Aderecista

Aderecista

O aderecista é o profissional que faz os adereços usados pelos artistas, sejam eles bailarinos, atores, ou outros, assim como os adereços que compõem o cenário de um espetáculo ao vivo, ou gravado.

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Baixa
  • Tipo de trabalho: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Desenho, Materiais e Tecnologias, Oficina de Artes
  • Idiomas: Português

Este trabalho é criativo e implica ter talento com as mãos, tendo em conta que esta profissão se refere a um artesão. Portanto, para seguires esta profissão, tens de ter habilidade com trabalhos manuais.

O ambiente de trabalho pode ser bastante “stressante”, principalmente nos dias de espetáculos ao vivo. No entanto, também pode ser muito divertido.

Se esta é uma profissão que te desperta particular interesse, então continua a ler este artigo. Vamos mostrar-te o que faz um aderecista, quais as funções que tem no dia a dia, quais as saídas no mercado de trabalho, assim como o percurso que tens de percorrer para entrares nesta carreira.

Vens connosco?

O que faz um aderecista?

O aderecista faz os adereços usados em espetáculos. No teatro, ele constrói e prepara todos os objetos a usar em cena, podendo ser adereços de cenário, de cena e do ator. Todos esses adereços são importantes para a cena.

Os adereços de cenário dizem respeito àqueles que estão no palco para ajudar a criar o ambiente da ação. Falamos aqui de, por exemplo, quadros, esculturas, entre outros. 

Os adereços de cena são aqueles que o ator usa durante a atuação. Estes são, por exemplo, uma cadeira, um copo, entre outros. 

No caso dos adereços de ator, também chamados de pertences, são objetos que o artista traz consigo para interpretar a sua personagem, como, por exemplo, uma carteira ou um anel. 

O trabalho em televisão, muitas vezes chamamos de aderecista a pessoa que move os painéis do cenário e os monta. É ele também que compra os objetos usados em estúdio. No teatro, esta função está atribuída ao contra-regra. 

Quais as suas funções

A função do aderecista é fazer ou tratar dos adereços que estão em cena. Ele segue as instruções dadas pelo designer da cena, pelo encenador, pelo cenógrafo e pelo figurinista. Para fazer um bom trabalho, é importante acompanhar todos os ensaios.

Para a construção dos adereços, usam-se vários materiais, como madeira, tecido, metal, entre outros. Em produções mais pequenas, quando não existe o designer de cena, o aderecista cria os adereços. 

Além de criar e confecionar os adereços, também é responsável por organizá-los. Na criação dos adereços, por vezes tem de pesquisar por materiais alternativos, principalmente para montar os cenários.

Sendo assim, os aderecistas têm de:

  • Montar e criar objetos cinematográficos
  • Montar e criar objetos de indumentária
  • Pesquisar materiais
  • Conversar com encenador, figurinista, cenógrafo e designer de cena para definir os melhores adereços

O trabalho com adereços no teatro é um pouco diferente do cinema e da televisão. Os acabamentos em televisão e no cinema têm de ser perfeitos, até porque a câmara capta todos os detalhes. No teatro, os acabamentos não precisam ser muito trabalhados, porque o público está relativamente longe. Geralmente, no teatro, os detalhes são maiores.

Saídas no mercado de trabalho

O mercado de trabalho para os aderecistas não é muito fácil. Existem poucas vagas de trabalho e geralmente os cargos conseguem-se por indicação. Portanto, conhecer pessoas do meio artístico é mais importante neste caso do que qualquer outra coisa.

É claro que o talento tem de existir, é preciso saber trabalhar os adereços. Mas conhecer a pessoa certa é fundamental para se conseguir um projeto. 

Apesar de ser uma área de trabalho difícil, a profissão de aderecista é mais reconhecida hoje do que há uns anos. Por isso, a valorização dos aderecistas é maior e a tendência é que estes profissionais tenham mais trabalho no futuro.

É possível conseguir um trabalho fixo numa empresa, mas muitos aderecistas fazem trabalho freelancer também. 

Como entrar na carreira de aderecista?

Se queres ter sucesso na carreira de aderecista, a melhor opção é fazer um curso profissional de Cenografia, Figurinos e Adereços. Já existem bons cursos profissionais em Portugal e no Brasil que te formam para começares a trabalhar imediatamente. 

Estas formações são dadas em contexto de trabalho. Por isso, quando começas a trabalhar a sério, já estás mais preparado para lidar com tudo. 

Onde estudar para aderecista?

Portugal:

Brasil:

Sempre sonhaste em ter um trabalho diferente dos outros? Gostas de trabalhos manuais e de cultura e arte? Sem dúvida, a profissão de aderecista pode ser aquela que tanto procuravas. 

É verdade que este não é um trabalho fácil, e vão haver dias que vais querer desistir de tudo. Mas também é verdade que podes sentir-te muito realizado sempre que vês os adereços a serem usados pelos artistas.

Portanto, não tenhas medo e investe na tua formação. Vai valer a pena todo o esforço, com toda a certeza. Acredito que serás muito feliz na profissão de aderecista. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso na tua carreira profissional.

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top