pessoais, como por exemplo:

  • Organização
  • Capacidade analítica
  • Empatia
  • Sensibilidade
  • Boa comunicação

Estes profissionais também necessitam ter habilidades em Design Gráfico. Tendo em conta que o seu trabalho está relacionado com a criação de interfaces, é fundamental que tenham o mínimo de conhecimento em design gráfico.

Onde estudar UX & UI Design

Se quiser seguir esta carreira, experimente um dos cursos abaixo mencionados.

Portugal:

Brasil:

Se ficou interessado em seguir a carreira de UX & UI Designers, então não deixe de investir na sua formação e educação. Lembre-se que esta é uma área em constante mudança, por isso convém estar sempre atualizado. Não perca mais tempo e lute pelo seu futuro!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima