Camarada (Circo)

camarada (circo)

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O camarada é um profissional do circo. Ele ajuda a armar e montar o circo, assim como cuida da limpeza e manutenção. Embora seja uma profissão que não é visível aos olhos do público, é tão importante como as outras para construir a magia do circo.

O circo tem um ambiente mágico. Quem assiste a um espetáculo fica, sem dúvida, encantado com tantos números difíceis, roupas deslumbrantes e pessoas talentosas. É este ambiente que atrai muitas pessoas para trabalharem nos circos.

E a verdade é que todas as pessoas que trabalham lá são importantes. Não há ninguém mais do que ninguém. Todos são peças da mesma engrenagem, e para a magia acontecer, não pode faltar uma peça.

Se gostavas de trabalhar num circo mas queres manter-te afastado das luzes do espetáculo, a profissão de camarada pode ser uma boa escolha.

Neste artigo vamos mostrar-te o que faz um camarada, quais as funções que tem no seu dia a dia de trabalho, quais são as possibilidades no mercado de trabalho, e tudo o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz um camarada?

O camarada é um profissional que ajuda a armar e montar o circo. Além disso, ele trata da sua manutenção e limpeza, garantindo que tudo está em conformidade para o espetáculo, para os treinos, e para a própria vivência dentro do circo.

Além disso, ele segue as ordens do capataz de circo para ajustar os acessórios das instalações. Se o capataz precisar, os camaradas também podem ajudar noutras tarefas.

É possível que não tenhas ouvido sequer este nome antes, muito menos associado a uma profissão do circo. E embora muitos desconheçam a sua existência, é muito importante para manter o bom funcionamento do circo.

Sem o camarada, o circo deixava de existir. Como dissemos, todos são peças de uma mesma engrenagem. Portanto, quando falta uma peça, deixa de funcionar.

Quais as suas funções

A função do camarada é garantir o bom funcionamento do circo. Como? Tratando da montagem e da manutenção do espaço. A limpeza do circo também está ao seu encargo. Como podemos ver, esta é uma profissão importante.

Podemos comparar ao auxiliar de educação de uma escola. Não dá aulas, nem faz parte da direção, mas é a pessoa que garante que o espaço está limpo e arrumado, para as crianças poderem aprender com todas as condições.

Se quiseres seguir a profissão de camarada, também vais obedecer às ordens do capataz de circo. É possível que tenhas de ajudar em várias funções, mas também nos ajustes dos acessórios das instalações.

Saídas no mercado de trabalho

O camarada é um profissional que trabalha no circo. Como tal, só poderás exercer esta profissão num circo. As oportunidades de trabalho não são muitas, até porque estas são limitadas ao número de circos que existem no país, a não ser que queiras aventurar-te pelo mundo.

Um aspeto que temos de frisar é que o mundo do circo mudou nos últimos tempos. Há uns anos, os profissionais que trabalhavam no circo pertenciam quase todos à mesma família, tornando-se um meio bastante fechado e muito difícil de entrar.

No entanto, hoje em dia o circo está aberto a novos talentos e a pessoas que queiram dedicar-se ao trabalho. Por isso, é muito mais fácil encontrares um trabalho hoje do que seria há 20 anos.

Como entrar na carreira de camarada?

Para entrares na carreira de camarada não precisas ter nenhuma formação em particular. O mais importante é teres bom condicionamento físico, porque o trabalho é pesado. Além disso, tens de ter muita vontade de trabalhar e ajudar todos no que for preciso.

A verdade é que não existe um curso que te ensine o dia a dia de um trabalho no circo. Vais aprender a sério quando realmente puseres a “mão na massa”.

Apesar de não haver um curso para a profissão de camarada, um curso circense pode ser sempre algo interessante para fazeres. Se o circo te apaixona, esta pode ser uma oportunidade para descobrires se existe algo que gostes mais.

Além disso, é possível que nesses cursos conheças pessoas com conhecimentos no meio e te ajudem a encontrar um trabalho no circo.

Onde estudar para camarada?

Portugal:

Brasil:

Queres trabalhar no circo e a profissão de camarada é aquela que realmente queres seguir? Então dedica-te bastante porque vai ser um trabalho duro. Mas quando gostamos realmente daquilo que fazemos, vale sempre a pena. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top