Logger

Logger

O logger, ou data manager, também chamado de data loader ou media management, é a pessoa responsável por todo o conteúdo gravado (imagens e áudio). Esta é uma profissão relativamente recente, mas não deixa de ser uma das mais importantes no que toca à produção cinematográfica, ou outras produções audiovisuais.

Outros nomes para esta profissão: Data manager,Data loader, Media management

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Baixa
  • Tipo de trabalho: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Materiais e Tecnologias, Multimédia, Oficina de Artes
  • Idiomas: Inglês, Português

Hoje em dia, tudo fica gravado num pequeno cartão de memória. Ora, este pequeno item é o bem mais precioso numa produção audiovisual. Os loggers são as pessoas responsáveis por cuidar dos cartões de memória.

Então, se queres ser um data manager, tens de saber desde já que em ti recai uma grande responsabilidade. Nas tuas mãos vão estar milhares de euros. Isso mesmo! MILHARES!

É só pensares em todo o dinheiro envolvido num dia de gravações: atores, estúdio, operadores, diretores, equipamentos, entre tantas outras coisas que todos os dias têm um custo associado.

Se achas que consegues ter em mãos tanta responsabilidade, então esta pode ser a profissão que tanto procuravas.

Neste artigo vamos mostrar-te o que faz um logger, quais as funções que tem no dia a dia, quais são as saídas no mercado de trabalho e todos os passos que tens de dar para entrar nesta carreira de grande responsabilidade, mas emocionante ao mesmo tempo.

Vamos?

O que faz um Logger?

O logger é o responsável pelos cartões de memória onde estão guardados todos os conteúdos áudio e vídeo das produções audiovisuais. Ele é a pessoa que assegura que os dados estão em segurança e preservados até serem editados na fase da pós-produção.

Esta função tinha sido dada, numa fase inicial, aos assistentes de câmara. A bem da verdade, em muitas produções esta função ainda é dada ao assistente de câmara. No entanto, é um erro grande.

O acumular de funções não é uma solução muito acertada, principalmente quando falamos de uma função de tanta responsabilidade como esta! Por isso, não foram raros os casos em que se perderam os arquivos.

Num dia de gravações são muitas as trocas de cartões e outros dispositivos de armazenagem. Todo este processo de troca envolve cuidados extras. Então, para que os arquivos estejam em segurança, é importante ter alguém exclusivamente dedicado a essa função.

Foi assim que surgiu a profissão de data manager, ou logger. Ele acompanha todo o processo desde a gravação das imagens até à edição.

Quais as suas funções

O logger é o profissional que faz a divisão entre a produção e a pós-produção. A sua função principal é manter os arquivos em segurança e garantir a sua integridade. Ele recebe os arquivos de vídeo e áudio e organiza-os em pastas.

Quando os arquivos são gravados em fitas magnéticas (mídia analógica), o data manager é responsável por transpor esses dados para digital.

Em alguns casos, os loggers também sincronizam o vídeo e o áudio, trabalhando, assim, na edição. No entanto, na maioria dos casos, este trabalho é feito pelo editor (montador).

Para fazer o seu trabalho, o data loader precisa ter:

  • Computador portátil (normalmente usam-se computadores Apple – MacBookPro)
  • HDs externos com capacidade para fazer back-ups
  • Cabos
  • Adaptadores para cartões
  • Canetas permanentes
  • Etiquetas e fitas para identificar os HDs e os cartões
  • Planilha de anotações
  • Prancheta

Como é o dia a dia de um Logger?

O trabalho do logger começa ainda na fase da pré-produção. Nenhum trabalho pode ser bem feito se não sabemos como vão ser feitas as gravações. Por isso, o data loader participa em reuniões técnicas com a produção. Nestas reuniões ele vai saber todos os detalhes das gravações, como, por exemplo:

  • Número de câmaras que vão ser usadas nas gravações
  • Qual o tempo estimado para as gravações
  • Quantos cartões e HDs vão ser precisos
  • Quantos loggers vão ser necessários

Antes das gravações, o logger tem de verificar se os cartões e os HDs estão em perfeitas condições. É comum que se formatem os cartões de memória, assim como os HDs, antes de começarem as gravações.

Já durante as gravações, o data manager tem de numerar todos os cartões e HDs, identificando cada um deles. Têm, ainda, de abastecer todas as câmaras com cartões de memória.

O logger também acompanha todo o processo de armazenagem dos dados gravados e faz os back-ups de todos eles e assegura que esses dados chegam em segurança até à ilha de edição.

No final, ele faz um relatório de logagem. Tudo o que acontece tem de estar nesse relatório. Se tiver ocorrido algum problema ou percalço, também tem de estar incluído nesse relatório.

Saídas no Mercado de Trabalho

Apesar do logger ser um profissional muito importante em todos os sets de filmagem, a verdade é que ainda existem muitas produções que preferem deixar essas funções para os assistentes de câmara, ou até mesmo para o editor.

Por isso, as vagas de trabalho não são muitas, principalmente no cinema. Tendo em conta que a produção cinematográfica em Portugal, e no Brasil também, é ainda baixa, e juntando o facto de muitas delas preferirem não contratar mais um funcionário, é muito difícil encontrar trabalho na sétima arte como data manager.

No entanto, a boa notícia é que também não existem muitas pessoas à procura de emprego na área. Como é uma profissão ainda muito recente, a verdade é que poucas pessoas sabem da sua existência.

Então, tens um ponto a teu favor.

Como entrar na carreira de Logger?

A profissão de logger é de grande responsabilidade. Por isso, e como deves perceber, não se pode deixar na mão de qualquer pessoa algo tão precioso! Sendo assim, se queres entrar nesta carreira, é bom tirares o curso de media management (Gerenciador de Mídia Audiovisual no Brasil).

Vamos ver agora onde podes tirar este curso.

Onde estudar para Logger?

Portugal:

Brasil:

Ficaste entusiasmado em seguir esta profissão? Então não desistas dos teus sonhos. Com toda a certeza vais ser o melhor logger que o mundo já viu. Sucesso!

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top