Encantador de Serpentes

encantador de serpentes

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

Educação Física Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O encantador de serpentes é um artista capaz de hipnotizar cobras, fazendo com que ela obedeça aos seus chamados, tocando um instrumento musical, normalmente uma flauta. 

Apesar desta apresentação artística ter sido um enorme sucesso em várias partes do mundo, hoje a profissão está prestes a terminar. 

O facto de se proibirem os animais selvagens nos circos, assim como outros eventos recreativos, fez com que os encantadores de serpentes ficassem sem trabalho. Mesmo na Índia, onde esta arte teve o seu auge, os encantadores de serpentes veem o seu futuro castrado. 

Portanto, se estavas a pensar seguir esta carreira, é bom teres, desde já, a consciência que na maior parte do mundo é impossível exercer esta profissão. 

Mas se, ainda assim, estás interessado em saber mais sobre o que faz um encantador de serpentes, aqui explicamos tudo. 

Vens connosco? 

O que faz um encantador de serpentes?

O encantador de serpentes é um artista que usa um instrumento musical, normalmente um instrumento de sopro, como a flauta, para hipnotizar serpentes. Embora possamos pensar que se trata quase de magia, até porque as cobras são surdas, existe um truque infalível para que o número corra sempre bem. 

O segredo está no movimento que se faz com a flauta, mas também à urina de rato na ponta da flauta, fazendo com que a serpente se levante do cesto. Portanto, a arte do encantamento de serpentes não tem assim tanta ciência. 

Não é a música que faz com que a serpente surja do cesto, mas sim a movimentação do encantador e o cheiro da urina de rato.

Quais as suas funções

O encantador de serpentes tem como função principal entreter o público com o seu número artístico. Na maioria dos países, os encantadores de serpentes são responsáveis por apanhar as serpentes, retirar-lhes o veneno, e alimentá-las. 

É quase como um animal de estimação que temos de cuidar e zelar pelo seu bem-estar. 

Como dissemos, este número não tem nenhuma ciência e, com o conhecimento certo, não é preciso muito treino. 

Saídas no Mercado de Trabalho

O encantador de serpentes atuava em circos por toda a Europa e América. No entanto, com a proibição do uso de animais selvagens em circos e espetáculos similares, esta profissão está a desaparecer rapidamente em vários países (variando conforme o limite de tempo estabelecido para a abolição dessas atividades por parte dos diferentes governos). 

Os países onde esta prática era realizada com mais frequência, principalmente na rua, eram a Índia, Malásia, Tailândia, Bangladesh e Sri Lanka (todos eles na Ásia). 

Mesmo com uma tradição tão antiga, até nesses países se está a abandonar, aos poucos, a profissão de encantador de serpentes. 

Na Índia, onde existia a maior parte dos encantadores de serpente, está a aplicar-se a Lei da Proteção da Vida Selvagem Indiana. Embora exista desde a década de 70, só na última década se passou a levar a sério e as fiscalizações estão mais rígidas. 

Como podes perceber, o mercado de trabalho não é nada favorável e é bastante desanimador. A não ser que queiras arriscar alguns anos num dos países asiáticos que mencionamos, o melhor é procurar uma outra profissão. 

Como entrar na carreira de Encantador de Serpentes?

Como já dissemos, a carreira de encantador de serpentes já não existe na maioria dos países ocidentais. Por isso, a única alternativa que tens, caso seja esse o teu sonho, é viajar para os poucos países asiáticos onde ainda se permite esta atividade.

No entanto, vale dizer que não existe nenhuma escola atualmente que te ensine a prática de encantar serpentes e nos países asiáticos que mencionamos esta prática é passada de pais para filhos. 

Onde estudar para Encantador de Serpentes?

Tal como dissemos, não existe nenhum curso que te ensine a encantar serpentes. Como esta é uma profissão que tende a desaparecer, deixamos-te aqui algumas escolas de artes circenses que te podem interessar. Podes descobrir outras artes igualmente belas e entusiasmantes, como o malabarismo, o ilusionismo ou o equilibrismo, por exemplo. 

Quem sabe não encontras um talento escondido!

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser encantador de serpentes, mas não estás disposto a partir à aventura para outro país? Então não deixes de ver outras artes circenses. Nós estamos a torcer por ti, para que encontres um talento que nem sabias existir!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top