Animador Turístico

Animador Turístico

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física História História da Cultura e das Artes Línguas Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Espanhol, Francês, Inglês, Português

O animador turístico planeia e desenvolve atividades recreativas e de lazer em pontos turísticos. Sem dúvida, ele é muito importante na realização de projetos de animação e disponibilizar momentos de entretenimento é essencial para cativar mais e mais turistas.

Esta é uma profissão muito interessante para quem gosta de trabalhos mais ativos, ao ar livre e que envolvam o contacto com várias pessoas.

Se esse é o teu caso, então estás no sítio certo! Neste artigo, vamos dar-te a conhecer a carreira de animador turístico.

Vais descobrir, entre outras coisas, como é o seu dia a dia de trabalho, quais as saídas profissionais, assim como outras informações úteis para alcançares o sucesso nesta profissão.

Vens connosco?

O que faz um Animador Turístico?

O animador turístico planeia e coordena atividades de animação/recreação em pontos turísticos (públicos e privados), as quais são desenvolvidas para turistas. O objetivo principal é que os visitantes do local fiquem com uma boa imagem e queiram voltar mais vezes, aumentando a riqueza da cidade ou espaço comercial.

Sendo assim, podemos dizer que ele tem um papel muito importante no desenvolvimento de uma região e/ou estabelecimento comercial. Com as atividades que planeia, ele é capaz de atrair mais visitantes/clientes, assim como fidelizar os turistas.

Para teres sucesso nesta profissão, tens de reunir alguns requisitos, entre eles:

  • Saber distinguir o papel do animador e do turista – Os turistas e visitantes não gostam todos do mesmo, da mesma forma que o animador pode ter gostos distintos dos turistas. Por isso, é importante que tu, enquanto animador, consigas planear uma série de atividades que possam cativar os turistas (mesmo que estas não sejam as tuas preferidas).
  • Conhecer diferentes brincadeiras e jogos de grupo – As atividades turísticas são feitas em grupo. Assim, quanto mais atividades em grupo conheceres, mais ofertas podes dar aos turistas.
  • Ser líder – Esta é uma das características mais importantes. Como vais fazer atividades em grupo, tu serás o líder da equipa. Por isso, ter perfil de liderança é imprescindível. Terás de motivar o grupo e ajudá-lo a ultrapassar os seus limites (inclusive os limites na comunicação).
  • Ser inclusivo – Não há uma pessoa igual à outra e, quando estamos a liderar um grupo, devemos ter atenção a elementos que possam estar a ter mais dificuldades de integração. O animador turístico tem de integrar todos no grupo e promover as mesmas oportunidades a todos os integrantes.

Quais as suas funções

Como dissemos, o animador turístico tem como principais funções planear e coordenar atividades de animação em pontos turísticos, com o intuito de atrair mais turistas e visitantes ao local.

As atividades desenvolvidas podem ser muito diferentes, dependendo da empresa para a qual trabalha. Estas podem ser culturais, desportivas, lúdicas, com intuito de convívio ou de formação.

Caso esteja a trabalhar como animador ou recreador de hotel, pode planear atividades aquáticas na piscina, jogos de futebol, ou jogos de cultura geral, por exemplo.

No entanto, se estiver a trabalhar para uma instituição pública, pode planear visitas a pontos turísticos, atividades em parques naturais, entre outras.

Assim, antes de escolhermos o que vamos apresentar aos turistas, temos de analisar o nosso público-alvo e perceber quais as atividades podem ser feitas.

Se estivermos com um grupo de famílias com filhos, por exemplo, fazer um workshop de maquilhagem infantil pode ser uma boa ideia. Mas se estivermos com um grupo cuja faixa etária é sénior, se fizermos um torneio de jogos de cartas, ou um concurso de dança, é uma escolha mais acertada…

Conhece também a carreira de Animador Cultural

Saídas no Mercado de Trabalho

Os turistas estão cada vez mais exigentes e a presença do animador turístico tem ganhado uma importância cada vez maior. Hoje, encontramos ofertas de trabalho em diferentes espaços, como, por exemplo:

  • Empresas de cruzeiros
  • Hotéis, resorts e alojamentos rurais
  • Parques temáticos
  • Parques de campismo
  • Instituições públicas

Embora a procura por parte das empresas tenha crescido, devemos dizer que este é um trabalho (regra geral) sazonal. Ou seja, a maior parte das empresas contrata apenas para os meses de verão.

Por isso, se estás a pensar seguir esta carreira, deves ter este fator em consideração. A vantagem é que recebes muito melhor nos meses em que trabalhas e podes sempre conseguir outra ocupação nos restantes meses do ano.

Ainda não sabes se esta é a profissão certa para ti? Então usa o nosso Simulador!

Como entrar na carreira de Animador Turístico?

Se queres seguir a profissão de animador turístico, deves procurar uma formação em animação sociocultural ou em educação física.

A escolha do curso deve ser feita mediante o que pretendes fazer. Se quiseres trabalhar em instituições públicas, o curso de animação sociocultural é mais adequado. Mas se quiseres trabalhar num resort ou hotel, o curso de educação física é melhor.

Além do curso, tens de reunir algumas qualidades individuais, entre as quais podemos destacar, por exemplo:

  • Boa comunicação
  • Criatividade
  • Dinamismo
  • Perfil de liderança
  • Organização
  • Tolerância
  • Simpatia
  • Bom humor

Faz os nossos Testes e descobre outras profissões!

Onde estudar para Animador Turístico?

Como vimos, para seguires a carreira de animador turístico deves optar pela formação em educação física e/ou animação sociocultural. Para te ajudarmos, deixamos aqui alguns cursos que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Se queres ser um animador turístico de sucesso, então não deixes de procurar uma boa formação e não deixes de procurar alargar os teus conhecimentos ao longo da tua carreira. Com toda a certeza, o futuro reserva-te muitas alegrias e concretizações. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que conquistes todos os teus sonhos.

Partilhar Post

1 comentário em “Animador Turístico”

  1. Avatar
    Paulo Meque Massora

    Por acaso eu sou estudante da escola superior da hetelaria e turismo faço curso de animação turística gostaria de saber tudo antes, tenho dificuldades de idiomas só falo português

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top