Motorista de táxi

Motorista de táxi

Ser motorista de táxi não é para todos. Além do profissionalismo inerente à profissão e do grau de responsabilidade associado, é preciso ter qualidades pessoais como a simpatia e uma boa apresentação para se dar bem no trabalho. Ainda assim, há mais detalhes que precisa de ter em conta…

Outros nomes para esta profissão: taxista

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Línguas, Matemática, Materiais e Tecnologias
  • Idiomas: Espanhol, Francês, Inglês, Português

A profissão de motorista de táxi é uma boa opção de emprego para quem não gosta do trabalho de escritório, nem de cumprir horários muito rígidos. Contudo, é preciso considerar os custos associados a essa realidade.

É uma atividade desafiante que exige dos profissionais muito empenho e paciência! Imagine ter de passar longas horas a conduzir, enfrentando filas de trânsito e clientes que não querem atrasar-se…

Assim, é bom que comece por avaliar se tem as características pessoais e humanas necessárias para a tarefa. Ser simpático e prestável são condições essenciais para lidar com os passageiros. Mas há ainda outra condição muito importante para se ser taxista. Estamos a falar de manter uma boa apresentação.

Além disso, precisa de ter uma condução irrepreensível, com respeito pelas regras de trânsito.

Quanto ganha um motorista de táxi

O valor dos ordenados de um motorista de táxi pode variar muito conforme vários fatores, nomeadamente a cidade onde ele trabalha.

Quando se trabalha para uma empresa, o salário base de um taxista, em Portugal, ronda os 650 euros. Porém, os profissionais também recebem diversos subsídios, como, por exemplo, subsídio de refeição e subsídio noturno. Em média, o salário ronda os 800 euros líquidos mensais.

Se o taxista trabalhar por conta própria, pode ganhar mais. Contudo, neste caso, também tem mais gastos com a manutenção e com a obtenção do alvará necessário para conduzir um táxi.

Quanto ganha um motorista da Uber

Também neste caso, os rendimentos de um taxista podem variar muito. Mas tudo depende das condições em que se trabalha e de quantas horas por dia.

Em média, um motorista da Uber em horário completo ganha cerca de 800 euros líquidos por mês. Porém, há quem ganhe apenas 600 euros.

Os motoristas de táxi que trabalham para a Uber podem fazê-lo a título pessoal, por conta própria. Nestes casos, pagam uma percentagem à Uber. Por outro lado, podem trabalhar para uma empresa parceira da Uber e assim, pagam uma percentagem a essa empresa e outra percentagem à Uber.

O que faz um motorista de táxi

O trabalho de motorista de táxi é mais do que apenas conduzir um carro com passageiros no interior, rumo a um certo destino, uma vez que implica outras tarefas mais abrangentes.

Um bom taxista é, no fundo, um anfitrião e um cicerone, pois cabe-lhe acolher os seus clientes com um espírito positivo, ajudando-os na deslocação entre locais.

Mas, para lá dessa tarefa concreta, o motorista de táxi também deve ser capaz de resolver problemas que possam surgir – estamos a falar, por exemplo, de complicações de trânsito ou da dificuldade em encontrar uma determinada morada.

Deve igualmente ter boas capacidades de comunicação e de relacionamento com os demais. Da mesma forma, é importante que se apresente como uma pessoa afável e em quem se pode confiar para conquistar os clientes.

Venha daí entender mais em detalhe quais são as principais funções de um taxista…

Quais as suas funções

A tarefa fundamental de um motorista de táxi é deslocar passageiros de um ponto até outro. Mas ele pode também ser chamado a desempenhar outras funções.

Assim, caberá a um taxista ajudar os passageiros a carregaram as suas bagagens e a guardá-las devidamente na mala do seu táxi. Consequentemente, terá também de ajudar a descarregá-las.

Quando os clientes forem pessoas idosas ou com incapacidades físicas, também pode ter que os auxiliar na deslocação para o táxi.

Além disso, também pode ser chamado a dar dicas de locais turísticos a visitar, especialmente por parte de turistas, pelo que será uma mais-valia se dominar Línguas.

Porém, se trabalhar por conta própria, terá igualmente que abraçar tarefas burocráticas relacionadas com o funcionamento do serviço, por exemplo, as questões de contabilidade e/ou de inspeções e manutenções relacionadas com a viatura.

Saídas no Mercado de Trabalho

O trabalho de motorista de táxi é uma profissão de utilidade pública que acarreta responsabilidades grandes, sendo assim o setor é regulado com leis e critérios apertados. Portanto, nem qualquer pessoa pode pegar num táxi e começar a trabalhar por aí. É preciso cumprir critérios claros que abordaremos já de seguida.

Um taxista pode trabalhar por conta própria ou para uma empresa de táxis. Mas atualmente, plataformas como a Uber e a Cabify abrem novas oportunidades de emprego para os motoristas de táxi. Contudo, é preciso cumprir certos requisitos.

Fique a conhecer, de seguida, o que precisa de fazer para ser taxista…

Como entrar na carreira de motorista de táxi

O primeiro passo para ser motorista de táxi é ter a carta de condução adequada para o veículo que vai conduzir, mas não basta só isso.

Venha perceber o que tem de fazer para exercer a profissão…

Certificação de Motoristas de táxi em Portugal

Atente já de seguida nos critérios que é preciso cumprir para poder exercer a profissão de taxista:

  • Ter a escolaridade mínima obrigatória
  • Deter a carta de condução da categoria B com averbamento da classificação no grupo 2
  • Dominar a Língua Portuguesa
  • Apresentar Certificado de Registo Criminal
  • Concluir com aproveitamento um curso de formação aprovado pelo IMT
  • Ter o Certificado de Motorista de Táxi (CMT) que é emitido pelo IMT

Certificação de Motoristas de táxi no Brasil

A prestação de serviços de táxi deve respeitar as legislações federal e municipal. Assim, deve procurar informar-se sempre das normas específicas da área geográfica onde pretende exercer a profissão.

A título de exemplo, saiba que ser motorista de táxi na cidade de São Paulo exige a inscrição no Cadastro Municipal de Condutores de Táxi – CONDUTAX. Todavia, esta inscrição só é possível depois de fazer o Curso de Formação para Motoristas de Táxi em entidades reconhecidas pelo Departamento de Transportes Públicos – DTP/SMT.

Na maioria dos Estados, os documentos necessários para tirar ou renovar a licença de taxista no Brasil são os seguintes:

  • Carta Nacional de Habilitação na categoria adequada
  • Certificado de curso do Sest/Senat
  • Comprovante de residência
  • Atestado médico
  • Certidão nada consta criminal (TJDFT)
  • Certificado de débitos do GDF
  • Certidão trabalhista (TST)
  • Declaração de regularidade do INSS ou MEI

Como ser motorista da Uber

Para ser motorista da Uber ou de outras plataformas eletrónicas de táxi, como, por exemplo, a Cabify, entre outras, deve respeitar regras específicas.

Deixamos de seguida um resumo dos principais critérios a cumprir para ser motorista de táxi pela Uber:

  • Ter Registo Criminal sem antecedentes
  • Obter uma certificação de motorista
  • Concluir com sucesso o curso de formação para motoristas
  • Ser titular de carta de condução há mais de 3 anos para a categoria B com averbamento no grupo 2;
  • Deter certificado de curso em formação rodoviária
  • Ser considerado idóneo
  • Ser titular de CMTVDE (Certificado de Transporte Individual e Remunerado de Passageiros)
  • Pagamento de uma taxa de registo

Pode aceder a mais informações no site da Uber.

Como começar seu próprio negócio

O primeiro passo para poder começar a trabalhar como motorista de táxi por conta própria é conhecer muito bem a zona onde pretende atuar. Mas esse será só meio caminho andado para ter sucesso.

Em segundo lugar, deve procurar entender a legislação específica que possa existir nessa região para a regulação dos serviços de transporte de passageiros por táxi.

Num terceiro momento, terá de ter um veículo próprio e tratar de todas as autorizações legais necessárias para que ele possa circular como táxi, designadamente licenças e alvarás municipais.

Numa quarta fase, prepare-se como motorista de modo a ter todos os documentos necessários, uma vez que para exercer a profissão tem de ter formação específica e certificação adequada.

Onde estudar para motorista de táxi

Há várias entidades que promovem, regularmente, formações para taxistas. Contudo, tenha o cuidado de escolher entidades devidamente certificadas pelas autoridades de transporte respetivas.

Continue a leitura para conhecer algumas opções de formação que ajudam a tomar as primeiras decisões para enveredar por esta profissão…

Portugal:

Brasil:

Após a leitura deste texto, esperamos que tenha tirado as suas principais dúvidas. Contudo, estas dicas só em parte ajudam a tomar decisões para o futuro, sendo apenas um primeiro contacto com a realidade da profissão de motorista de táxi. Mas é mesmo este o caminho que deseja? Meta-se à estrada para saber tudo sobre a profissão!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima