Analista de Pós-Venda

Analista de Pós-Venda

O analista de pós-venda é essencial para qualquer empresa que queira manter-se competitiva no mercado atual. Ele é responsável por assegurar que os clientes permanecem fiéis à marca e isso é um diferencial para qualquer empresa que queira assegurar as suas vendas.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Teletrabalho, Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Economia, Informática, Materiais e Tecnologias, Psicologia, Sociologia
  • Idiomas: Inglês, Português

O setor das vendas tem evoluído muito nos últimos anos. Sem dúvida, se existe um setor que tem mudado, é o comercial. As técnicas de vendas têm-se aprimorado muito nos últimos tempos, até para acompanhar as grandes exigências dos consumidores.

Se antes as pessoas compravam os produtos que estavam disponíveis à sua frente, e não procuravam outras opções, hoje em dia elas pesquisam bastante antes de comprarem um produto. Se compensar, elas não têm medo de comprar no estrangeiro, através da internet.

Por isso, a concorrência não está só no estabelecimento ao lado, mas em todo o mundo! Isso exige das empresas uma grande aposta nos departamentos de marketing e vendas. Para se manterem firmes no mercado, é preciso terem uma boa estrutura de vendas, com técnicas mais elaboradas e de acordo com as tendências atuais.

O analista de pós-venda é um dos colaboradores do departamento de vendas mais importantes, até porque dele depende o bom relacionamento com os clientes depois do fechamento das vendas.

Se és uma pessoa comunicativa e se a área das vendas te atrai, então esta pode ser uma boa profissão para ti! As oportunidades de trabalho são cada vez maiores, e podes crescer bastante profissionalmente dentro desta área.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para entrares nesta carreira com o pé direito!

Vem connosco!

O que faz um Analista de pós-venda?

O analista de pós-venda acompanha os clientes depois do fechamento do negócio. É ele que assegura a fidelização dos clientes, identificando as suas necessidades, tirando dúvidas sobre o produto ou serviço que comprou, e tratando reclamações.

O analista também participa da estratégia de vendas, incluindo no desenvolvimento de ações que possam melhorar o setor do pós-venda.

É possível, também, que o analista tenha de fazer visitas aos clientes para tentar identificar as necessidades dos consumidores, e também algumas dúvidas que surjam acerca do produto ou serviço que compraram.

Estas visitas são importantes para que o relacionamento com os clientes seja mais próximo, e é esse estreitamento de relacionamento que faz com que os consumidores permaneçam fiéis a uma marca.

Além disso, o analista trabalha para que os problemas que os clientes têm sejam resolvidos o mais rápido possível. Desta forma, ele garante que os clientes estão satisfeitos com os serviços da empresa, e a probabilidade de virem a comprar novamente é maior.

Quais as suas funções

O analista de pós-venda é o responsável por dar apoio à equipa do pós-venda, criando uma relação com os clientes depois da concretização da venda, respondendo a dúvidas e reclamações que possam surgir.

A sua função é fidelizar os clientes, garantindo a satisfação de todos com os produtos e serviços vendidos.

Para desempenhar bem as suas funções, é preciso ter uma boa capacidade de organização, além de ter uma boa capacidade de análise de situações. Ter habilidade para resolver problemas também é importante, até porque essa vai ser a rotina do trabalho.

Como é óbvio, se quiseres seguir esta profissão, tens de ser uma pessoa comunicativa. Saber falar bem, e escrever corretamente, é essencial para ser bem-sucedido nesta carreira. Também são valorizados conhecimentos em gestão fiscal e orçamental.

Também tem de ter conhecimentos básicos de informática e saber usar bem o computador.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho na área das vendas tem tido um crescimento muito grande nos últimos anos. Sem dúvida, é um dos setores que mais tem contratado novos colaboradores.

Este aumento de procura deve-se ao facto dos próprios consumidores estarem a alterar os seus padrões de consumo. A internet veio mudar a forma como as pessoas compram e procuram os produtos.

Hoje em dia, antes de fazerem qualquer compra, as pessoas pesquisam na internet para perceber se existem outros produtos similares a preços mais baixos, assim como procuram por opiniões de outras pessoas que já compraram os mesmos produtos.

Isto torna o mercado muito mais competitivo, e as empresas têm de adaptar-se. Por isso mesmo, a contratação de mais colaboradores na área comercial é uma prioridade.

Sendo assim, se quiseres seguir esta carreira, vais encontrar várias ofertas de trabalho, tanto para grandes, como para médias e pequenas empresas.

Como entrar na carreira de Analista de pós-venda?

Para entrar na carreira de analista de pós-venda não é preciso ter nenhuma formação na área. As empresas costumam dar uma formação quando contratam novos colaboradores para que os profissionais conheçam os produtos e serviços oferecidos, e quais são as técnicas usadas no dia a dia de trabalho.

No entanto, se queres ter mais oportunidades de trabalho, é bom já teres uma formação na área das vendas e/ou pós-vendas.

Existem já vários cursos profissionais para quem quer ter uma formação na área, e vale a pena, sem dúvida, investir um pouco mais. Sem dúvida, quem tem mais conhecimentos, não só consegue melhores vagas de emprego, como também melhores resultados no trabalho.

Onde estudar para Analista de pós-venda?

Portugal:

Brasil:

Se queres ser analista de pós-venda, então inscreve-te já num curso que te dê conhecimentos para fazeres um bom trabalho. Esta é uma carreira promissora, que te permite evoluíres muito ao longo do tempo. Por isso, luta por aquilo que queres! Sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima