Administrador de Segurança da Informação

Administrador de Segurança da Informação

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Direito Informática Matemática Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Inglês, Português

O Administrador de Segurança da Informação (também conhecido como Administrador em Segurança da Informação) é o profissional que administra os ambientes computacionais, implementa rotinas e projetos de Segurança da Informação.

Sem dúvida, a questão da segurança dos dados é cada vez mais relevante no mercado atual, até porque dados podem ser muito valiosos. Por isso, este profissional mostra-se uma peça essencial na garantia da preservação de dados, pois o seu trabalho é evitar ataques externos, roubos e danos a esses dados.

Se és um apaixonado por Tecnologia da Informação, se adoras trabalhar ao computador e se a questão da Segurança da Informação te interessa, esta pode ser a profissão que tanto procuravas.

Vê aqui tudo sobre a carreira de Administrador de Segurança da Informação e descobre o que tens de fazer para seguires esta profissão.

O que faz um Administrador de Segurança da Informação?

O Administrador de Segurança da Informação é um dos profissionais da área da Tecnologia da Informação (TI) mais procurados, pois é ele que administra os ambientes computacionais, assim como é este que implementa rotinas e projetos de Segurança da Informação.

Além disso, ele também é responsável por controlar todos os níveis de serviço de sistemas operacionais, assim como serviços de redes e de dados.

Uma das tarefas mais importantes dos Administradores de Segurança de Informação é prestar suporte técnico a todos os outros profissionais no que diz respeito à utilização dos equipamentos e dos programas computacionais.

São estes profissionais que também fazem a configuração e a instalação de sistemas e recursos computacionais, assim como fazem o controlo da segurança do ambiente tecnológico de uma organização.

Regra geral, este é um trabalho que envolve uma equipa, a qual trabalha de forma cooperativa. Assim, mostra-se fundamental que saibas e gostes de trabalhar em equipa e que tenhas uma boa comunicação com os teus colegas de trabalho.

Quais as suas funções

A principal função do Administrador de Segurança da Informação é preservar os dados de uma organização, mantendo todas as normas de segurança em TI e implementando melhorias no sistema de segurança em ambiente computacional.

É ele que faz a administração de todo o ambiente computacional, trabalhando com outros profissionais de TI que o auxiliam nesse trabalho.

Além disso, este profissional também é responsável por:

  • Dar suporte aos outros profissionais na utilização dos recursos computacionais
  • Instalar e configurar os recursos do ambiente tecnológico
  • Configurar os mecanismos de segurança
  • Controlar o ambiente computacional
  • Indicar e aconselhar a contratação de serviços e/ou produtos
  • Configurar apps
  • Reverter e contornar situações adversas no ambiente computacional
  • Fazer o diagnóstico de problemas de segurança
  • Fazer o acompanhamento e apoiar na solução de problemas de segurança
  • Implementar projetos de segurança da informação
  • Fazer o mapeamento dos riscos de segurança no ambiente tecnológico
  • Realizar cópias de segurança e recuperação de dados/sistemas
  • Fazer auditorias ao uso do ambiente computacional
  • Definir e implementar normas de segurança no acesso aos recursos

Saídas no Mercado de Trabalho

Como Administrador de Segurança da Informação podes atuar em qualquer setor de atividade económica (como o comércio, a indústria, a administração pública, entre outros), até porque a questão da segurança dos dados está presente em todas as organizações.

Atualmente, todos os negócios são baseados em armazenamento de dados em sistemas computacionais. Por isso, assegurar que estes dados estão seguros é fundamental para o crescimento de qualquer negócio.

Regra geral, este profissional é contratado por empresas de médio e grande porte, pois as micro e pequenas empresas acabam por não ter condições financeiras para ter um Administrador de Segurança da Informação no seu quadro de profissionais fixo. No entanto, estas tendem a contratar de forma esporádica e periódica para fazer uma avaliação do estado da segurança no ambiente tecnológico.

Como entrar na carreira de Administrador de Segurança da Informação?

Se queres seguir a profissão de Administrador de Segurança da Informação em Portugal, então tens de ter uma formação superior em Tecnologia da Informação (TI) e, preferencialmente, uma especialização em Segurança da informação ou Segurança Informática.

Esta especialização é feita já depois de teres concluído o teu mestrado integrado em TI (3 anos de licenciatura e 2 anos de mestrado) e geralmente tem a duração de 2 semestres (1 ano).

Podes ainda optar por um curso técnico, mas tem em atenção os certificados que a escola formadora te oferece no fim da formação. Procura por uma que te forneça dos diplomas Certified Ethical Hacker e CompTIA Cybersecurity Analyst+, pois são reconhecidos internacionalmente.

Se queres seguir a profissão de Administrador em Segurança da Informação no Brasil, tens de fazer a graduação em Ciências da Computação (bacharelado ou tecnologia). Uma especialização ou pós-graduação em Segurança da Informação também se mostra muito vantajosa, pois as empresas dão preferência a profissionais especializados na área.

Podes ainda fazer um curso de qualificação na área, o qual tem uma carga horária que vai de 200 a 400 horas.

Em ambos os casos (Portugal e Brasil), é muito importante que tenhas conhecimentos profundos das políticas e normas das ISO/IEC 27000-series. Também são muito valorizados conhecimentos em Governance, GDPR, Compliance e Risco.

Como o cargo de Administrador de Segurança da Informação é muito importante, é essencial que tenhas já experiência na área da Segurança da Informação. Assim, o mais comum é que comeces em cargos menores, como Consultor de Segurança da Informação, por exemplo.

É indispensável que tenhas inglês fluente para este trabalho e é um fator preferencial para as empresas contratarem os profissionais. Sendo assim, investe também num curso de inglês bom (como o do Wall Street English ou da Cambridge School).

Onde estudar para Administrador de Segurança da Informação?

Para seguires a carreira de Administrador de Segurança da Informação, o ideal é que concluas uma especialização em Segurança da Informação. Por isso, deixamos-te aqui alguns cursos na área que te podem despertar algum interesse.

Portugal:

Brasil:

Se o teu sonho é trabalhar na área da Tecnologia da Informação, sabe que a Segurança da Informação é uma excelente escolha de especialização. Sem dúvida, as oportunidades de emprego são cada vez mais abundantes e a tendência é que continuem a aumentar.

Nesse sentido, se queres tornar-te Administrador de Segurança da Informação, investe numa boa formação, procura sempre saber mais e aprimorar os teus conhecimentos, pois isto vai fazer com que te destaques no mercado de trabalho. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top