Maquinista de Espetáculo

Maquinista de Espetáculo

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O maquinista de espetáculo é um técnico em cenografia que fica responsável pelos cenários, assim como pela manutenção da maquinaria do teatro e movimentos do cenário durante as apresentações ao vivo.

Este é um profissional do espetáculo que fica nos bastidores, sem ver o seu trabalho reconhecido pelo grande público. Apesar de não receber os aplausos diretamente do público, ele recebe-os como se fossem para si também, até porque ele é peça essencial para um bom espetáculo.

Por muito que a maior parte das pessoas não reconheça o valor de quem fica “atrás dos panos”, não podemos deixar aqui de dizer o quão importantes eles são. Sem eles, nada do que conseguimos ver num espetáculo seria possível.

Portanto, se estás a pensar seguir a profissão de maquinista de espetáculo, não olhes para este cargo como inferior e menos importante. Abraça a profissão com amor, paixão e dedicação e recebe os aplausos de coração aberto, porque eles também serão para ti!

Vem conhecer mais sobre a profissão aqui!

O que faz um Maquinista de Espetáculo?

O maquinista de espetáculo monta e opera os cenários aéreos durante as atuações, assim como faz a manutenção de toda a maquinaria do teatro. Com os maquinistas de espetáculos trabalham os contra-regras, que ficam responsáveis por movimentar os objetos usados no palco, como móveis e outros adereços, por exemplo.

Também os cenógrafos e eletricistas de espetáculo trabalham ao lado dos maquinistas. Juntos, eles conseguem transformar um palco vazio num cenário magnífico, cheio de vida e luz.

O maquinista de espetáculo também pode estar envolvido na construção, montagem e desmontagem dos cenários, sendo um braço direito do cenotécnico.

Durante o espetáculo, o maquinista fica responsável por movimentar os cenários, cortinas de cena, alçapões, assim como outros elementos cenográficos.

Agora que já sabes um pouco mais sobre esta profissão, está na hora de vermos todas as funções que pode ter no seu dia a dia.

Vamos?

Quais as suas funções

Como um técnico em cenografia, o maquinista de espetáculo tem como funções:

  • Movimentar as cortinas de cena
  • Fixar os cenários aéreos e móveis na maquinaria
  • Movimentar cenários aéreos e móveis
  • Montar e operar efeitos especiais
  • Organizar a movimentação por trás dos cenários
  • Organizar entradas e saídas de cenários
  • Orientar o trabalho dos técnicos de palco ou técnicos de equipamentos de espetáculo
  • Fazer a manutenção das maquinarias usadas no cenário

Para desempenhar bem todas estas funções, o maquinista de espetáculo tem de ser uma pessoa com grande criatividade, com gosto em trabalhar em equipa, ter senso estético, assim como uma capacidade grande de trabalhar sob pressão.

Além disso, é importante que tenha grande habilidade manual e de improviso. Ter perfil de liderança é também uma vantagem para esta profissão.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o maquinista de espetáculo não é muito favorável, pois a maior parte dos trabalhos diz respeito ao teatro, o qual tem orçamentos baixos, o que faz com que as vagas de trabalho na área não sejam muitas.

Além disso, são as grandes produções, como os musicais, por exemplo, que precisam de contratar maquinistas de espetáculo.

Com toda a certeza, isso torna as saídas no mercado de trabalho ainda menores.

Como entrar na carreira de Maquinista de Espetáculo?

Se queres seguir a profissão de maquinista de espetáculo, então a melhor forma de conseguires uma oportunidade de trabalho é batendo à porta das companhias de teatro.

É difícil encontrar um curso para esta profissão. A melhor forma de aprenderes a profissão é trabalhando com outros maquinistas de espetáculo que possam ensinar-te esta arte belíssima (porque não deixa de ser uma arte também!).

Se tens todas as habilidades que te falamos anteriormente, inclui todas elas no teu currículo e não deixes de mostrar isso mesmo quando te apresentares a uma companhia de teatro.

Onde estudar para Maquinista de Espetáculo?

Como dissemos, não existem cursos de maquinista de espetáculo em particular. No entanto, existem cursos de cenografia e adereços que podem ensinar-te esta arte, assim como outras associadas ao cenário usado em espetáculos.

Reunimos aqui alguns dos melhores cursos.

Anota.

Portugal:

Brasil:

Gostavas de seguir a profissão de maquinista de espetáculo? Então não deixes de procurar uma formação, mesmo que não seja exatamente o que estavas à procura. Acredita, porque vai valer a pena. Conhecimento é sempre bom, além de te dar ferramentas únicas para o dia a dia do trabalho. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top