Afiador de Metais

Afiador de Metais

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O afiador de metais é o profissional que afia todo o tipo de metais, como os usados em serras, cilindros de máquinas, ferramentas de corte, entre outros. Este profissional, além de afiar as ferramentas, também pode ficar responsável por polir as superfícies metálicas (embora essa função seja do polidor de metais).

Esta é uma profissão pouco conhecida da grande parte das pessoas, talvez por isso seja um ofício que se mantém, maioritariamente, na família. Ou seja, é uma arte que vai passando de pais para filhos.

Mas se estás aqui e não sabes ao certo o que faz um afiador de metais e como é a rotina de trabalho, então não poderias estar em melhor lugar. Neste artigo, vamos mostrar-te tudo sobre esta carreira.

Vais descobrir, por exemplo, o que fazem os afiadores de metais, quais são as saídas no mercado de trabalho, ou o que precisas para seguir esta profissão.

Vens connosco?

O que faz um Afiador de Metais?

O afiador de metais afia ferramentas e pode, também, polir superfícies metálicas. De entre os vários instrumentos e ferramentas que pode afiar, destacamos aqui, por exemplo:

  • Ferramentas de corte
  • Instrumentos com rodas de esmerilar
  • Máquinas retificadoras
  • Lâminas de serras
  • Dentes metálicos de cilindros

Este trabalho pode ser feito com processos manuais, semiautomáticos e/ou automáticos. O afiador é sempre o profissional que assegura e controla a qualidade do serviço prestado.

Como este é um trabalho que envolve algum risco, principalmente de corte, é muito importante que os afiadores de metais cumpram sempre todas as normas de higiene, saúde e segurança no trabalho.

É importante referir que este é um trabalho que se faz, muitas vezes, em posições desconfortáveis e por muito tempo.

Tratando-se de um trabalho repetitivo, poderás sentir fadiga, assim como poderás criar lesões típicas da profissão, precisamente pelas posições que adotas ao trabalhar.

Além disso, também poderás estar exposto a materiais tóxicos, assim como a ruídos intensos.

Sendo assim, o uso de equipamentos de proteção individual é crucial para te manteres seguro durante o trabalho. Por isso, mesmo que estes equipamentos te possam parecer incómodos, não deixes de usá-los.

No Brasil, os afiadores e polidores de metais encontram-se no Código Brasileiro da Ocupação CBO 7213-15. De acordo com o CBO, estes profissionais são responsáveis por planear o trabalho de afiação de ferramentas, assim como de polimento de superfícies metálicas.

Para conseguirmos entender melhor como é a rotina de trabalho destes profissionais, vamos ver quais as funções que eles têm no seu dia a dia.

Quais as suas funções

O afiador de metais é responsável por afiar metais e, quando necessário (na ausência de um polidor de metais), polir superfícies metálicas.

O seu dia a dia envolve diferentes tarefas. Ora vejamos!

  • Operar as máquinas de lixar
  • Operar máquinas de polir (quando essa tarefa lhe diz respeito)
  • Reparar lâminas, assim como dentes metálicos de cilindros
  • Ajustar e afiar lâminas de serras e dentes metálicos de cilindros (muito usados em máquinas de cardar e máquinas têxteis)
  • Afiar ferramentas de corte
  • Afiar instrumentos com rodas de esmerilar e máquinas retificadoras
  • Monitorizar e ajustar, quando necessário, as máquinas de lixar e polir
  • Retificar rodas (neste caso, é muito importante fazê-lo seguindo as especificações técnicas)
  • Recondicionar ferramentas
  • Afiar brocas e machos
  • Inspecionar as peças de trabalho, para que estas estejam de acordo com as especificações técnicas
  • Medir as peças de trabalho
  • Escolher e montar as rodas de esmerilar nas máquinas

Como vimos, muitas tarefas envolvem o cumprimento de especificações técnicas. Por isso, é essencial entender termos técnicos, mas também entender desenhos técnicos mecânicos.

Ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti? Então faz os nossos Testes Vocacionais e não deixes de experimentar o nosso Simulador de Profissões!

Saídas no Mercado de Trabalho

O afiador de metais pode trabalhar em diferentes setores da indústria da transformação. Sendo assim, se quiseres seguir esta profissão, podes encontrar trabalho nas áreas de:

  • Metalurgia
  • Mecânica
  • Movelaria
  • Química
  • Eletroeletrónica
  • Construção civil

A maior parte dos profissionais opta por trabalhar para uma empresa, com vínculo laboral através de contrato de trabalho (carteira assinada), até porque oferece segurança.

No entanto, também existe a possibilidade de trabalhares como profissional autónomo. Neste caso, vais prestar serviços aos clientes diretamente. Além disso, vais ter de tratar da tua contabilidade e do marketing também. Se não te sentires confortável nestas funções, então o melhor é contratares os serviços de um contabilista e de um especialista em marketing.

Como entrar na carreira de Afiador de Metais?

Em Portugal, a maior parte das empresas promovem formação profissional para os afiadores de metais. Estas formações são periódicas, até para que estejas sempre atualizado e a par de todas as novidades no desempenho das tuas funções.

Como não existe uma formação escolar ou profissional que possas fazer antes de começar a trabalhar, começas como um aprendiz (praticante). Depois, à medida que vais ganhando experiência, passas para o 3º, 2º e 1º escalão. Os salários, como é óbvio, são ajustados à medida que vais subindo de escalão.

No Brasil, normalmente as empresas pedem uma instrução que seja equivalente ao ensino fundamental completo e, também, experiência prévia de um a dois anos.

Onde estudar para Afiador de Metais?

Como dissemos, em Portugal não encontras um curso que te ensine o ofício de afiador de metais. Aprendes com a prática, com outros trabalhadores mais experientes.

No Brasil, existem vários cursos que te podem interessar. Vamos deixar aqui alguns:

Gostavas de ser afiador de metais? Então não deixes de seguir o teu sonho. Procura uma oportunidade e aprende o máximo que conseguires com os teus colegas mais experientes. Com toda a certeza, vais ter sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top