Agente de Arte

Agente de Arte

Resumo da profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Desenho História História da Cultura e das Artes Oficina de Artes Psicologia Sociologia

Idiomas:

Espanhol, Francês, Inglês, Português

O agente de arte, ou art agent, é um profissional da indústria da arte. Este agente é um intermediário entre artistas e galerias, casas de leilões, museus e outras figuras do mundo das artes visuais e plásticas.

Podemos dizer que é um agente artístico voltado para o mundo das artes visuais. Por isso, este profissional tem de conhecer bem esta indústria.

Além disso, ter contactos é também fundamental. Nesse sentido, para se conseguir exercer bem a função de art agent, é importante ter já experiência no setor das artes (daí a maior parte destes profissionais ter começado a trabalhar em museus).

Se gostavas de trabalhar como agente de arte, então estás no sítio certo. Aqui vais encontrar informações e dicas úteis para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Agente de Arte?

O agente de arte faz a intermediação entre artistas, colecionadores particulares, galerias de artes, museus e casas de leilões. Embora possam atuar em todas estas “frentes”, alguns agentes de arte trabalham apenas na representação de um artista ou artistas (neste caso, o profissional também é chamado de agente de artista).

É também possível focar apenas na representação de pessoas que pretender comprar e/ou vender obras de arte.

Este profissional contacta galerias e artistas para dar a oportunidade de realizar exposições, assim como trabalha os seus contactos para realizar a venda de obras de arte dos artistas que trabalham com ele.

Como o mundo da arte é muito abrangente e complexo, é comum que os agentes de arte se especializem em um, ou alguns, estilos de arte ou períodos de arte específicos. Por exemplo, poderá trabalhar apenas com arte moderna, renascentista, ou apenas com escultura.

É possível que estes profissionais trabalhem com arte em geral. No entanto, os agentes de arte especialistas num determinado estilo ou período artístico costumam ser mais valorizados no mercado (até porque acabam por ter mais conhecimentos nessas áreas e são profundos conhecedores da arte do estilo ou período em questão).

Conhece também a carreira de Galerista

Quais as suas funções

O agente de arte tem como principal função fazer de intermediário entre os artistas, galerias de arte, museus, casas de leilões e colecionadores. O seu dia a dia depende muito do local em que trabalha.

Quando trabalha para um museu, este profissional tem como função principal construir uma coleção, comprando obras de arte, ou então procurar artistas que se enquadrem no perfil do museu, que tenham qualidade e potencial comercial, para realizar exposições.

Mas, no caso de trabalhar para um artista (ou para vários artistas), este profissional trabalha como agente artístico. Ou seja, ele vai trabalhar a carreira do artista, ajudando-o a conseguir espaços onde possa realizar exposições, encontrar colecionadores e interessados em arte que queiram comprar as suas obras, e ajudando-os a evoluir como artistas.

Em qualquer um dos casos, o art agent tem de:

  • Redigir e gerir contratos
  • Negociar pagamentos
  • Fazer reuniões com clientes
  • Organizar campanhas de marketing
  • Supervisionar e atuar em relações públicas e publicidade
  • Gerir as finanças de clientes (principalmente na recolha de comissões e pagamentos)

Saídas no Mercado de Trabalho

O agente de arte pode trabalhar para artistas, galerias de arte, grandes agências, colecionadores de arte, assim como para outras organizações da indústria da arte.

Poderás atuar para uma empresa, mas também podes trabalhar como freelancer ou montar o teu próprio negócio. Neste caso, os teus rendimentos derivam de comissões pelas vendas das obras de arte (normalmente estas comissões variam entre 10 e 20% do valor da obra).

Embora o mundo das artes seja difícil, o trabalho como agente de arte é valorizado e oferecem-se excelentes oportunidades de trabalho.

Como entrar na carreira de Agente de Arte?

Se queres seguir a profissão de agente de arte, então deverás fazer uma formação em história da arte, uma especialização em curadoria de museus ou de arte, ou um curso similar. Embora não seja uma formação obrigatória, se queres entrar no mercado de trabalho com toda a força, teres um curso nesta área é essencial.

Além desta formação, deves ter experiência profissional em galerias de arte, casas de leilões, museus, assim como outras organizações da indústria da arte. Ao trabalhares nestes espaços, vais obter conhecimentos deste mundo tão próprio e vais estabelecer contactos muito importantes para depois atuares como art agent.

É, ainda, crucial que tenhas conhecimentos profundos do mercado de arte, não só do mercado atual, como do mercado de arte ao longo dos tempos.

Onde estudar para Agente de Arte?

Como vimos, para te tornares agente de arte, deves ter experiência a trabalhar em galerias de arte, museus, ou outras organizações da indústria da arte. Uma formação em história da arte, curadoria de museus, ou outro curso similar é indispensável.

Por isso, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar. Ora espreita!

Portugal:

Brasil:

Se queres ser um agente de arte de sucesso, então aposta numa boa formação. Pode ser um caminho longo, mas acredita que vai valer a pena todo o teu esforço. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top