Manager Musical

manager musical

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Oficina de Artes Psicologia Sociologia

Idiomas:

Francês, Inglês, Português

O papel do Manager Musical é gerir a banda, ou a carreira de um artista. Ele é uma das peças principais dentro da carreira artística, até porque é o “cérebro” de todo o processo de venda e promoção da banda / artista.

Como manager de um artista ou banda, vais trabalhar como um gestor. Sendo assim, tens de ser um empreendedor nato. Tens de ter perfil de liderança e uma boa dose de ousadia para seguir com um projeto novo, diferente do que já existe, e marcar a diferença no meio musical.

Se achas que estás à altura deste desafio, então continua a ler este artigo porque vamos contar-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão entusiasmante.

Vais descobrir o que faz um manager na área da música, quais as funções que tem no dia a dia, quais são as saídas no mercado de trabalho, e o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz um Manager Musical?

O manager musical faz a gestão da carreira de um artista, músico ou banda. É ele que está à frente da gestão das carreiras. Por isso, ele é um empreendedor que faz de tudo para que um artista, músico, ou banda faça sucesso e ganhe o máximo de dinheiro possível.

Nos últimos anos, a carreira de manager tem evoluído muito. Por essa razão, também, tem havido uma maior procura por parte dos artistas em contratar um manager profissional, com conhecimentos que possam, de facto, fazer a diferença na gestão da sua carreira.

Há uns anos, os artistas optavam por colocar alguém da própria família no cargo de manager musical. No entanto, nos dias de hoje, não chega. É preciso ter alguém que entenda do negócio para que a carreira consiga andar para a frente.

Os managers musicais têm todo o interesse que as carreiras dos artistas tenham bons resultados, até porque eles ganham uma percentagem das receitas dos artistas cuja carreira estão a gerir.

Quando se fala em receitas, estamos a falar de todo o tipo de rendimentos, desde cachets de espetáculos, a CDs vendidos, ou até aqueles produtos de merchandising que são vendidos em lojas e até durante as digressões.

É importante que o manager de artistas tenha um bom relacionamento com o agente musical, que é a pessoa que trata do booking do artista ou banda, até porque estão diariamente em contacto. Todos os concertos têm de ser acordados entre os dois profissionais.

Também é o manager que trabalha com a editora para editar e distribuir os álbuns gravados.

Quais as suas funções

O manager musical tem como função principal fazer a gestão de uma banda, ou um artista na área da música. Por isso, ele tem uma responsabilidade muito grande, a todos os níveis. É ele que controla os gastos, faz pagamentos, e assegura que o artista ou banda tem uma boa saúde financeira.

Além disso, os managers musicais também tratam dos investimentos. Eles têm de perceber quanto dinheiro têm de investir em vídeos de divulgação, fotografias, promoção e publicidade, em merchandising, em novos elementos para a equipa, entre outros detalhes.

Sendo assim, além de teres de estar dentro do mundo da música, também tens de perceber sobre economia e modelos financeiros. Só assim vais conseguir ganhar dinheiro com a gestão de carreiras artísticas dentro da área da música.

Um dos aspetos mais importantes é o merchandising. O dinheiro angariado com este tipo de itens promocionais ocupa uma grande percentagem dos lucros, assim como o dinheiro conseguido em concertos.

Os managers tratam de todos os itens promocionais, como CDs que são vendidos antes, durante, e depois dos concertos, adesivos, porta-chaves, t-shirts, entre outros.

O manager musical também trabalha parcerias com várias marcas para conseguir patrocínios em roupas, instrumentos musicais, entre outras coisas que podem ser usadas pelos artistas.

No que toca ao relacionamento da banda, é o manager que faz com que todos lutem pelo mesmo fim. Ou seja, ele faz com que todos os elementos olhem para os mesmos objetivos com a mesma garra e força. Só assim todos remam para o mesmo lado.

Esta não é uma tarefa fácil, principalmente quando se tem de lidar com egos. E podemos dizer, desde já, que egos de artistas não são nada fáceis. No entanto, se queremos ficar longe de confusões e discussões, é importante sabermos gerir esses egos da melhor forma.

Saídas no Mercado de Trabalho

Como empresário na área musical, ou manager musical, podes trabalhar com diferentes grupos. É claro que o mais aliciante é gerir carreiras de artistas. Mas também podes atuar com produtores.

Ao trabalhares com artistas, ou bandas, vais ter uma grande responsabilidade, pois terás de tomar conta de todos os aspetos da carreira artística. As ofertas não são muitas, porque a maioria dos artistas já têm o papel de liderança.

No entanto, podes sempre mostrar as tuas qualidades para fazer uma gestão melhor, além de aliviares a carga dos artistas, que se devem concentrar apenas no seu potencial criativo.

O trabalho do manager de artistas junto de produtores diz respeito a assuntos estratégicos dentro das produtoras. Assim, consegues oferecer um valor maior para as bandas e artistas que representas.

O mercado de trabalho para manager musical em Portugal não é muito grande. Embora existam muitas bandas e artistas, são poucos ainda os que querem investir num profissional para gerir as suas carreiras.

Já no Brasil, as bandas e artistas preferem deixar as suas carreiras na mão de um manager que confiem, até porque olham para ele como um “pai” que vai levar suas carreiras adiante.

Como entrar na carreira de manager musical?

Para entrares na carreira de manager de artistas, o ideal é que tenhas um curso de manager musical. Sem dúvida, ser um empresário de artistas, na gestão das suas carreiras, não é nada fácil. Por isso é tão importante teres conhecimentos sólidos para conseguires trabalhar nesta área.

Vais aprender a como ser manager musical, com todas as particularidades deste negócio, que envolve muita flexibilidade, profissionalismo, perseverança, e muito “jogo de cintura”.

Também é importante conseguires contactos no meio musical, porque é desses contactos que vais fazer a tua carreira.

As referências que conseguires vão fazer com que consigas mais artistas para gerires as suas carreiras. Por isso, investe num bom networking, em conhecer pessoas do meio. Também por isso é importante frequentares o curso de manager de artistas. Vais conhecer muitas pessoas que podem fazer a diferença na tua carreira.

Onde estudar para Manager Musical?

Portugal:

Brasil:

Ser manager musical não é uma tarefa fácil, mas se é essa a tua vontade, se é realmente aquilo que queres fazer, não olhes para trás e luta pelos teus sonhos. Com toda a certeza vais fazer um enorme sucesso ao longo da tua carreira.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top