Agente de Aeroporto

Agente de Aeroporto

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Geografia História da Cultura e das Artes Informática Psicologia

Idiomas:

Espanhol, Francês, Inglês, Português

O agente de aeroporto, assim como o nome indica, é o profissional que trabalha em aeroportos. Também pode ser chamado de agente de tráfego ou, no Brasil, despachante. Ele presta serviços de check-in, atendimento especial, nas bagagens ou na retaguarda (setor operacional).

Para quem quer começar uma carreira num aeroporto, esta profissão é a porta de entrada. Portanto, se esse é o teu caso, então estás no sítio certo!

Aqui, vamos mostrar-te o que faz um agente de aeroporto, quais as funções que tem no seu dia a dia, as saídas profissionais, assim como outras informações importantes para entrares no mercado de trabalho com toda a força.

Vens?

O que faz um Agente de Aeroporto?

O agente de aeroporto atende os passageiros no check-in, recebe-os no portão de embarque e desembarque, ou faz atendimento especial de passageiros VIP. É ele, também, que presta serviços de retaguarda operacional e atua no setor das bagagens. É quase como um faz tudo dentro de um aeroporto.

Quando há o embarque ou desembarque de pessoas idosas, gestantes, com necessidades especiais ou menores desacompanhados, também é este profissional que os acompanha.

Sendo uma pessoa que lida com o público, é essencial que seja alguém comunicativo e disposto a ajudar.

Ainda não sabes se esta profissão é certa para ti? Então faz os nossos Testes e usa o nosso Simulador!

Quais as suas funções

O agente de aeroporto desempenha várias funções dentro do aeroporto. Por exemplo, se estiver na área do check-in, ele tem de atender os clientes, ver se os documentos estão em conformidade e se a reserva da passagem está correta, assim como etiqueta as bagagens de porão e de mão (confirmando se estas têm as dimensões adequadas).

Já se estiver a trabalhar na loja, ele é responsável por vender e emitir os bilhetes de avião, assim como resolver problemas com os bilhetes (datas erradas, erros na cobrança das passagens, trocas de bilhetes, entre outros).

O agente de aeroporto também pode trabalhar na área de embarque e desembarque. Neste caso, ele dirige os passageiros até ao avião ou pista, conferindo sempre o bilhete, ou recebendo os passageiros depois do desembarque. Também é responsável por controlar os processos de desembarque e embarque, garantindo que todos os passageiros já embarcaram ou desembarcaram.

Além destas funções, os agentes de tráfego também são responsáveis por acompanhar pessoas com necessidades especiais, idosos que tenham algumas dificuldades de locomoção, menores desacompanhados e gestantes.

Vê também a carreira de Comissário de Bordo

Saídas no Mercado de Trabalho

O agente de aeroporto encontra trabalho em aeroportos. Por ser uma profissão que não tem grandes exigências em termos de currículo, são muitos os jovens a procurarem uma oportunidade para este cargo.

Além de serem poucos os requisitos mínimos, este cargo costuma oferecer boas condições de trabalho, como um salário acima da média, seguro de saúde, bónus, assim como descontos em passagens de avião.

Os turnos costumam ser rotativos, mas as escalas são agradáveis (4-2, ou seja, trabalhas 4 dias e folgas 2). No Brasil, é comum que este trabalho seja de apenas 6 horas diárias e em escalas de 5-1.

Como entrar na carreira de Agente de Aeroporto?

Para seguires a profissão de agente de aeroporto, não precisas ter uma formação especial. Os únicos requisitos são que tenhas a escolaridade mínima obrigatória, assim como conhecimento de idiomas (pelo menos de inglês). Ter boa apresentação e uma imagem cuidada também é uma exigência comum.

Apesar de não se requerer um curso, existem algumas escolas que oferecem esta formação e pode ser bom para enriquecer o teu currículo.

Se quiseres crescer na carreira dentro de um aeroporto (para te tornares agente líder, supervisor ou gerente), o nosso conselho é que tenhas uma formação em turismo. De facto, encontramos vários estudantes de turismo a atuarem nesta área. Por isso, pode indicar que essa formação pode ajudar a construir uma carreira nessa área.

Onde estudar para Agente de Aeroporto?

Embora não se exija uma formação específica a quem queira seguir a profissão de agente de aeroporto, se queres aumentar as tuas oportunidades, então deves investir num curso de agente de aeroporto ou num curso de turismo. Uma formação em idiomas é também valorizada.

Aqui deixamos-te alguns cursos que te podem interessar. Ora espreita!

Portugal:

Brasil:

Se queres seguir a profissão de agente de aeroporto, então não desistas e aposta em formações que enriqueçam o teu currículo. Com toda a certeza, vais conquistar tudo aquilo que sonhas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top