Árbitro

árbitro

Resumo da profissão

Modalidades:

Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física

Idiomas:

Inglês, Português

O árbitro (também chamado de juiz no Brasil) é um profissional de desporto, conhecedor das regras do jogo, que garante a justiça e a segurança de todos os atletas ao acompanhar atentamente a partida. É, portanto, uma peça fundamental em qualquer desporto e competição.

Esta profissão é perfeita para todos os amantes de desporto, mas que são mais atraídos pelas regras do jogo e pela justiça dentro da competição do que propriamente por entrar em “campo”.

Se gostas de desporto e o papel de árbitro te atrai, então este artigo foi feito para ti! Aqui vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta carreira e o que tens de fazer para entrares nesta profissão com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Árbitro?

Os árbitros são uma peça essencial em muitos desportos e competições desportivas. Desempenham um papel importante, apesar de muitas vezes negligenciado, ajudando a garantir a justiça e a segurança dos jogadores através de um acompanhamento atento do jogo.

Tipicamente os árbitros são indivíduos altamente treinados que conhecem e compreendem a fundo as regras do jogo que estão a arbitrar.

Durante o jogo/competição, estes profissionais são os grandes responsáveis por fazer cumprir as regras, parar as faltas, informar os atletas quando cometem infrações, e reiniciar o jogo no campo após uma paragem.

Os árbitros usam o seu julgamento imparcial para avaliar as situações e tomar decisões, uma vez que o seu objetivo é promover o “jogo limpo”.

Ser um árbitro não é fácil. Deves estar sempre alerta e consciente, assegurando que os jogadores e treinadores obedecem a todas as regras. O teu trabalho é detetar faltas e assegurar que não são feitas jogadas ilegais durante o jogo.

Além disso, deves ser imparcial e ter a coragem de tomar decisões difíceis sem medo de represálias. Lembra-te que os melhores árbitros não tomam partido de um jogador ou equipa. Eles arbitram de forma justa, aplicando as regras estabelecidas e mantendo-se atentos à segurança dos jogadores.

Com toda a certeza, os árbitros precisam de ter determinação, disciplina e dedicação para conseguirem fazer um bom trabalho e para que o jogo/competição decorra da melhor forma, até porque essa é a responsabilidade deles!

Quais as suas funções

O papel de um árbitro é importante em qualquer evento desportivo. Atuando como um mediador imparcial, este profissional tem como principal função assegurar que os jogadores e treinadores seguem as regras do jogo e cooperam uns com os outros durante os eventos.

Este profissional tem de dirigir, fiscalizar e aplicar as sanções adequadas aos atletas durante os jogos/competições.

Especificamente, os árbitros fazem cumprir as regras de jogo, regulam/autorizam as substituições de atletas, confirmam pontuações com colegas oficiais em momentos chave do jogo, adjudicam faltas ou penalidades cometidas por qualquer uma das equipas, e ajudam globalmente a manter a ordem entre os jogadores, para que estes possam desfrutar ao máximo da sua experiência desportiva, ao mesmo tempo que atuam de forma competitiva.

Os árbitros são fundamentais para garantir que os desportos decorrem de forma justa, e os seus deveres devem ser levados a sério e tratados com integridade. Sem eles nas competições e jogos, seria difícil fazer cumprir as regras e regulamentos dos desportos profissionais.

Tipos de Árbitros

Existem vários tipos de árbitros que podem assegurar um julgamento imparcial durante um jogo/competição.

O árbitro principal atua como a única figura de autoridade, fazendo chamadas e supervisionando os outros árbitros para o evento. Outros árbitros podem especializar-se em certas áreas de um desporto, como os árbitros de futebol ou os árbitros de basebol, por exemplo.

Os jogos de nível profissional dependem, muitas vezes, de mais do que um tipo de árbitro para registar com precisão cada momento de todos os ângulos, como os árbitros de linha e os árbitros auxiliares, por exemplo.

Saídas no Mercado de Trabalho

O árbitro pode atuar em diferentes desportos e competições, dependendo da sua especialidade. Sem dúvida, a arbitragem pode ser uma carreira emocionante e gratificante para muitas pessoas.

Se quiseres seguir esta profissão, podes trabalhar em clubes desportivos amadores locais, escolas secundárias, universidades e ligas profissionais de todo o mundo.

No entanto, lembramos que qualquer membro da equipa de arbitragem desempenha um trabalho autónomo para as entidades organizadoras das diferentes competições, recebendo por jogo arbitrado e sem um salário fixo ou contrato de trabalho.

Em Portugal, os árbitros desportivos, mesmo os que trabalham em competições profissionais, precisam ter uma outra carreira, até porque ainda não temos um regime de profissionalização para a profissão de árbitro.

Trabalhar como árbitro pode proporcionar oportunidades únicas de ver o mundo, conhecer pessoas interessantes e ganhar uma experiência única. Além disso, vais ter a oportunidade de ver equipas e atletas a competir com integridade.

Como entrar na carreira de Árbitro?

A arbitragem de um jogo pode ser uma experiência incrivelmente gratificante. É uma ótima forma de te manteres ativo no desporto que amas, construir relações com os jogadores e treinadores, e aumentar a tua autoconfiança.

Tornares-te um árbitro qualificado envolve teres aulas sobre as leis do jogo e técnicas de arbitragem. Depois disso, é apenas uma questão de arbitrar regularmente os jogos para te tornares experiente neste ofício.

Cada encontro irá desenvolver os teus conhecimentos, ensinar-te mais sobre o jogo, e dar-te uma maior apreciação das regras. A arbitragem acaba por ensinar o respeito pelos colegas de equipa de ambos os lados – compreendendo a importância de permanecer imparcial e, ao mesmo tempo, encorajar o desportivismo.

No Brasil, embora não se exija uma qualificação específica para arbitrar um jogo (de acordo com o Art. 13 da Lei 9.307), se queres ter boas chances de ser aceite como árbitro tens de ter conhecimentos sólidos de arbitragem.

Portanto, deves procurar cursos e especializações em arbitragem do desporto em que queres atuar, assim como é aconselhável que mantenhas sempre os teus conhecimentos atualizados.

Onde estudar para Árbitro?

Se queres seguir a profissão de árbitro, então deves procurar uma formação em arbitragem. Tendo em conta que as regras divergem de desporto para desporto, deves procurar uma formação específica nos desportos em que queres arbitrar.

Aqui deixamos-te algumas opções interessantes.

Portugal:

Brasil:

A arbitragem pode ser uma excelente maneira de te manteres envolvido no desporto que adoras, ao mesmo tempo que ganhas algum dinheiro extra. Apesar da grande responsabilidade desta profissão, também pode ser muito gratificante. Se estás interessado em ser árbitro, certifica-te de que tens os conhecimentos adequados antes de assumires esta função. Nós desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *