Colador-Marcador de Sincronismo

Colador-Marcador de Sincronismo

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O colador-marcador de sincronismo é um profissional da área do cinema. Ele é a pessoa que tira as pontas de sincronismo e faz a marca do ponto sincrónico do anel anterior.

Esta profissão não é muito conhecida, mas não deixa de ser importante no cinema. Quando o filme é gravado de forma original, com as fitas de cinema, este profissional é indispensável.

No entanto, com a digitalização do mercado, é provável que a profissão de colador-marcador de sincronismo venha a desaparecer.

Mas se, ainda assim, quiseres saber mais sobre esta carreira de cinema, então estás no sítio certo.

Aqui vamos mostrar-te todas as informações sobre a profissão de colador-marcador de sincronismo, assim como as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Estás curioso para saber mais, não é verdade?

Então segue connosco!

O que faz um Colador-Marcador de Sincronismo?

O colador-marcador de sincronismo coloca o rolo de magnético e de filme no seu estado original, tirando as pontas de sincronismo e fazendo as marcas do ponto sincrónico do anel anterior.

Esta profissão da área do cinema está focada nas gravações em fita (rolos). No caso das produções gravadas em dispositivos digitais, como, por exemplo, cartões de memória, esta profissão deixa de fazer sentido.

Embora as produções sejam cada vez mais digitais, muitos ainda fazem questão de usar o método de gravação original (muito pela imagem “romântica” do processo).

Por isso, se gostavas de seguir esta profissão, continua a ler este artigo para saberes como é o dia a dia deste profissional.

Quais as suas funções

Este profissional começa por juntar as tiras de filme não revelado e enrola-as em bobines, as quais vão ser tratadas num dispositivo de emenda (film splicer). Depois coloca um rolo do filme no eixo e outro rolo no final da emenda.

O processo seguinte passa por colocar as extremidades de cada um dos rolos no film splicer, ou dispositivo de emenda.

Este dispositivo tem um pedal para controlá-lo. Sempre que quisermos aparar as pontas e formar uma junta, basta baixar o pedal. Se quisermos perfurar o filme podemos basta colocar o dispositivo para baixo com a mão.

Para colocar agrafos nas extremidades, baixamos o pedal. Em seguida temos de pressionar o botão do dispositivo para selar as extremidades por meio de calor. Caso queiramos, podemos optar por colocar fita adesiva na junta para emendarmos as extremidades.

Quando este trabalho estiver concluído, retiramos o filme do film splicer e enrolamos novamente na bobine, com um dispositivo específico, e guardamos num recipiente próprio.

Saídas no Mercado de Trabalho

O colador-marcador de sincronismo trabalha na área do cinema. Como vimos, esta profissão só faz sentido quando as gravações são feitas ainda com rolo. Em produções digitais, esta profissão não é necessária.

Tendo em conta que a tendência é que as gravações de filmes, séries e outras produções cinematográficas e televisivas passem a ser digitais, a procura por este profissional é muito baixa.

No entanto, não desanimes! Mesmo que não encontres trabalho como colador-marcador de sincronismo, podes trabalhar noutros cargos na área do cinema, como, por exemplo:

Como entrar na carreira de Colador-Marcador de Sincronismo?

Se queres seguir a profissão de colador-marcador de sincronismo, não precisas ter uma formação superior ou profissional, pois esta função aprendemos com a prática, no dia a dia do trabalho.

No entanto, como esta profissão está a ficar cada vez mais incomum no mercado de trabalho, é sempre uma boa ideia termos um trunfo na manga.

Para poderes trabalhar na área do cinema ou audiovisual, mesmo que não seja o cargo que tinhas pensado inicialmente, o melhor é teres um curso na área. Existem diferentes cursos, desde técnico profissionais a cursos superiores.

Vamos deixar-te aqui algumas opções para poderes decidir qual o melhor caminho para ti. Acredita que vai valer a pena investires na tua formação!

Onde estudar Cinema?

Portugal:

Brasil:

O cinema sempre te atraiu? Descobriste que a sétima arte é o mundo em que queres viver e trabalhar? Então não deixes de lutar pelo teu sonho. Existem muitas profissões que podes seguir na área e, por isso, não deixes de ver as sugestões que te demos anteriormente.

Se gostaste da profissão de colador-marcador de sincronismo, então não desanimes. Procura por uma oportunidade sem parar. Acredita em ti, no teu sonho, porque vai valer a pena. Não há nada melhor do que trabalharmos naquilo que realmente gostamos, então mantém o foco e a esperança. Nós desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top