Professor de Química

professor de química

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Biologia Física Matemática Química

Idiomas:

Inglês, Português

O Professor de Química dá aulas de Química a alunos do ensino secundário (no Brasil é o equivalente ao ensino médio). Em Portugal, os alunos começam a aprender a Química ainda no 3º ciclo do ensino básico, mas têm a oportunidade de aprofundar conhecimentos no ensino secundário se escolherem seguir a área das Ciências Exatas.

Todos os alunos que queiram seguir uma carreira na área das Ciências Exatas precisam ter conhecimentos nas áreas da Química e Física. A Química, em particular, é muito importante para profissões como as de Médico, Veterinário, entre outras.

Portanto, podemos perceber que o papel do Professor de Química é muito importante para o futuro de muitos jovens.

Como o resultado nos exames de Química, assim como de Física, podem ser determinantes para o futuro profissional de muitos alunos, os Professores de Química devem fazer de tudo para que os seus alunos entendam a matéria e consigam bons resultados nos exames nacionais.

Se és um apaixonado por Química e tens vontade de partilhar essa paixão com os mais novos, então esta pode ser aquela profissão que tanto procuravas!

Neste artigo nós vamos mostrar-te o que faz um Professor de Química, quais as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, assim como tudo o que precisas fazer para seguir esta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Professor de Química?

O Professor de Química ensina os alunos do ensino secundário as bases da Química no mundo. Este profissional também dá aulas de Física e Química nos 10º e 11º anos. No 12º ano, os alunos podem escolher a disciplina específica de Química. Esta disciplina é opcional para os alunos em Portugal.

No Brasil, a Química é obrigatória para todos os alunos do ensino médio, e a matéria é dada com exclusividade, ou seja, não se ensina química na mesma aula em que se ensina Física.

O principal objetivo dos Professores de Química é dar aos alunos as bases e as ferramentas para que possam aprofundar os seus conhecimentos em química sozinhos, ou na faculdade.

Esta autonomia dos jovens é muito valorizada, até porque o mercado de trabalho exige profissionais capazes de aprenderem sempre novas coisas.

São muitos os assuntos lecionados nas aulas de Física e Química A no secundário (10º e 11º), como, por exemplo:

  • Elementos químicos
  • Transformações de matéria
  • Equilíbrio químico
  • Reações em sistemas aquosos
  • Mecânica
  • Ondas e eletromagnetismo
  • Energia

No 12º ano, os alunos que escolherem a disciplina de Química vão debruçar-se sobre temas mais específicos, como, por exemplo:

  • Metais e Ligas Metálicas
  • Combustíveis fósseis
  • Energia dos combustíveis
  • Plásticos e materiais poliméricos
  • Polímeros sintéticos e indústria de polímeros
  • Novos materiais

Quais as suas funções

Os Professores de Química, além de ensinarem a Física e a Química aos alunos do secundário, têm também outras funções, como, por exemplo:

  • Preparar aulas e materiais didáticos para as aulas
  • Desenvolver testes de avaliação e corrigir testes de avaliação
  • Avaliar os alunos ao final de cada período escolar
  • Fazer reuniões com os pais para acompanhar a evolução dos alunos
  • Participar de reuniões com outros professores para avaliar desempenho da turma e alunos

Sendo assim, os Professores de Química fazem muito mais do que dar aulas. Existem muitas outras funções que fogem aos olhos da maior parte das pessoas, e podemos dizer que essas funções ocupam uma grande parte do tempo de um Professor.

Saídas no Mercado de Trabalho

O Professor de Química pode trabalhar em escolas públicas e privadas. Embora os Professores de Química, ou a sua grande parte, queiram lecionar no ensino secundário, também é possível trabalhar com alunos do 3º ciclo em Portugal (Professor de Físico-Química).

Com o doutoramento, é também possível candidatares-te a uma vaga de Professor universitário na área da Química. Mas, neste caso, vais dar aulas sobre uma parte da química em que te especializaste.

Existe ainda a possibilidade de trabalhares em centros de estudos, assim como em centros de explicações. Dar aulas particulares a alunos que precisam melhorar as notas também é uma opção. A vantagem é que podes ter esta atividade em part-time, ao mesmo tempo que trabalhas numa escola.

Como entrar na carreira de Professor de Química?

Para seguires a profissão de Professor de Química em Portugal precisas ter o Mestrado em Ensino de Física e Química. É muito importante que sigas a vertente ensino, até porque vai-te dar as bases para trabalhares com crianças e jovens.

Sendo assim, o primeiro passo é concluires uma licenciatura em Física e/ou Química e depois seguires para o Mestrado em Ensino da Física e Química.

No Brasil, os Professores de Química precisam ter uma licenciatura em Física e Química ou então em Ciências Exatas. Esta formação permite também dar aulas de Ciências no ensino fundamental, assim como Química, Física e Matemática no ensino médio.

Onde estudar para Professor de Química?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser Professor de Química? És apaixonado por esta ciência e queres partilhar os teus conhecimentos com os mais novos? Então não desistas e esforça-te ao longo da tua formação, porque vai valer a pena. A equipa do Guia das Profissões deseja-te sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top