Artista de Circo

Artista de Circo

O artista de circo trabalha em circos, podendo desenvolver diferentes funções e atividades durante o espetáculo e no dia a dia do trabalho. Não existe rotina nesta profissão, assim como qualquer emprego na área do espetáculo. E essa pode ser uma das razões pelas quais estás a pensar seguir esta carreira, certo?

Outros nomes para esta profissão: Artista circense

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Tipo de trabalho: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Educação Física, Materiais e Tecnologias, Oficina de Artes
  • Idiomas: Português

Se há profissões que são fascinantes, essas são, com toda a certeza, as que estão relacionadas com o circo. É uma vida envolta em mistério e aventuras. Quantos de nós, em crianças, não imaginamos como seria fugir de casa com o circo?

Pois é. A maioria dos artistas de circo são levados por esta magia que envolve o ambiente circense. É certo que muitos já nascem e crescem no circo. Mas há muitos que escolhem seguir esta carreira, sem que antes tivessem contacto com essa realidade.

Tu sentes este fascínio pelo circo? Sonhas em ser um artista circense? Então não podias estar num sítio melhor. Aqui vamos mostrar-te tudo sobre as profissões no circo, como é a rotina destes artistas, como é o mercado de trabalho, e o que precisas fazer para entrar nesta belíssima carreira.

Curioso?

Então continua connosco!

O que faz um Artista de Circo?

O artista de circo faz parte dos espetáculos circenses. Pode ser um acrobata, um mágico, um palhaço, um hipnotizador, um bailarino, um adestrador (amestrador), um cuspidor de fogo, um contorcionista, um equilibrista, um malabarista, ou qualquer outro artista que faça números de circo.

Os aplausos são, sem dúvida, o que mais atrai os artistas a seguirem esta profissão. Quem vive e respira a arte do espetáculo, não consegue viver sem os aplausos do público. Eles são o alimento da alma, e é o que basta para os fazer sentir felizes.

O ambiente fantástico também faz com que o artista circense se sinta “preso” a este mundo. A magia do lugar hipnotiza o público, mas também os artistas. Como se costuma dizer, quem entra, não sai mais.

O circo é um local onde se juntam vários artistas, com muitos talentos e habilidades. Por isso, além do trabalho em si, é uma oportunidade para conviver com pessoas do meio, que partilham das mesmas experiências, dos mesmos sonhos, e com quem podemos aprender outras habilidades.

Quais as suas funções

O artista de circo tem várias funções, sendo que o trabalho durante o espetáculo, ou seja, o número que vai apresentar, varia de acordo com as suas habilidades e talentos. Por exemplo, um acrobata faz números de acrobacias, enquanto um cuspidor de fogo faz números de malabarismos com chamas.

No entanto, o dia a dia de todos os artistas circenses pode resumir-se a treinos, ensaios, limpeza do local, preparação do espetáculo e atuações.

Obviamente que esta rotina varia muito de acordo com o papel que o artista tem no circo. O acrobata treina várias acrobacias diferentes, no ar ou em terra. Já o adestrador treina com os animais para que eles obedeçam às suas instruções.

Estes são apenas alguns exemplos para perceberes que a rotina de um artista de circo é muito variada, de acordo com o tipo de atuação e números que cada um deles faz.

Apesar de estarmos a falar, aqui, dos artistas de circo, não podemos esquecer todos os outros profissionais que trabalham para que o espetáculo aconteça. Figurinistas, aderecistas, camareiras, cenotécnicos, diretores circenses, entre tantos outros, são indispensáveis para que tudo seja perfeito aos olhos do público.

Quanto à vida no circo, ainda temos aquela ideia de que se vive precariamente, com poucas condições, e que se vive em tendas e caravanas velhas que vão de cidade em cidade para montar o espetáculo.

Hoje em dia os circos evoluíram bastante. As condições são outras, até porque se exige, cada vez mais, que os artistas circenses sejam mais qualificados, de alto gabarito. E isso, como é fácil perceber, só se consegue se oferecermos boas condições de trabalho.

Saídas no Mercado de Trabalho

Como é fácil deduzir, o artista de circo trabalha em circos. Podes trabalhar como um empregado de outro, ou como freelancer (profissional autónomo). Neste último caso, não tens um vínculo com a empresa e poderás atuar em diversos circos ao mesmo tempo.

Desta forma consegues aproveitar melhor o teu tempo, embora não tenhas tantas regalias sociais quanto os trabalhadores que estão a contrato de trabalho.

Apesar de se chamarem artistas de circo, podes atuar em outros espetáculos. Por exemplo, mágicos e palhaços são muitas vezes contratados para despedidas de solteiro, aniversários, festas de crianças e até casamentos.

Já acrobatas e bailarinos são muito procurados para participar de musicais e espetáculos de artistas mais conceituados.

Como entrar na carreira de Artista de Circo?

Se queres entrar na carreira de artista de circo, a primeira coisa que tens de fazer é aprender e treinar muito as tuas habilidades, as quais variam de acordo com o papel que queres desempenhar nos espetáculos. Atualmente já encontras alguns cursos na área circense que podem ser úteis.

Bater de porta em porta e ir a castings é a melhor forma de conseguires trabalho na área.  Não é um caminho fácil. Vais ouvir muitos nãos, mas não podes desistir a cada porta que se fecha. Treina mais, evolui, porque a tua hora vai chegar um dia.

E quando conseguires a tua oportunidade, não deixes de treinar sempre e continuar a evoluir. A verdade é que o público descobre sempre os truques que estão por trás dos números. Ora, se queres manter o teu público atento e fiel, tens sempre de mostrar algo novo.

Onde estudar para Artista de Circo?

Cada artista tem um local diferente para estudar. Por exemplo, um acrobata tem de frequentar uma escola de ginástica acrobática, enquanto o mágico tem de fazer um curso de magia.

No entanto, existem alguns cursos que podes frequentar que estão relacionados ao circo.

Portugal:

Brasil:

Queres ser um grande artista de circo? Não consegues imaginar a tua vida longe da magia do circo? Então não percas mais tempo e começa hoje a lutar pelos teus sonhos. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te todo o sucesso deste mundo.

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top