Pivô / Apresentador de Notícias

Pivô - Apresentador de Notícias

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Multimédia Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O Pivô de Televisão ou Rádio é o Apresentador de Notícias. Assim, cabe-lhe estar à frente dos Telejornais ou Radiojornais, introduzindo as peças noticiosas do dia.

A principal função do Pivô, ou Pivot, de informação é lançar as reportagens ou as peças do horário noticioso. É a grande figura de uma redação, pois dá o seu rosto a todas as notícias transmitidas. Assim, entrega a sua credibilidade à informação do meio para o qual trabalha.

Além da formação e da preparação técnica, o Apresentador de Notícias precisa também de ter carisma, pois é, acima de tudo, uma personalidade televisiva. É, muitas vezes, o Pivô quem leva as pessoas a preferirem um canal a outro. Portanto, é uma figura de proa na eterna guerra das audiências.

Mas vem saber tudo sobre essa profissão que tem um grande peso social.

O que faz um Apresentador de Notícias

OO papel do Apresentador de Notícias é, basicamente, ler as introduções antes das peças dos Telejornais ou Radiojornais. Mas também pode ter de fazer entrevistas em direto a políticos ou personalidades.

Contudo, a figura do Pivô vai um pouco para lá desse trabalho fundamental na função. Portanto, o Pivot de Informação é o rosto das notícias, o garante da credibilidade da informação.

Repara que há muitas pessoas que preferem o Telejornal A ao B por causa do Apresentador de Notícias. Assim, é uma figura de peso na estrutura da informação de uma Rádio ou Televisão. Em caso de algum erro nas peças noticiosas, é a ele que o público vai cobrar explicações.

Mas, para lá disso, o Pivô também participa na definição do alinhamento do noticiário e, portanto, ajuda a garantir a sua coerência em termos informativos.

Porém, o Apresentador de Notícias também pode ser chamado a aguentar várias horas em direto, por exemplo, durante episódios extraordinários e trágicos como foi o 11 de Setembro. Nessas situações, tem de controlar a emissão ao vivo, seja para apresentar peças noticiosas dos Repórteres, seja para dar a voz a colegas em direto ou entrevistar convidados em estúdio.

Quais as suas funções

A principal função de um Apresentador de Notícias é ler as introduções das peças feitas pelo Repórter de TV ou pelo Repórter de Rádio. Repara que são peças que os Pivôs não fizeram e que nem sempre chegam a ver previamente.

Claro que, idealmente, o Pivot deve saber do que está a falar, mas nem sempre é possível. Muitas vezes, as peças são editadas em cima da hora da emissão e, portanto, o Apresentador pode não ter tempo para as ver antes de as introduzir aos telespetadores.

Os Pivôs precisam de fazer um trabalho prévio de preparação, por exemplo, para lidar com imprevistos. Na maioria dos casos, guiam-se por um teleponto, ou seja, um monitor onde aparecem os textos que devem ler.

Contudo, é sempre boa ideia ter umas notas escritas à mão, para o caso de o teleponto avariar, ou de surgir alguma outra situação inesperada.

Alguns Pivôs também podem acumular as funções de Coordenador do Telejornal ou do Radiojornal. Neste caso, participam também na escolha dos temas a abordar com uma pequena equipa da redação. Esse trabalho passa ainda por definir a abordagem para cada assunto.

Certo é que o Pivot de Informação costuma deixar uma marca pessoal nas pessoas, seja com gestos próprios ou com formas de saudação, ou de dizer as notícias, que os distinguem dos concorrentes. É uma forma de assegurar uma marca de valor única!

Quanto ganha um Pivô de Televisão ou Rádio

Os Pivôs podem ter salários bastante interessantes. Alguns são até as figuras mais bem pagas de um canal de televisão. Mas tudo depende do estatuto e do peso mediático do profissional.

Portanto, um Apresentador de Notícias com nome feito, que seja reconhecido na rua, terá garantidamente um ordenado generoso. Contudo, quem está a começar poderá ganhar valores bem mais modestos.

Como em outras áreas profissionais, o percurso do Jornalista conta muito, tal como a sua qualidade e a capacidade única de se diferenciar da concorrência. E, claro, as audiências também têm o seu peso!

Saídas no Mercado de Trabalho

Esse é um mercado de trabalho algo fechado, pois não se costumam ver vagas para Pivots de Televisão ou Rádio. Na verdade, os Apresentadores de Notícias costumam sair das próprias redações dos canais, exceto nos casos de figuras mediáticas que são “roubadas” à concorrência.

Portanto, quem deseja seguir essa área deve procurar entrar primeiro numa redação de Televisão ou Jornal, para depois poder sonhar com uma carreira de Pivô.

Mas repara que é uma área onde também podem existir poucas mudanças na imagem dos Telejornais ou Radiojornais. Há canais que apostam na mesma cara para apresentar as notícias durante anos!

Assim, as oportunidades de trabalho não são tantas assim. Mas com empenho e qualidade tudo se consegue.

Como ser Apresentador de Notícias

Como já dissemos no ponto anterior, a melhor forma de sonhar com um cargo de Pivô é entrando numa redação de Televisão ou de Rádio. Desse modo, poderás crescer como Jornalista, ganhando experiência e aproveitando as oportunidades que te aparecerem.

Repara que os canais de Televisão costumam fazer formações internas para Apresentador de Notícias. Assim, colocam os Pivots mais experientes a ensinarem o ofício aos mais jovens.

Mas, na verdade, estes workshops internos servem como uma forma de recrutar novos Pivôs dentro da própria casa.

Portanto, deves cuidar de fazer um curso na área do Jornalismo, do Telejornalismo ou do Radiojornalismo. Depois disso, procura capacitações técnicas para melhorares a voz e a tua apresentação.

Enquanto isso, procura estágios profissionais, pois são uma excelente forma de entrar no mercado de trabalho. A seguir, estás lançado para o sucesso, assim tenhas o que é preciso para vingar como Pivô.

Onde estudar para Pivô de Informação

Há alguns cursos técnicos dedicados à formação de Pivôs e de Apresentadores de Notícias. Mas não existe uma formação intensiva nesta área.

De qualquer modo, um Pivot de Informação é, antes de mais, um Jornalista. Portanto, é sempre uma boa ideia começar por aí, fazendo formação em Jornalismo.

Depois podes procurar capacitações técnicas, seja para melhorar as tuas capacidades de Locução, seja para te ajudar a lidar com as câmaras.

Mas para começares a tua pesquisa, deixamos-te aqui algumas sugestões…

Portugal:

Brasil:

Agora que sabes o que faz um Pivô de Informação, ou Apresentador de Notícias, já sabes que é um trabalho desafiante, que exige muito rigor e muita resistência ao stress. Já sabes que é a profissão que te vai fazer feliz? Se estás confiante, prepara-te da melhor forma e conquista o teu sucesso.

Entretanto, se ainda tens dúvidas, aproveita para fazer os nossos Testes Vocacionais, pois ficarás a conhecer alternativas de profissões ajustadas ao teu perfil. Boa sorte!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top