Animador 3D

Animador 3D

Resumo da profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Geometria Descritiva Informática Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

Um Animador 3D é um profissional que cria modelos digitais em três dimensões, tanto numa perspetiva artística como informativa. Assim, podem trabalhar nas áreas do cinema e da televisão, ou ainda no mundo dos videojogos e da publicidade.

A Animação 3D é uma área que oferece muitas possibilidades e que tem muito espaço para crescimento. Esse processo passa por modelar formas tridimensionais, usando plataformas digitais, para dar “vida” a personagens e planos de fundos.

Esse trabalho implica lidar com softwares adequados, misturando capacidades técnicas e gráficas com competências artísticas. Além disso, implica também uma boa dose de imaginação.

O Animador 3D pode criar efeitos visuais e personagens animadas para videojogos, televisão, cinema ou outros canais de comunicação.

Há alguns profissionais que escolhem especializar-se em cenários, por exemplo, no âmbito de filmes de animação. Mas também há os que optam por se dedicar ao design de videojogos. Contudo, há diversas possibilidades.

Segue a leitura para saber tudo dessa profissão…

O que faz um Animador 3D

O trabalho de um Animador 3D pode confundir-se como o do Designer Multimédia / Designer Multimídia em certa medida. Assim, cabe-lhe criar figuras animadas e gráficos em movimento, recorrendo a ilustrações de computador e a programas de software adequados.

Nas suas tarefas diárias, um Animador 3D passa uma boa parte do seu tempo a fazer pesquisas para os seus projetos, pois precisa de obter inspiração.

Depois disso, desenvolve essas ideias num storyboard, onde cria modelos funcionais para implementar a Animação 3D.

Contudo, o seu trabalho também envolve falar com clientes e com outros profissionais que podem incluir o Programador de Videojogos, o Modelador 3D e o Diretor de Animação, entre outros.

Assim, quem opta por esta profissão precisa de ter boas capacidades para trabalhar em equipa. Mas também tem de saber ouvir para conseguir chegar ao resultado pretendido.

A atenção aos detalhes é outra característica obrigatória para um Animador 3D, pois a boa capacidade de observação é essencial.

Além disso, tem de ter um bom domínio da comunicação para conseguir transmitir mensagens através de conceitos visuais. A par disso, deve ter habilidades artísticas e de computação.

O trabalho destes profissionais pode ser visto em longas-metragens e curtas-metragens, desenhos animados, videojogos e anúncios publicitários, entre outros.

Quais as suas funções

O Animador 3D trabalha em mundos virtuais e, portanto, precisa de ter muita imaginação. O seu papel é dar vida a personagens e a ambientes, com o intuito de criar uma história ou de passar uma determinada mensagem.

Contudo, esse trabalho tem várias camadas de atuação, pelo que o Animador 3D desempenha funções como as seguintes:

  • Criar personagens, objetos e planos de fundo
  • Desenhar storyboards a partir de um guião
  • Transformar storyboards em sequências animadas
  • Animar personagens, criaturas, adereços, veículos, armas e objetos
  • Fazer ilustrações
  • Integrar sons e diálogos com as imagens
  • Adicionar efeitos sonoros à animação
  • Trabalhar com programadores em problemas de software e de design
  • Seguir as instruções de designers e Desenvolvedores
  • Gerir arquivos, bibliotecas de imagens e de documentação
  • Cumprir prazos e seguir gráficos de planeamento
  • Calcular e inserir algoritmos para renderizações finais.

Além de tudo isso, o Animador 3D precisa de dominar várias ferramentas e softwares, por exemplo, o MotionBuilder, o LightWave, o Maya e o 3D Studio Max, entre outros.

Quanto ganha um Animador 3D

A área da Animação 3D é promissora em termos de oportunidades de carreira. Repara que o mercado ainda busca profissionais nesta área e, portanto, os salários podem ser interessantes.

Os Animadores 3D ganham, em média, mais do que os profissionais de Design e das Artes Visuais. Contudo, os salários podem variar muito, conforme a área de atuação, ou ainda em função da experiência e do grau de formação.

Assim, antes de pensares em quanto vais ganhar nesta área, o ideal é que procures a melhor formação possível, bem como acumular experiências de trabalho ou estágios profissionais. Isso será fundamental para reforçares o teu potencial e, logo, ganhares um pouco mais.

Saídas no Mercado de Trabalho

Há várias saídas possíveis para quem quer trabalhar em Animação 3D, a começar pela indústria dos filmes e da produção de vídeos. Mas, para lá disso, até podem trabalhar em agências de comunicação e de publicidade ou em empresas de design gráfico.

Assim, o Animador 3D pode ser contratado por:

  • Canais de televisão
  • Produtoras de cinema de animação
  • Empresas de videojogos
  • Agências de comunicação e publicidade
  • Produtoras multimédia
  • Empresas de design
  • Organismos públicos.

Além destas, outra via de trabalho possível é o ensino, por exemplo, em universidades e escolas profissionais.

Portanto, trata-se de uma área com boas possibilidades de empregabilidade, até porque ainda há falta de Animadores 3D no mercado.

A expetativa é que a procura por estes profissionais aumente ainda mais nos próximos anos. Isto estará relacionada com uma contínua demanda por mais efeitos visuais extraordinários e realistas nos videojogos, na televisão e no cinema.

Mas também no setor do Web Design e Multimédia deverá haver maior necessidade de Animadores 3D.

Como entrar na carreira de Animador 3D

O primeiro passo para ser Animador 3D passa por fazer uma formação adequada.

Há tanto cursos superiores como profissionais e/ou técnicos que te podem preparar. Mas a tua escolha deve depender do teu perfil. Só tens de saber se preferes um percurso mais académico ou mais focado numa aprendizagem prática.

Depois de conheceres a teoria e a prática da Animação 3D, precisas de construir um portefólio de trabalhos.

Desse modo, conseguirás mostrar aos teus potenciais empregadores o que consegues fazer e isso é muito mais eficaz do que apenas falar das tuas competências e capacidades.

Esse portefólio pode ser conseguido através de trabalhos autodidatas, apenas para teu prazer e experimentação. Mas também deves tentar obter experiência profissional concreta, por exemplo, através de estágios.

Contudo, ainda podes acumular experiência e conhecimento através de trabalhos freelancers.

Além de tudo isto, o Animador 3D deve dominar uma série de técnicas e de saberes, tais como:

  • Experiência em modelação 3D
  • Conhecimentos dos vários géneros e estilos de animação
  • Excelente domínio da luz, sombras e texturas
  • Conhecer técnicas de animação, design gráfico e computação gráfica
  • Saber de cinematografia, narrativa interativa e arte gráfica
  • Domínio da linguagem visual (incluindo perspetiva, cor e composição) 
  • Compreensão básica de anatomia, por exemplo, dos movimentos de humanos e animais
  • Saber algo sobre leis da Física (por exemplo, gravidade e aceleração)
  • Entender de rigging de personagem.

Que qualidades deve ter um Animador 3D?

Contudo, para lá de tudo isso, também tens de ter algumas características particulares, nomeadamente as seguintes:

  • Muita imaginação e criatividade
  • Grande capacidade artística
  • Habilidade para visualizar interações 3D a partir de esboços
  • Ótimas capacidades de comunicação
  • Conseguir trabalhar sob pressão e com prazos apertados.

Onde estudar para Animador 3D

Não existe um curso único que te leve a ser Animador 3D. Claro que o caminho mais óbvio é estudar Animação 3D e existem vários cursos nesta área, entre formações universitárias a profissionais e/ou técnicas.

Contudo, também podes enveredar na profissão estudando áreas como computação gráfica, design gráfico e artes visuais. Tudo depende do teu perfil enquanto estudante e enquanto pessoa. O que é importante é escolher a opção mais motivante!

Mas, para te ajudar, vamos deixar-te algumas opções de cursos que podem ser do teu interesse…

Portugal:

Brasil:

Agora que já sabes o que é um Animador 3D e o que é preciso para entrar nesta profissão, achas que tens o que é preciso para triunfar nesta área? Se estás decidido, estamos certos de que terás muito sucesso.

Mas se continuas com dúvidas, aproveita para fazer Testes Vocacionais para encontrares o caminho certo para o teu futuro!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top