Character Design (Design de Personagem)

Character Design

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Geometria Descritiva História da Cultura e das Artes Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

Já ouviste falar em Character Design, ou Design de Personagem? Esta é uma área da concept art muito importante no mercado do audiovisual. O designer de personagem é o profissional que desenvolve este trabalho e é fundamental em diferentes áreas, como a animação ou o cinema, por exemplo.

Se gostas de desenhar e adoras uma boa história, esta pode ser uma profissão muito interessante para ti. Basicamente, este designer de personagem é o responsável por criar o conceito visual das personagens.

Neste artigo, vamos mostrar-te o que é o Character Design e como é o trabalho de um designer de personagem. Vais descobrir, por exemplo, o que faz este profissional, as funções que tem no dia a dia de trabalho, as saídas no mercado de trabalho, entre outras informações importantes para entrares nesta carreira com o pé direito.

Estás curioso para saber mais? Então continua connosco!

O que é Character Design?

Character Design é o processo no qual se cria o conceito visual das personagens em diferentes produções audiovisuais, como a animação, cinema, videojogos, publicidade, e até na literatura! Sendo assim, podemos dizer que este é um processo essencial para que os criadores possam desenvolver a história com maior coerência.

Em português, chamamos a este processo de concept art de Design de Personagem. Embora possamos pensar que se trata apenas de uma ilustração. Este é um processo bastante complexo, o qual envolve diferentes etapas de composição de uma personagem.

Quando estamos a “construir” a personagem, além das suas formas visuais, temos de imaginá-la “viva”, com todos os seus traços de personalidade. Por isso, o Character Design mostra-se um processo bastante complexo, detalhado e metódico.

Sem dúvida, até chegarmos à personagem final, são precisos muitos estudos e desenhos, nos quais vamos construindo detalhes da personalidade e do visual.

Só depois de termos os conceitos e as características de personalidade das personagens é que passamos para o estilo. Este vai depender muito da temática em que se insere, assim como a mídia em que vai atuar. Pode, por exemplo, ser um estilo realista, ou abstrato, ou até caricato.

Resumindo, o Character Design é um processo no qual reunimos todas as características físicas e de comportamento que vão ao encontro da história e da personalidade da personagem.

Ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti? Então descobre outras carreiras de acordo com os teus gostos com o nosso Simulador!

O que faz um Designer de Personagem?

O designer de personagem é o profissional que realiza o Character Design. Portanto, é ele que faz com que as personagens transmitam a sua personalidade, características e que se “encaixem” na história e no ambiente.

Este profissional da área da animação é essencial, pois é ele que faz com que uma personagem animada transmita uma mensagem.

No caso de trabalhos para empresas, o designer de personagem deve ter atenção a outros elementos. As personagens devem seguir os valores da empresa, enquanto transmite a mensagem desejada ao público que pretende atingir.

Como dissemos, este não é um processo simples, nem rápido. Além de muitos estudos para definir e construir o visual e personalidade da personagem, assim como para a construção do estilo, o designer de personagem tem ainda muito caminho pela frente até concluir o seu trabalho.

O passo seguinte é desenvolver o “Model Sheet” (Folha Modelo da personagem). Este consiste em desenvolver a personagem em três vistas diferentes (frontal, lateral e três quartos) e em fazer poses de ações, ou seja, desenvolver poses da personagem que revelam como esta se move.

Também é necessário trabalhar a expressividade da personagem. Nesta etapa, o designer de personagem vai demonstrar com as emoções vão ser retratadas.

Conhece também a profissão de Diretor de Arte de Animação

Quais as suas funções

O designer de personagem desenvolve o Character Design. Para desenvolver este trabalho, é fundamental ter boas noções de perspetiva, anatomia e desenho tridimensional. O processo de desenvolvimento de uma personagem é muito complexo e envolve diferentes etapas, como já vimos antes.

Antes de qualquer coisa, é preciso fazer um estudo da personagem, no qual vamos definir sua personalidade e o seu visual. Neste primeiro momento, o visual da personagem é construído com formas geométricas.

Regra geral, para desenvolver uma personagem criança ou bebé, costumam usar-se curvas e círculos. Estas formas geométricas passam uma sensação de inocência e doçura.

Quando queremos transmitir uma sensação de perigo (muito comum nos vilões), costumamos usar pontas e triângulos. Por fim, se queremos que a nossa personagem se mostre confiante, forte e madura, costumamos usar formas quadradas.

Depois desenvolvemos o estilo do desenho e, por fim, o Model Sheet, como detalhamos no ponto anterior.

Ainda tens dúvidas sobre a carreira ideal para ti? Então conhece outras profissões que se encaixam na tua personalidade ao fazer os nossos Testes!

Saídas no Mercado de Trabalho

O profissional em Character Design pode trabalhar em diferentes setores, como a animação, o cinema e a publicidade, por exemplo. Sendo este um trabalho muito importante no audiovisual, as oportunidades de trabalho são muitas.

O mercado digital também tem absorvido bastantes designers de personagem, principalmente para vídeos e publicidade online, assim como para jogos online. O mercado dos videojogos também contrata estes designers.

Podes trabalhar para uma empresa, ou podes trabalhar como autónomo (freelancer). Neste último caso, podes encontrar trabalho em diferentes plataformas online, ou poderás oferecer os teus serviços às empresas.

Deves ter em conta que, como freelancer, vais ter mais encargos fiscais. Além disso, existe uma certa insegurança, pois nunca sabes quanto irás ganhar no próximo mês. Por isso, deves fazer uma boa gestão do teu dinheiro, para que os meses melhores possam compensar os meses menos bons. Sendo assim, antes de optares por uma carreira autónoma, pondera bem todos estes elementos.

Como vês, as saídas profissionais são muitas, o que faz com que existam várias ofertas de emprego. Embora o mercado de trabalho esteja muito melhor do que há uns anos, vale a pena dizer que também existe muita concorrência. Sendo assim, ter um bom currículo é fundamental.

Como entrar na carreira de Character Design?

Para entrares na carreira de Character Design, deves ter uma formação na área da animação, desenho, e/ou Design de Personagens. É fundamental teres habilidades de desenho e muita criatividade para te tornares um excelente designer de personagem. Ter um estilo próprio também é importante.

Como em qualquer trabalho artístico, as referências são essenciais. Deves procurar um estágio, por exemplo, ou procurar trabalhos enquanto freelancer, para conseguires ter um bom portefólio e boas avaliações.

Onde estudar Character Design?

Como vimos, podes seguir esta carreira com diferentes formações. Podes optar por um curso de desenho (artes visuais), de animação, ou podes procurar um curso em Character Design.

Para te ajudarmos, reunimos aqui algumas opções interessantes.

Portugal:

Brasil:

Queres seguir uma carreira em Character Design? O teu sonho é seres um Designer de Personagem de referência no mercado? Então não deixes de investir na tua formação. Luta pelo teu sonho e não desistas. Com toda a certeza, vais conseguir tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top