Analista Financeiro

Analista Financeiro

O analista financeiro é o profissional que faz o planeamento, gestão e análise de todos os recursos financeiros de empresas e organizações com o intuito de ter sempre rentabilidade em investimentos e contas, mas também para garantir que os recursos da empresa são suficientes para os seus gastos.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Economia, Matemática
  • Idiomas: Inglês, Português

Este profissional é de extrema importância para o mercado empresarial e financeiro, tendo em conta que é ele que garante a rentabilidade das empresas no que diz respeito às suas contas e investimentos.

Sendo assim, o mercado de trabalho é bastante amplo, o que torna esta área bastante boa para aqueles que querem iniciar numa carreira sólida, mas é também para aqueles que já trabalham na área da contabilidade e querem crescer profissionalmente.

Se gosta da área das finanças e se gosta de estratégia empresarial, então é uma excelente oportunidade para investir profissionalmente! Poderá trabalhar com gestores, ou pode até fazer parte de cargos diretivos.

Quer saber mais sobre a profissão de analista financeiro? Então continue a ler este artigo e descubra o que ele faz no seu dia a dia, quais as funções que desempenha em cada área de atuação, como são as saídas no mercado de trabalho, e o que precisa fazer para iniciar nesta carreira fascinante!

O que faz um Analista Financeiro?

O Analista Financeiro é um profissional de alto-relevo em qualquer empresa que tenha como objetivo o crescimento económico e financeiro, especialmente quando estamos a falar de expansão de negócios para outros países.

Sem dúvida, pilares para qualquer empresa que deseje um crescimento sustentável, os analistas financeiros são responsáveis por garantir que as empresas sejam lucrativas, rentáveis e sustentáveis.

O seu trabalho é feito em grande proximidade com os gestores da empresa, assim como toda a equipa do departamento financeiro, e também consultores de negócios. É ele que garante a rentabilidade da empresa, em todos os momentos, interpretando e analisando dados financeiros e económicos.

É ele também que faz os balanços financeiros e a sua interpretação, assim como balanços patrimoniais. Através desses balanços, é possível perceber tendências de recessão ou então crescimento e, a partir dessas informações, definir estratégias para o negócio.

O analista financeiro também participa do processo de tomada de decisão, tendo em conta que é a sua análise que permite definir as melhores estratégias de investimento, as possibilidades reais da empresa, assim como outros elementos fundamentais para a sustentação financeira da organização.

É também possível atuar em cargos diretivos, estando lado a lado com os gestores da empresa para otimizar a rentabilidade do negócio.

Quais as suas funções

As funções do analista financeiro variam de acordo com as suas áreas de atuação. Geralmente, eles trabalham em empresas de médio e grande porte, ficando responsáveis por uma série de tarefas.

Podem, por exemplo, trabalhar no setor administrativo, no qual lidam com os gestores da empresa, definindo quais as melhores estratégias para o crescimento da empresa.

Poderão também atuar em empresas de crédito e em projetos de investimento e consultoria de investimentos.

São eles que processam as contas que a empresa tem a pagar e a receber, acompanham toda a transferência de ativos, assim como acompanham o encerramento dos livros. É também o analista financeiro que fica responsável por fazer a faturação dos clientes e é ele também que procede ao pagamento de fornecedores.

Além disso, ele faz a análise das operações financeiras, determinando a real situação da empresa. Desta forma, ele consegue identificar problemas operacionais, auxiliando na sua resolução e, consequentemente, melhorando o desempenho da empresa.

Este profissional também identifica e corrige distorções, e acompanha o comportamento das previsões feitas no planeamento financeiro, comparando-o com o fluxo de caixa.

Fica ainda responsável por fazer os estudos de viabilidade de produção, assim como é ele que faz o diagnóstico da condição financeira atual da empresa.

Saídas no Mercado de Trabalho


Todas as empresas, especialmente as de médio e grande porte, são potenciais contratadores do analista financeiro. Sem dúvida, eles podem fazer a diferença quando se fala em garantir a rentabilidade de um negócio.

Além disso, empresas de cartões de crédito, empresas de comunicação e empresas de mercados de economia criativa mostram-se muito interessadas em ter este profissional no seu quadro de contratações.

Nestes casos, os analistas financeiros, além de ajudarem no planeamento financeiro, também são conselheiros, para que as estratégias de rentabilidade sejam as melhores, especialmente quando se enfrentam crises económicas, ou quando trabalhamos com recursos voláteis.

Como entrar na carreira de Analista Financeiro

Em Portugal, o curso de Análise Financeira é reconhecido internacionalmente, podendo trabalhar à escala Europeia e Global.

Atualmente, encontra muitas faculdades que oferecem pós-graduação e mestrado com certificado Europeu de Analista Financeiro, assim como o diploma da Federação Europeia de Associações de Analistas Financeiros. Estes dois certificados permite-lhe trabalhar em toda a Europa, garantindo a sua formação de especialista.

Para frequentar a pós-graduação e o mestrado em análise financeira, é necessário já ter concluído um curso superior na área das finanças, economia ou gestão.

Esta pós-graduação e mestrado também podem ser frequentados por qualquer profissional que tenha experiência demonstrada na área, sendo uma das possibilidades de progressão na carreira.

Para entrar na carreira de analista financeiro no Brasil deverá ter formação em administração, economia, ou ciências contábeis.

O curso de administração tem uma duração de 4 anos, durante os quais terá disciplinas multidisciplinares, como marketing, recursos humanos, finanças e teoria organizacional.

Já o curso de economia foca mais em ciências exatas, ciências políticas e ciências humanas. O curso de ciências contábeis é mais teórico, com disciplinas como direito, Sociologia, português e economia.

É obrigatório ter o diploma de ensino superior reconhecido pelo Ministério da Educação, de forma a conseguir exercer a sua profissão como analista financeiro.

Onde estudar Análise Financeira

Portugal:

Brasil:

Se quer seguir a carreira de Analista Financeiro, saiba que esta é uma profissão bastante promissora. Invista na sua formação superior e não desista dos seus sonhos!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima