Engenheiro de Petróleo e Gás

Engenheiro de Petróleo e Gás

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

2000€ - Máximo

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Física Geografia Geologia Matemática Materiais e Tecnologias Química

Idiomas:

Inglês, Português

O engenheiro de petróleo e gás atua na área da engenharia dos petróleos e, como tal, trabalha diretamente com a exploração e com a produção de hidrocarbonetos (gás natural e petróleo).

Apesar de não ser uma das engenharias mais conhecidas, a verdade é que, tratando-se de uma área que inclui a produção e exploração de petróleo e gás natural, é uma das que oferecem mais oportunidades de trabalho.

Como sabemos, o petróleo e gás natural são as fontes de energia mais usadas, muito embora se tenha apostado em grande nas energias renováveis nos últimos anos, até porque falamos da sustentabilidade do nosso planeta.

Apesar dos grandes esforços em usar energias renováveis, ainda temos muito caminho pela frente e o petróleo e o gás natural são, e vão continuar a ser nos próximos tempos, fontes de energia muito usadas pelos seres humanos.

Se esta é uma área que te interessa, então estás no sítio certo. Aqui vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão. Vais descobrir o que faz um engenheiro de petróleo e gás, quais as suas funções, as saídas possíveis no mercado de trabalho e o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Engenheiro de Petróleo e Gás?

O engenheiro de petróleo e gás estuda e analisa dados geológicos e geofísicos, assim como usando dados da engenharia, para conseguir prever a recuperação do petróleo e gás natural (hidrocarbonetos) nos reservatórios.

Como sabemos, estas energias não são renováveis e é necessário muito tempo para que a Terra consiga (re)produzi-las. Como o consumo de petróleo e gás natural cresceu muito no último século, a preocupação que os hidrocarbonetos acabem é constante e é preciso termos um consumo muito bem estruturado e planeado.

A engenharia de petróleo e gás, também chamada de engenharia dos petróleos, torna-se fundamental para a sustentabilidade no planeta, exatamente porque ela é capaz de prever a recuperação desses hidrocarbonetos, assim como as taxas de produção nos campos de extração.

Este é um trabalho excelente para quem não gosta de rotina. Todos os dias são diferentes e há uma série de coisas para fazer. Por isso, este é um trabalho que não envolve monotonia.

Quais as suas funções

O profissional que atua em engenharia de petróleo e gás trabalha, como vimos, com a exploração e produção dos hidrocarbonetos. Além disso, também trabalha com a elevação e escoamento desses produtos, assim como o seu transporte, processamento e distribuição.

Normalmente as funções estão divididas em dois grandes grupos: upstream e downstream. O upstream diz respeito às atividades de produção e exploração, enquanto o downstream já foca mais nas atividades de refinaria e distribuição dos hidrocarbonetos.

O engenheiro de petróleo (como também pode ser chamado) é responsável por supervisionar as operações de perfuração, mas também de produção. Estas operações podem ser feitas em campos terrestres, mas também podem ser feitas em águas muito profundas, geralmente no meio dos oceanos.

Este profissional tem de estudar e analisar os dados geofísicos, geológicos, assim como da engenharia, para tentar prever a recuperação dos hidrocarbonetos, assim como as taxas de produção.

É também responsável por cuidar dos equipamentos que estão associados à exploração do petróleo e gás natural.

Sendo assim, o engenheiro de petróleo e gás natural poderá trabalhar em diferentes áreas, dependendo da sua especialização:

  • Perfuração e completação dos poços de petróleo
  • Produção e maximização da produção
  • Gestão dos reservatórios
  • Análise das reservas
  • Sistemas de perfuração e produção de petróleo no mar
  • Implementação do desenvolvimento sustentável dos campos de extração
  • Gestão de todas as áreas referidas anteriormente e coordenação de projeto

Saídas no Mercado de Trabalho

Como engenheiro de petróleo e gás natural, podes trabalhar em refinarias, petroleiros, petroquímicas e plataformas marítimas de extração de petróleo. Em todos os casos, deves ter grandes conhecimentos de engenharia, mas também de geofísica, geologia e mineração.

Vais trabalhar na descoberta de novas reservas de petróleo, mas também vais contribuir para se realizarem perfurações de forma eficiente.

Como existe uma preocupação crescente com o meio ambiente, o trabalho do engenheiro do petróleo deve pautar-se pelo desenvolvimento de projetos sustentáveis, que não prejudiquem o meio ambiente.

Sendo assim, podes atuar em:

  • Indústrias de petróleo e gás natural (perfuração exploratória)
  • Plataformas flutuantes ou ficas (produção)
  • Estudos e simulações de reservatórios
  • Desenvolvimento de campos inteligentes (controlo de hidrocarbonetos à distância)
  • Estudo de novas tecnologias que possam ser úteis para a área
  • Desenvolvimento de técnicas de recuperação de petróleo

Como entrar na carreira de Engenheiro de Petróleo e Gás?

Para seguires a profissão de engenheiro de petróleo e gás precisas ter o curso superior em engenharia de petróleos. Em Portugal, o ideal é sempre concluíres o mestrado. A licenciatura dá-te já bons conhecimentos, mas o mestrado é um complemento essencial para qualquer pessoa que queira tornar-se engenheiro de petróleo e gás natural.

No Brasil, o curso de engenharia de petróleo tem uma duração média de 5 anos e podemos optar pela pós-graduação, mestrado ou doutorado. Existem diferentes opções de mestrado interessantes, como, por exemplo:

  • Ciências e Engenharia de Petróleo
  • Engenharia do Gás Natural
  • Regulação no Setor do Petróleo

Onde estudar para Engenheiro de Petróleo e Gás?

Portugal:

Brasil:

Se estás decidido a seguir a profissão de engenheiro de petróleo e gás, então não desistas e investe muito nos teus estudos. O mercado de trabalho é favorável e vais encontrar excelentes oportunidades. A equipa do Guia das Profissões deseja-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top