Analista de Dados / Data Analytics

Analista de Dados / Data Analytics

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Informática Matemática

Idiomas:

Inglês, Português

O Analista de Dados é o profissional de Data Analytics que coleta, organiza e interpreta dados estatísticos. Para fazer esta Análise de Dados recorre a softwares próprios de modo a poder obter insights, ou seja, informações fundamentais para a tomada de decisões.

Hoje em dia, os dados são um bem precioso no universo dos negócios. Há quem fale deles como o “ouro” dos nossos tempos! E isto explica-se pelo fato de quase todas as atividades movimentarem e precisarem de dados para o seu bom funcionamento.

Assim, os dados são usados como informação essencial em atividades como o E-commerce e o Marketing Digital. Mas estão também no centro do Jornalismo de Dados e até o Scout de futebol precisa deles para fazer as suas análises de jovens talentos.

Deste modo, o Data Analytics é uma grande tendência que veio para ficar. Portanto, o Analista de Dados tem grandes oportunidades para triunfar.

Mas continua a ler para saberes tudo dessa profissão de futuro!

O que é Data Analytics

O Data Analytics é o processo de coletar, gerir e analisar dados para encontrar padrões e tendências que ajudem a tomar certas decisões, com vista a atingir determinados objetivos.

Assim, o Data Analyst estabelece conexões entre os dados para ajudar a responder a problemas, ou a dúvidas.

Estamos aqui num campo da Data Science ou Ciência de Dados, mas esta última é mais técnica e mais abrangente.

Portanto, o Cientista de Dados “prevê” o futuro com base em padrões do passado detetados nos dados. Já os Analistas de Dados retiram apenas as informações mais valiosas desses dados para abordar questões do presente.

A título de exemplo, a Ciência de Dados tem sido usada com muita eficácia pelos motores de busca como o Google.

Já a Análise de Dados vem sendo muito importante em domínios como a Saúde e a Energia, onde é possível usar os dados para desenvolver serviços mais eficazes e gerir melhor os recursos.

O que faz um Analista de Dados

O Data Analyst tem como missão analisar os dados e tratá-los de forma compreensível, para serem lidos por equipas de trabalho diferenciadas. Assim, tem de os tornar claros e evidentes a qualquer pessoa do setor de atividade onde atue.

O seu trabalho passa por interpretar o que os dados querem dizer. Portanto, tem de detetar padrões e tendências para retirar insights inteligentes para o negócio.

Nas suas funções, o Analista de Big Data, como também é chamado, faz análises de dados quantitativas e qualitativas. Assim, cruza dados de diferentes fontes, recorrendo a softwares específicos.

A sua meta é reportar informações importantes a equipas de negócios para ajudar a definir planos de ação estratégicos.

Mas também pode trabalhar com a Engenharia de Dados e até com o UX & UI Designers, ou seja, profissionais de Web Design que desenvolvem a aparência dos sites.

Repara que o Data Analytics tem várias aplicações! Assim, pode ser usado em SEO (Otimização para Motores de Busca) para melhorar o posicionamento de um site nas pesquisas do Google, mas também para aumentar as Vendas de uma loja online ou para identificar problemas num site.

Um Analista de Dados precisa de ter ótimos conhecimentos de Estatística e jeito para os números.

Porém, também deve dominar saberes técnicos para fazer relatórios lógicos e apresentar os dados em gráficos ou mapas, bem como conhecer linguagem SQL e ferramentas de Business Intelligence.

Data Analytics vs Ciência de Dados vs Engenharia de Dados vs Engenharia de Analytics

A Análise de Dados por ser vista como o primeiro patamar de uma carreira triunfante no mundo da Ciência de Dados.

Assim, esse profissional de Data Analytics não precisa de ter os conhecimentos aprofundados de um Cientista de Dados, nem de um Engenheiro de Dados.

O Cientista de Dados cria modelos e análises sobre os dados e precisa de ter conhecimentos de Estatística e de programação. Já o Analista de Dados tem um papel mais focado nas informações que se escondem atrás dos dados.

No caso do Engenheiro de Dados, é responsável pela manutenção da infraestrutura, desenvolvendo código, mas não tendo conhecimento específico da área de negócio onde trabalha.

Já o Engenheiro de Analytics extrai e transforma os dados para análise, reunindo conhecimentos de negócio e de programação.

Quais as suas funções

O Data Analyst tem um papel essencial no chamado Big Data, ou seja, na gestão e tratamento de grandes bases de dados.

Assim, tem de dominar softwares específicos, mas também a área onde atua, pois precisa de saber o que procurar. Só desse modo será capaz de responder a dúvidas ou necessidades do negócio.

A Análise de Dados pode servir para o cumprimento de objetivos como, por exemplo, reduzir custos, gerar mais receitas e evitar problemas.

  • Tratar e processar grandes volumes de dados
  • Retirar conclusões dos dados
  • Gerir sistemas ou bases de dados
  • Fazer análises ad hoc, ou seja, à medida das necessidades
  • Recuperar e limpar dados
  • Elaborar e automatizar relatórios
  • Responder a questões estratégicas do negócio
  • Desenhar e avaliar resultados de testes A/B
  • Acompanhar metas e objetivos e fazer reportes
  • Detetar novas tendências importantes a analisar.

Quanto ganha um Data Analyst

Este campo profissional tem salários confortáveis, mas tudo depende do setor onde se trabalhe. Assim, será muito diferente ser Data Analyst numa empresa de tecnologia, ou num projeto de E-business.

Mas deves perceber que o Analista de Dados é visto como um primeiro patamar da profissão. Existe, portanto, espaço para progressão e, logo, para melhorar ainda mais o salário.

Deste modo, o essencial é capacitares-te da melhor forma, para poderes triunfar!

Saídas no Mercado de Trabalho

O Data Analytics é cada vez mais usado em todos os setores de atividade, desde o mundo dos negócios à área desportiva, e até ao campo do entretenimento.

Portanto, existem boas oportunidades a surgirem para Analistas de Dados. Mas espera-se que, nos próximos anos, esses profissionais sejam ainda mais requisitados.

Deste modo, podemos falar que é uma profissão de futuro!

Aliás, já é do presente, pois algumas empresas dependem dos insights obtidos na Análise de Dados para tomarem decisões importantes sobre as estratégias a adotar ou a melhorar.

Como entrar na carreira de Analista de Dados

Para entrar no mundo da Análise de Dados, é preciso ter formação específica.

Assim, deves procurar cursos e formações com focos na parte analítica, mas também no domínio quantitativo. Isto porque são as principais habilidades necessárias no mercado de trabalho.

Há quem enverede pela profissão depois de ter feito cursos nas áreas das Engenharias ou até da Economia. Mas, nesses casos, é necessário também fazer especializações em Ciência de Dados ou em Big Data.

Por outro lado, o Data Analyst precisa de ter conhecimentos de Estatística, de Matemática e alguns saberes de programação.

Mas repara que é uma área em contínua evolução e, portanto, tens de estar sempre a atualizar conhecimentos.

Além disso, é obrigatório dominar o Inglês, bem como tecnologias baseadas em SQL, como MySQL e PL/SQL.

Principais qualidades de um Data Analyst

  • Tem bons conhecimentos de Estatística e de Matemática
  • Sabe de arquitetura de software
  • Percebe de sistemas de armazenamento não distribuído
  • Domina linguagens de consulta, como SQL
  • Sabe trabalhar com bancos de dados relacionais e não relacionais
  • Conhece linguagens de programação como Python/R
  • Lida com técnicas de machine learning
  • Ótima capacidade de análise e pensamento crítico
  • Excelentes qualidades de comunicação
  • Saber trabalhar em equipa.

Onde estudar Data Analytics

Há várias possibilidades de cursos para quem quer ser Analista de Dados, até porque o Data Analytics costuma surgir como pós-graduação ou mestrado.

Assim, cursos da área das ciências da computação, Engenharia de Software ou Tecnologias de Informação são boas opções para formação de base.

Mas até cursos de Estatística ou de Matemática podem servir para abraçar esta área, desde que se complemente a formação na área da Ciência de Dados.

Contudo, o tipo de formação depende também do ramo de negócio onde se pretende atuar. Se quiseres, por exemplo, trabalhar no setor Financeiro, será importante teres formação na área da Economia.

Mas vamos ajudar-te com algumas sugestões para começares a tua busca….

Portugal:

Brasil:

Agora que estás por dentro do que faz um Analista de Dados e do que é Data Analytics, já podes concluir se é a tua “praia”. Achas que tens o que é preciso para ser feliz a fazer Análise de Dados? Se tens a certeza, avança com confiança. Torcemos pelo teu sucesso.

Mas se ainda tens dúvidas, espreita o nosso Simulador de Profissões. Preenche o filtro e encontra outras profissões adequadas às tuas preferências.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top