Professor de Inglês

Professor de Inglês

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Línguas Literatura

Idiomas:

Inglês, Português

O Professor de Inglês tem como missão ensinar o idioma universal aos mais novos. Tratando-se de uma Língua falada em todo o mundo, cada vez mais exigida como requisito mínimo para os empregos, é uma profissão muito valorizada e de extrema importância.

À medida que a Língua Inglesa foi ganhando importância, as oportunidades de trabalho e de carreira para os Professores de Inglês também foram aumentando.

Sendo assim, esta é uma profissão de grande saída profissional, com excelentes ofertas de trabalho, não só nas escolas de ensino público em Portugal, como em escolas privadas, centros de estudo, e nas famosas escolas de Inglês, como o Cambridge School, por exemplo.

Se gostas de Inglês, se tens vocação ou vontade de ensinar os outros, sejam eles crianças, adolescentes ou adultos, está na hora de conheceres a profissão de Professor de Inglês.

Aqui vamos mostrar-te o que faz um Professor de Inglês, quais as funções que tem no seu quotidiano, quais as possíveis saídas no mercado de trabalho, assim como tudo o que precisas fazer para seguir esta carreira.

Vamos?

O que faz um Professor de Inglês?

O Professor de Inglês ensina a Língua inglesa aos seus alunos, podendo estes ser crianças, adolescentes ou adultos. Como falamos da Língua estrangeira mais importante nos dias de hoje, esta é uma profissão de grande relevância.

Em Portugal, o ensino oficial e obrigatório deste idioma começa ainda no 1º ciclo (3º ano), mas já se começam a ensinar números, nomes de animais, pequenas frases na pré-escola.

A partir do 2º ciclo (alunos de 9/10 anos), o estudo do Inglês passa a ser intensivo, com o objetivo de tornar os alunos fluentes na língua.

Quando os alunos terminam o ensino secundário (16/17 anos), é esperado que eles tenham um nível de Inglês correspondente ao Upper-Intermediate (B2).

Portanto, podemos perceber o grau de exigência que temos nas escolas públicas e privadas no que diz respeito ao Inglês, e não poderia ser diferente. Somos um país com muito turismo e os negócios com o exterior proliferam. Como tal, os alunos têm de estar preparados para o mercado de trabalho.

Além disso, os Professores de Inglês dão as ferramentas para que os seus alunos possam ir para qualquer parte do mundo sem problemas de comunicação. Eles serão capazes de entender e falar em Inglês com facilidade.

Vamos olhar agora para as funções do Professor no seu dia a dia.

Quais as suas funções

O Professor de Inglês tem como principal função ensinar o idioma universal aos seus alunos, adaptando o que é ensinado às competências e pré-conhecimentos dos seus alunos.

Num ensino mais básico, os Professores devem preparar materiais pedagógicos divertidos, com um intuito mais lúdico.

À medida que os alunos forem crescendo, os professores de Inglês devem exigir deles maior dedicação.

As aulas devem ser estruturadas de forma a que os alunos sejam capazes de ler e entender o que está escrito, mas também sejam capazes de estabelecer um diálogo coerente e fluente.

Quando o Professor trabalha num instituto de Inglês, como o Cambridge ou o Wall Street, por exemplo, não é permitido falar português. Mesmo que os alunos não saibam uma única palavra em Inglês, tudo será ensinado no idioma britânico.

Pode parecer estranho, mas aprendemos muito rápido uma nova Língua quando “vivemos” no meio dela. É isso que os institutos nos trazem: a oportunidade de viver em Inglês, mesmo que não saibamos ainda uma única palavra. E a verdade é que os resultados são excelentes.

Por essa razão, cada vez mais Professores de Inglês têm optado por esta forma de ensino nas escolas públicas e privadas. Desde que entram, até que saem das salas de aula, a única Língua falada é o Inglês.

Saídas no Mercado de Trabalho

Os Professores de Inglês podem lecionar em diferentes níveis de ensino, assim como em diversas instituições. Se quiseres seguir esta profissão, podes trabalhar em:

  • Escolas públicas
  • Escolas Privadas (Colégios)
  • Institutos de Inglês
  • Escolas Inglesas, como o CLIP, por exemplo
  • Centros de estudos e explicações
  • Centros de formação de jovens e adultos

As aulas particulares e os cursos de formação são também uma oportunidade para aqueles que seguirem a carreira de professor de Inglês.

Como vês, o mercado de trabalho oferece-te um sem fim de vagas de trabalho e só cabe a ti escolheres se queres seguir neste barco, ou não!

Vamos ver agora o que precisas para começar a tua carreira com o pé direito!

Como entrar na carreira de Professor de Inglês?

Se queres seguir a carreira de Professor de Inglês, sabe desde já que vais ter muitos anos de estudo e dedicação. Portugal e Brasil têm exigências diferentes para quem quer ser Professor de Inglês. Por isso, vamos olhar para os dois países de forma separada.

Como ser Professor de Inglês em Portugal?

Para seres Professor de Inglês em Portugal, terás de ter o Mestrado em Línguas e Literaturas Modernas (variante em Língua Inglesa) e depois terás de optar pela via ensino, onde vais aprender disciplinas pedagógicas, como, por exemplo:

  • Pedagogia
  • Psicologia da Adolescência
  • Métodos de Avaliação

O fim do curso envolve um estágio de um ano, durante o qual darás aulas a uma turma, sempre supervisionado por um Professor Titular de Inglês.

Finalizado o curso, tens de fazer um exame para entrar no sistema de ensino público. Este exame engloba conhecimentos de pedagogia, Língua Inglesa e cultura geral.

Aprovado no exame, poderás dar aulas no ensino público. O primeiro ano é chamado de Ano Probatório, onde serás supervisionado pelo Professor Tutelar de Inglês e pelo Diretor da escola. Caso sejas aprovado no Ano Probatório, podes considerar-te um Professor de Inglês!

Como ser Professor de Inglês no Brasil?

Para ser Professor de Inglês no Brasil as exigências não chegam nem perto dos requisitos de Portugal. Para lecionar em escolas de idiomas, não é exigida uma formação mínima, basta ter no seu currículo que morou fora do país por um período de 6 meses.

É claro que nenhuma escola irá contratar sem antes comprovar que o Professor sabe falar e ensinar o Inglês. Por isso, é comum fazerem-se entrevistas e avaliações escritas e orais. Caso seja aprovado, segue para o treinamento de Professores.

No entanto, vale dizer que as escolas de idiomas mais sérias e exigentes, vão pedir que os seus Professores tenham uma formação em Letras/Inglês ou então Pedagogia.

É possível, ainda, que peçam uma certificação internacional, como, por exemplo; IELTS, CAE, TOEIC, entre outras.

No caso de escolas públicas, é requisito básico o diploma em Letras/Inglês. O concurso público exige que todos os profissionais sejam formados na universidade (embora saibamos que isso não é sinónimo de falar bem inglês).

Vê onde podes estudar.

Onde estudar para ser Professor de Inglês?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser Professor de Inglês? Então não deixes de lutar pelo teu sonho. Pode ser uma caminho demorado e difícil, mas acredita que vai valer a pena todo o esforço. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te tudo o que há de melhor. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top