Capataz de fazenda

Capataz de fazenda

O capataz de fazenda é a pessoa que lidera os trabalhadores de uma propriedade rural / pecuária. Esta é uma profissão que existe muito no Brasil, também pela grande extensão de propriedades rurais existentes no país.

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Alta
  • Tipo de trabalho: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Educação Física, Materiais e Tecnologias
  • Idiomas: Português

Apesar da grande necessidade de profissionais qualificados na área, o Brasil enfrenta uma grande dificuldade em conseguir atrair jovens para seguir esta carreira. Muitos jovens tentam “fugir” do campo para a cidade em busca de novas oportunidades, mas a verdade é que a carreira de capataz pode, sim, ser muito boa.

Além dos bons salários, a vida no campo pode ser muito atrativa, sem dúvida, além de ser mais “saudável”. Respirar o ar puro, estar perto da natureza e dos animais pode trazer uma grande mudança para a nossa vida, com toda a certeza.

Se estás interessado em seguir esta profissão, então não podias estar em melhor lugar. Aqui vamos contar-te tudo o que precisas saber sobre esta carreira. Vais descobrir o que faz um capataz de fazenda, quais as suas funções, as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz um capataz de fazenda?

O capataz de fazenda, ou de pecuária, ou ainda de propriedade rural, organiza e lidera as atividades de outros trabalhadores dentro da propriedade rural. É essencial conhecer bem a realidade do trabalho e, acima de tudo, é importante saber comunicar e liderar uma equipa de trabalho.

Tendo em conta a evolução da pecuária, os capatazes têm de estar a par de toda essa evolução para conseguirem fazer um bom trabalho. Liderança, iniciativa, atitude, capacidade de adaptação às novas tecnologias, redes sociais, assim como outros aspetos, são essenciais neste trabalho.

Quais as suas funções

O capataz de fazenda, ou de pecuária, atualmente vê-se envolvido em várias atividades que não são, apenas, fazer o ele entre os funcionários e o “patrão”. De entre as várias funções, podemos destacar aqui, por exemplo:

  • Atividades administrativas
  • Gerir a rotina diária da fazenda
  • Gerir os equipamentos e zelar pela sua preservação
  • Cuidar dos cavalos de serviço
  • Organizar o trabalho dos funcionários
  • Dirigir o trabalho
  • Controlar o stock dos produtos veterinários

O capataz está sob a supervisão do gerente ou administrador da fazenda e deve-lhe obediência. Além disso, tem de manter o gerente sempre a par de tudo o que acontece.

Saídas no Mercado de Trabalho

Existe uma grande procura de profissionais qualificados para ocuparem o cargo de capataz de fazenda, principalmente para a pecuária de corte (criação de gado para produção de carne).

Como este é um mercado que evoluiu bastante nos últimos anos, com grandes inovações tecnológicas, trabalhadores altamente qualificados são essenciais para obter bons resultados.

Essa razão faz com que a procura de bons profissionais seja ainda maior. Então, se está à procura de uma profissão com boas perspetivas de futuro, esta é, sim, uma boa escolha.

Como entrar na carreira de capataz de fazenda?

Hoje em dia, com os avanços que ocorreram na pecuária, é, sem dúvida, essencial ter um curso para capataz de fazenda ou de gerente rural. Aprender a lidar com uma equipa é importante para se conseguir entrar nesta carreira com o pé direito.

Geralmente, os capatazes começam em cargos inferiores, mas quando se tem um bom curso em mãos, chegar a capataz de fazenda é muito mais fácil, e rápido também.

Jovens audazes, com iniciativa, responsáveis e com capacidade de liderança conseguem facilmente chegar a esse cargo, até porque existe falta de bons profissionais no mercado.

Onde estudar para capataz de fazenda?

Portugal:

Brasil:

Queres seguir a profissão de capataz de fazenda? Então não deixes para trás esse sonho e investe na tua formação. Vai ser muito importante para o teu futuro, com toda a certeza. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que o futuro te sorria muito. Sucesso!

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top