Cosmetologista

Cosmetologista

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Biologia Materiais e Tecnologias Química

Idiomas:

Português

O Cosmetologista dedica-se aos cuidados estéticos nas pessoas, por exemplo, com tratamentos para o rosto e o corpo, mas também para mãos e pés. É um serviço de estética e beleza que pode ser feito por via manual ou mecânica. Mas continua a ler para saberes tudo sobre esta profissão…

As áreas da estética e do bem-estar estão a crescer no mercado de trabalho. Pois as pessoas preocupam-se, cada vez mais, com a sua aparência e em ter uma boa qualidade de vida. Ora, o corpo é essencial para a autoestima e para a saúde mental.

Assim, ser Cosmetologista é uma boa opção para quem gosta da área estética, uma vez que pode garantir um emprego no futuro. Mas tudo depende da competência e da preparação.

É preciso ter talento e gosto pelos cuidados estéticos. Contudo é também necessária uma formação adequada, por exemplo para conhecer as técnicas e os equipamentos utilizados.

Em termos gerais, um/uma Cosmetologista tem a missão de embelezar as pessoas através de tratamentos mecânicos ou manuais. Os alvos são a aparência e a saúde de rosto, corpo, mãos e pés. Mas também podem envolver os cabelos e as unhas.

Continua connosco para entender melhor esta profissão…

Quanto ganha um Cosmetologista

É muito difícil definir um salário médio para estes profissionais, uma vez que as suas funções podem variar muito.

Assim, podem trabalhar em ambientes tão diferentes e em modelos laborais distintos que não dá para traçar um valor médio de ganhos.

Por um lado, há profissionais que ganham um bom dinheiro em institutos de beleza famosos, por exemplo a atender cantoras e atrizes.

Porém, também há quem tenha de começar por baixo, em locais menos conhecidos e, portanto, a ganhar menos.

Para alguns, ter um negócio próprio pode ser uma ótima forma de garantir melhores rendimentos. Mas para isso é preciso fazer nome na praça e ter clientes fiéis.

Contudo, fica por cá para perceberes melhor este mundo desafiante…

O que faz um Cosmetologista

No seu trabalho diário, o Cosmetologista recebe os clientes e tenta perceber as suas necessidades. Assim, deteta os seus problemas e recomenda os tratamentos e produtos estéticos para cada situação.

A sua atividade pode passar por fazer massagens, depilações, maquilhagens, manicures, pedicures e por outros cuidados do corpo e do rosto.

Mas, pelo meio, também pode ter de gerir o espaço de trabalho. Deste modo, trata também da manutenção dos equipamentos, dos utensílios e produtos necessários.

O seu papel está, assim, relacionado com o bem-estar e a beleza, mas também com a saúde das pessoas.

Todavia, em certos casos, como em problemas de pele, pode indicar às pessoas para procurarem um Dermatologista. Pois este é um profissional mais qualificado na área médica, o que o torna melhor opção para certas situações.

O que é a Cosmetologia

A Cosmetologia é a ciência que se dedica à pesquisa, desenvolvimento, produção e aplicação de cosméticos.

Este setor é muito importante para a economia mundial, pois movimenta biliões de dólares. Por isso mesmo, é uma área muito competitiva, com forte dinamismo e inovação constante.

Assim, só os profissionais muito competentes e com uma boa formação conseguem entrar neste mundo.

Na Cosmetologia, é preciso conhecer a fundo os produtos cosméticos, desde a sua preparação até à aplicação.

Esse conhecimento passa pelos aspetos físicos, químicos e biológicos dos produtos. Pois só assim se percebe qual será a melhor escolha para cada caso.

Atualmente, a área cosmética envolve tecnologia de ponta, como por exemplo a química molecular.

Diferença entre Cosmetologia e Estética

A profissão de Cosmetologista pode confundir-se com a de Esteticista. Contudo, embora haja pontes de toque entre ambas, não é a mesma coisa.

Uma esteticista é uma técnica de estética e, portanto, tem conhecimentos de nível médio. Isso significa que pode fazer tratamentos estéticos menos complexos, por exemplo massagens, drenagens e tratamentos capilares.

Já um Cosmetologista é um tecnólogo em estética, uma vez que tem conhecimentos mais aprofundados nesta área. Também pode fazer os mesmos tratamentos da esteticista, mas tem competências para procedimentos mais complicados como por exemplo a eletroterapia.

Quais as suas funções

Como já vimos, o trabalho dos profissionais de Cosmetologia pode ser muito abrangente, pelo que implica várias funções.

Mas, de modo geral, podemos dizer que tem as três seguintes funções principais:

  • Estética – quando trata da aparência e da beleza da pessoa.
  • Proteção – sempre que tenta proteger a pele ou os cabelos de fatores externos, como por exemplo, da radiação, do calor e do frio.
  • Correção – em casos onde procura corrigir imperfeições.

Os Cosmetologistas precisam, deste modo, de ter saberes amplos e diferentes, indo desde o âmbito do Designer de Unhas até ao do Visagista e do Hair Stylist.

Mas para lá disso também podem ter de trabalhar em laboratórios para criar e desenvolver cosméticos.

Além disso, podem fazer consultoria e pesquisa de mercado numa função mais comercial.

Continua a ler para descobrires mais sobre a profissão…

Saídas no Mercado de Trabalho

Como já leste acima, há muitas áreas onde um Cosmetólogo pode trabalhar. Assim, além dos laboratórios de cosméticos e até de farmacêuticas, podem encontrar emprego em clínicas de estética e salões de beleza.

Mas podem trabalhar ainda em SPAs, termas e cabeleireiros, bem como em academias e até em empresas de consultoria estética.

Outra forma de entrar na profissão é abrindo um espaço próprio, oferecendo cuidados diferenciados. É uma ótima forma de ganhar à concorrência. Esta pode ser uma boa opção, mas exige capital inicial e capacidades de planeamento, marketing e gestão.

Como entrar na carreira de Cosmetologista

São vários os caminhos para começar uma carreira nesta área. O mais fácil passa por tirar uma formação adequada, pois precisas de ter conhecimentos específicos.

Para trabalhar em alguns locais podem pedir-te uma Carteira Profissional que só se consegue fazendo um curso certificado.

A experiência é outro fator importante, mas para isso precisas de começar por fazer um estágio ou por trabalhar como aprendiz. Assim, poderás acumular conhecimentos e prática que te servirão para iniciares uma carreira na área.

Outras mais-valias são ter uma apresentação cuidada, bem como uma boa capacidade de comunicação.

Além disso, a simpatia e o gosto por pessoas e por atender o público são sempre essenciais, tal como ter horários flexíveis.

Onde estudar para Cosmetologista

Há diversos cursos que se podem tirar na área da Cosmetologia e da Estética. O habitual é começar por um curso técnico ou profissional de nível médio, mas também há formações mais avançadas e até MBAs e pós-graduações.

O conselho que te damos é que procures um curso de nível IV que é aceite em vários países da União Europeia. Assim, terás mais possibilidades de emprego, incluindo o estrangeiro, onde se ganha sempre mais dinheiro.

Espreita de seguida alguns cursos que te podem interessar…

Portugal:

Brasil:

Agora que sabes o que faz um Cosmetologista e o que é esta profissão, tens tudo o que precisas para decidir se é o que queres para o teu futuro. Acreditas que podes ter sucesso nesta profissão? Então, investe numa boa formação, aplica-te e tem muito sucesso.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top