Professor de Física

professor de física

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Física Matemática Química

Idiomas:

Inglês, Português

O Professor de Física dá aulas de Física a alunos do ensino secundário (ensino médio no Brasil). O ensino da Física inicia-se em Portugal ainda no 3º ciclo, nas aulas de Físico-Química. No entanto, alunos que optem por seguir Ciências Exatas no secundário, terão de aprender mais sobre Física e Química.

O estudo mais aprofundado destas ciências é essencial para os alunos que vão seguir uma carreira na área das Ciências. Sendo assim, o papel do Professor de Física é muito importante.

É essencial dar uma boa formação aos alunos, até porque muitos deles vão depender do resultado do exame final a Física para entrarem na faculdade.

Embora a Física seja uma das disciplinas consideradas mais difíceis, é também uma das áreas do conhecimento que mais fascinam os jovens quando existem boas bases. Portanto, existe uma certa “facilidade” em suscitar curiosidade aos mais novos.

Se gostas de Física e tens esta vontade de partilhar o teu conhecimento com os outros, então esta pode ser a profissão que tanto procuravas!

Neste artigo nós vamos mostrar-te o que faz um Professor de Física, quais as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, assim como tudo o que precisas fazer para seguir esta carreira.

Vamos?

O que faz um Professor de Física?

O Professor de Física ensina os alunos do ensino secundário (médio, no Brasil) as leis da Física. No 10º e 11º anos, este Professor também dá aulas de Química. No 12º ano, os alunos têm a oportunidade de escolherem apenas a Física como disciplina, o que lhes permite um maior aprofundamento da matéria dada.

O objetivo dos Professores de Física é fornecerem as ferramentas necessárias para que os alunos possam estudar as leis da Física de forma aprofundada e que sejam capazes de aprender novas coisas por si mesmos.

A autonomia dos nossos estudantes é essencial. Se é importante que se invista na formação superior ou profissional, também é crucial que os alunos sejam capazes de aprender sozinhos ao longo das suas vidas.

Sendo assim, o Professor de Física dá as bases de estudo para que os jovens se tornem alunos independentes, autodidatas, curiosos e sedentos de saber.

De entre os vários assuntos abordados na disciplina de Física e Química A (10º e 11º anos), podemos referir, por exemplo:

  • Mecânica
  • Ondas e eletromagnetismo
  • Energia
  • Elementos químicos
  • Transformações de matéria
  • Equilíbrio químico
  • Reações em sistemas aquosos

No 12º ano, os alunos que escolherem a disciplina de Física vão aprender, por exemplo:

  • Mecânica da partícula
  • Movimentos oscilatórios
  • Centro de massa e momento linear do sistema de partículas
  • Mecânica de fluídos
  • Gravitação
  • Campo e potencial elétrico
  • Circuitos elétricos
  • Ação de campos magnéticos sobre cargas em movimento e correntes
  • Física Moderna (Relatividade; Introdução à Física Quântica e Núcleos atómicos e radioatividade)

No Brasil, o estudo da Física e da Química só começa no ensino médio, sendo que os alunos estudam estas duas ciências em aulas distintas. Os temas que abordam são muito similares ao temas abordados em Portugal.

Quais as suas funções

Os Professores de Física, além de ensinarem a Física e a Química aos alunos do secundário, têm uma série de tarefas que muitas pessoas não veem. Uma dessas tarefas é a preparação das aulas. São muitas as horas que os Professores passam a preparar as suas aulas, mas essas horas não são remuneradas.

Além disso, o Professor de Física tem também de preparar todos os materiais didáticos para dar aos seus alunos, desenvolver os testes e corrigi-los. Outra tarefa importante é, sem dúvida, a avaliação final dos alunos.

Os Professores devem ter em consideração vários aspetos para chegarem a uma avaliação final. Não são só os resultados dos testes que contam, embora estes elementos sejam os que mais pesam na decisão final.

Avaliar trabalhos que os alunos fazem ao longo do ano, assim como verificar o esforço contínuo é essencial para termos alunos motivados.

Saídas no Mercado de Trabalho

O Professor de Física poderá trabalhar no ensino público e privado. Embora o foco seja dar aulas no ensino secundário, este profissional também pode trabalhar com alunos do 3º ciclo em Portugal (Professor de Físico-Química). Poderás ainda dar aulas na faculdade, mas para isso precisas ter o doutoramento.

Os Professores de Física, assim como outros Professores, podem trabalhar também em centros de estudos e explicações, além de poderem dar aulas particulares a alunos que precisem melhorar os seus resultados na escola.

Como entrar na carreira de Professor de Física?

Para seguires a profissão de Professor de Física em Portugal precisas ter o Mestrado em Ensino de Física e Química. É essencial teres esta formação em ensino para adquirires conhecimentos específicos que te permita dar aos alunos aquilo que eles precisam.

Portanto, o primeiro passo é concluir uma licenciatura em Física e/ou Química e depois seguir para o Mestrado em Ensino destas ciências.

No Brasil, os Professores de Física precisam ter uma licenciatura em Física e Química ou em Ciências Exatas (o que permite também dar aulas de Ciências no ensino fundamental e Química, Física e Matemática no ensino médio).

Onde estudar para Professor de Física?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser Professor de Física? Adoras esta ciência e queres partilhar a tua paixão com os mais novos? Então não desistas! Investe muito na tua formação porque vai valer a pena. A equipa do Guia das Profissões deseja-te sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top