Analista de Marketing Digital

Analista de Marketing Digital

Já pensaste em ser analista de marketing digital no futuro? Sim! Esta é uma profissão de grande futuro, e aqueles que escolherem seguir esta carreira podem ter uma vida promissora!

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Teletrabalho, Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Matemática, Materiais e Tecnologias, Multimédia, Psicologia, Sociologia
  • Idiomas: Inglês, Português

O marketing digital está a crescer a olhos vistos, e tudo porque a internet está cada vez mais presente em todas as esferas da nossa vida.

Hoje em dia, a maioria das pessoas usa a internet para fazer pesquisa de produtos e serviços que querem, e veem as opiniões que outros consumidores têm acerca desses mesmos produtos e serviços.

Por isso, as empresas tiveram que mudar o foco do seu trabalho. Enquanto antes a publicidade era focada nos meios de comunicação tradicionais, e muito no “boca a boca”, hoje tudo acontece na internet.

As empresas fazem a publicidade da marca na internet, através do site e do e-mail, mas também estão presentes nas várias redes sociais, que realmente ocupam grande parte da vida online dos utilizadores.

Se esta é uma área que te interessa, então continua a ler este artigo. Vamos mostrar-te o que faz um analista de marketing digital, quais as funções que ele tem, quais são as saídas no mercado de trabalho, assim como as formas de entrar nesta carreira.

Vem connosco!

O que faz um Analista de Marketing Digital?

O Analista de Marketing Digital desenvolve estratégias de comunicação e marketing para os meios digitais. Ele conhece os meios digitais e planeia ações que fazem chegar a marca aos consumidores / público. Este trabalho envolve SEO, links patrocinados, sites, e-mail marketing e, claro, as redes sociais.

Para este trabalho ser bem feito, e para ter os melhores resultados, é muito importante conhecer quem é o público e o consumidor da marca, porque tudo é feito em torno dessa persona.

O analista de marketing digital tem de perceber onde está o público nos meios digitais, e como ele se comporta nesse meio. Só assim vai conseguir determinar quais as melhores ações de relacionamento.

É importante que a marca esteja próxima dos seus clientes, e esse é um trabalho que tem de ser muito bem planeado, e não é algo que se consiga da noite para o dia. Sem dúvida, este é um trabalho intenso, que exige dedicação e empenho de todos os que trabalham na área do marketing digital.

Embora não seja obrigatório, os conhecimentos de SEO e das ferramentas de Search Engine Optimization são um diferencial. Se souberes usar estas ferramentas, então vais conseguir pesquisar grupos de consumidores em potencial. Além disso, permite-te ter uma abordagem personalizada, tão importante para estabelecer uma relação de proximidade.

A comunicação e a interação com o público também são importantes e hoje são peças fundamentais para o sucesso de qualquer projeto. Por isso, o analista de marketing digital tem de estudar formas de aumentar a interatividade, como, por exemplo, com a criação de blogs, ou nas próprias redes sociais.

Quais as suas funções

O analista de marketing digital faz todo o planeamento do marketing nos meios digitais, os quais são diferentes dos meios de comunicação tradicional. Ele desenvolve as várias ações para que a marca chegue até ao público e estabeleça uma relação de proximidade.

Além disso, ele também:

  • Contacta com parceiros
  • Analisa a concorrência
  • Faz a análise do mercado
  • Dá suporte aos clientes
  • Define personas
  • Constrói plano estratégico de marketing
  • Acompanha e gere as redes sociais
  • Planeia e gere campanhas pagas

Para as suas funções serem bem desempenhadas, ele precisa conhecer o negócio por dentro e toda a sua envolvente. Não basta conhecer as pessoas que trabalham na empresa e os produtos / serviços que oferecem. É preciso conhecer a fundo o negócio, assim como o ambiente em que está inserido.

É também importante saberes usar algumas ferramentas, até porque seria praticamente impossível fazeres tudo apenas com papel e caneta!

Quais as ferramentas usadas no Marketing Digital?

  • Search Console – Permite encontrar páginas com erros ou com problemas de indexação
  • Keyword Planner – Ajuda no planeamento das palavras-chave relevantes para o negócio
  • Analytics – Ajuda na análise do tráfego dos sites
  • Google Ads – Essencial para fazer campanhas online
  • Pagespeed Insights – Analisa o tempo de carregamento, assim como as otimizações de uma página em HTML/CSS/JS
  • Ubersuggest – Uma das melhores ferramentas para encontrar palavras-chave
  • Open Site Explorer – Avalia os links do site e é essencial para saber a autoridade de um site
  • Majestic SEO – Base de dados de link index
  • SEMrush – Para gerir projetos digitais
  • Moz Analytics – Analisa palavras-chave e backlinks
  • Deep Crawl – Encontra erros e problemas no site
  • MailChimp – Usada para trabalhar com e-mail marketing e newsletters

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado do marketing digital está em evolução e constante mudança. Ao mesmo tempo que é um verdadeiro desafio para os profissionais, também oferece muitas oportunidades de trabalho!

Sem dúvida, existem cada vez mais empresas à procura de analistas de marketing digital qualificados e que estejam a par das novidades do mercado.

Consegues emprego em todo o tipo de empresas, especialmente as de médio e grande porte. A boa notícia é que as perspetivas de crescimento dentro da empresa são grandes, então vale a pena apostares sempre em formações contínuas dentro da área.

As agências de marketing também são boas empregadoras e podes atuar lá como analista de marketing digital.

Se quiseres também podes trabalhar como profissional autónomo, prestando serviços esporádicos e temporários para as empresas.

Como entrar na carreira de Analista de Marketing Digital?

Para entrares na carreira de analista de marketing digital tens de tirar um curso na área do marketing digital. Só assim consegues um bom currículo e conhecimentos sólidos que te permitam desempenhar bem as tuas funções. Existem vários cursos profissionais sobre o assunto, tanto presenciais, como online.

Vê alguns dos cursos que podes frequentar para seguires esta profissão!

Onde estudar Marketing Digital

Portugal:

Brasil:

Queres ser analista de marketing digital? Então estuda e tira o teu certificado profissional na área. Com toda a certeza vais conseguir uma boa vaga de trabalho! O sucesso é garantido e terás uma carreira promissora, com toda a certeza. Confia!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima