Capitão Porteiro

Capitão Porteiro

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Línguas Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O Capitão Porteiro é o anfitrião do hotel e, portanto, é a primeira pessoa com quem o hóspede contacta. O nome indica que é quem fica à porta do hotel, contudo a função é um pouco mais completa, até porque este é um dos profissionais mais carismáticos da área hoteleira.

Já ouviste a expressão de que “a primeira impressão é a que fica”? Pois bem, é por isso mesmo que o Capitão Porteiro é uma das pessoas mais importantes na estrutura de um hotel.

Ele é o anfitrião do hotel e, assim, cabe-lhe acolher os hóspedes com um sorriso aberto. A sua missão é receber as pessoas com alegria e quase como se estivesse a acolher um familiar próximo.

Portanto, precisa de ser afetuoso e simpático, mas também prestável, ajudando os hóspedes com as malas, por exemplo.

O Capitão Porteiro tem a responsabilidade de controlar a portaria, bem como a chegada e saída dos hóspedes. Mas também pode fazer outras tarefas semelhantes às de um Concierge de Hotel, como pedir um táxi para os clientes ou dar indicações turísticas ou do que fazer.

Em Inglaterra, é conhecido como o “Door Man” ou “Bell Capitain” e saber falar Inglês é quase obrigatório para estes profissionais. Mas dominar outras Línguas é uma vantagem.

Além disso, precisa de ter formação em Atendimento Público e capacidade de liderança e boa disposição.

Fica connosco para descobrir tudo da profissão.

O que faz um Capitão Porteiro

O principal papel do Capitão Porteiro é assegurar a qualidade do atendimento aos hóspedes. Portanto, tem de encantar os clientes com a arte de saber bem receber! Parece-te fácil? Na verdade, é bem desafiante e exige qualidades especiais.

A educação e a cortesia são requisitos fundamentais, mas também é preciso ter uma boa dose de discrição e uma postura exemplar. O Capitão Porteiro é uma figura carismática que reflete a qualidade do hotel, o que é uma grande responsabilidade.

Assim, o uniforme é uma das imagens de marca destes profissionais. São, por norma, vistosos e têm um ar de gala, pois é uma forma de reforçar a sua importância e de lhes dar visibilidade à entrada do hotel. Deste modo, não há dúvidas de quem é o Capitão Porteiro, nem do que faz.

O objetivo, com isto, é dar a indicação aos hóspedes de que podem contar com ele para o que for.

Em alguns hotéis, o Capitão Porteiro tem uma posição acima do Mensageiro de Hotel, e pode dar-lhe indicações, por exemplo, para transporte de bagagens. Mas também pode solicitar esse serviço ao Bagageiro.

O trabalho do Capitão Porteiro passa pelo acolhimento aos hóspedes e, portanto, por abrir-lhes a porta do carro quando chegam ao hotel. Mas também por acolhê-los com um grande e reconfortante sorriso e com uma conversa de boas-vindas.

Contudo, também lhe cabe zelar pela segurança do hotel, por exemplo, alertando os responsáveis desse setor perante ameaças ou pessoas estranhas.

Mas vem conhecer, em mais detalhe, o que fazem estes profissionais…

Quais as suas funções

As funções do Capitão Porteiro podem variar bastante conforme o tipo de hotel onde esteja integrado. Assim, em alguns casos, pode ter funções estritamente de porteiro, limitando-se a receber e a despedir-se dos hóspedes com cortesia.

Contudo, em outros espaços, pode desempenhar funções de maior supervisão, com tarefas mais abrangentes em termos do apoio aos hóspedes. Nestes casos, terá de trabalhar em equipa com outros profissionais do hotel, como, por exemplo, o Recepcionista.

Por outro lado, pode ter de lidar diretamente com os clientes, se porventura tiver de conduzir os seus carros e de os alertar para eventuais riscos, danos ou avarias.

Mas, em termos gerais, podemos apontar que algumas das funções de um Capitão Porteiro são as seguintes:

  • Receber os hóspedes
  • Abrir a porta dos carros dos hóspedes
  • Controlar as bagagens dos clientes
  • Estacionar os carros dos clientes
  • Dar informações
  • Cuidar do bom estado, e do bom ambiente, da entrada do hotel
  • Supervisionar e dirigir Mensageiros do Hotel
  • Pedir táxis para os clientes.

Quanto ganha um Capitão Porteiro

O ordenado de um Capitão Porteiro pode variar muito conforme o hotel em que esteja integrado. Se estivermos a falar de um hotel de cinco estrelas, com uma clientela de gente rica e famosa, terá, necessariamente, um salário mais interessante.

Contudo, é preciso ver que este tipo de serviço só é habitual em hotéis da gama alta. Portanto, os valores podem ser sempre mais generosos.

Além do ordenado, é preciso contar também com as gorjetas. A simpatia paga-se! E no setor da hotelaria de luxo, as pessoas com dinheiro gostam sempre de compensar os bons funcionários.

Por outro lado, um Capitão Porteiro pode ter parcerias com restaurantes e taxistas para lhes encaminhar clientes, recebendo, assim, uma compensação em troca. Portanto, como vês, há várias formas de fazer dinheiro na área!

Saídas no Mercado de Trabalho

A função de Capitão Porteiro não é das mais requisitadas no setor turístico. Contudo, continu a haver espaço para estes profissionais. O carisma que aportam a um qualquer alojamento assegura um je ne sais quoi que é, cada vez mais, importante como fator de diferenciação na indústria hoteleira.

Deste modo, há sempre oportunidades a surgirem. Só tens de encontrar a vaga certa para o teu perfil.

Vê que a área hoteleira é muito propensa à mobilidade e à troca constante de trabalhadores. Assim, se te preparares bem, com a formação certa, poderás ter a tua chance mais depressa do que esperas…

Como entrar na carreira de Capitão Porteiro

A profissão de Capitão Porteiro não exige formação específica. Porém, hoje em dia, é um critério importante na seleção dos candidatos no ramo hoteleiro. Esta área está, cada vez mais, exigente e, por isso, também os requisitos de contratação do pessoal aumentam.

Assim, deves pensar, antes de mais, em fazer uma boa formação nas áreas do Atendimento Público e/ou da hotelaria. E depois, é importante acumular experiência a trabalhar em hotéis, mesmo que fazendo outras tarefas.

Vê que essa experiência no ramo vai dar-te um conhecimento que te será essencial caso desejes tornar-te Capitão Porteiro um dia.

Para lá da formação e da experiência, tens de saber línguas, sobretudo o inglês.

Contudo, também é preciso que tenhas a Carta de Condução, ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), atualizada, pois pode ser necessária para o trabalho.

Além disto tudo, tens de ter algum carisma para poderes conquistar os hóspedes!

Onde estudar para Capitão Porteiro

Não há muitos cursos dedicados ao ensino da profissão de Capitão Porteiro. Contudo, há várias opções de ensino na área da hotelaria que te podem abrir caminho para chegares lá.

Assim, só tens de procurar a melhor escolha para o teu perfil, seja um curso profissional, seja uma formação universitária. Ambas as possibilidades são válidas – só tens de decidir o que te assenta melhor.

Para te ajudar, deixamos-te as seguintes opções que te podem interessar…

Portugal:

Brasil:

Já ficaste esclarecido/a quanto ao que faz o Capitão Porteiro? E sabes se tens o que é preciso para vingar nesta área? Se a resposta é sim, segue em frente, com dedicação e confiança. Mas se ainda não sabes o que queres para o teu futuro, aproveita para experimentar os Testes Vocacionais e tirar dúvidas.

Estamos a torcer pelo teu sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top