Armador de Ferro

Armador de Ferro

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O armador de ferro, ou armador de ferros (como também pode ser chamado), é a pessoa que monta toda a estrutura de ferro antes de ser colocado o cimento, concreto ou outros materiais.

Este é um profissional essencial em qualquer obra, até porque é ele que faz a estrutura das instalações a serem construídas. Por isso, esta é uma profissão de grande responsabilidade e aqueles que querem seguir esta carreira devem estar cientes disso mesmo.

Não é um trabalho que se possa fazer de “ânimo leve”, principalmente porque a vida de outras pessoas pode estar nas nossas mãos.

Se estás interessado em seguir a profissão de armador de ferro, então lê este artigo, pois vamos contar-te tudo o que precisas saber. Vais descobrir o que faz um armador de ferros, quais as funções que tem no seu dia a dia, como está o mercado de trabalho e também o percurso que terás de fazer para entrar nesta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Armador de Ferro?

O armador de ferro, também conhecido como ferreiro, é a pessoa que faz armaduras para betão armado e é responsável por montar essas estruturas, as quais receberão depois outros materiais, como cimento e concreto, por exemplo.

Este profissional é a pessoa que faz o “esqueleto” das obras e, portanto, ele deve executar as suas tarefas com muito cuidado e sentido de responsabilidade. Além disso, é preciso ter muita atenção às normas de segurança e às normas técnicas ao longo de todo o processo de construção.

Além de construir as estruturas de lajes, ele também é a pessoa que constrói as estruturas de pilares, vigas, entre outros elementos de fundação de um projeto.

Ainda não sabes se esta é a profissão certa para ti? Não deixes de fazer os nossos testes vocacionais!

Quais as suas funções

O armador de ferro, ou ferreiro, tem como principais funções e tarefas:

  • Escolher os varões a serem usados para montar a estrutura
  • Cortar e curvar os varões, seguindo sempre as especificações técnicas
  • Montar os varões e ligá-los com arame (pode ser feito através de soldadura ou de “gatos”)
  • Montar os varões em cofragens
  • Fazer redes metálicas para reforçar o betão

Como esta é uma profissão de grande responsabilidade e com certo grau de risco, é importante que todos os armadores de ferro sigam as normas de saúde, higiene e segurança no trabalho.

A segurança deve ser um elemento central em qualquer obra, até para preservar os profissionais que estão a trabalhar no local. Felizmente, os avanços da tecnologia vieram ajudar neste quesito.

São muitas as tecnologias hoje que melhoram a segurança de todos os trabalhadores numa obra e, sem dúvida, o armador de ferro é um dos profissionais que mais se beneficia delas.

Saídas no Mercado de Trabalho

O armador de ferro encontra hoje um mercado de trabalho favorável, não só porque existem muitas obras a decorrer, mas também porque existe falta destes profissionais, principalmente com experiência ou com cursos especializados que os capacitam para trabalhar numa obra.

Sendo assim, se queres seguir esta carreira, encontras excelentes oportunidades de trabalho, principalmente se tiveres uma boa formação ou experiência no mercado de trabalho.

O desemprego é um cenário que passa longe dos armadores de ferro, o que pode ser um grande estímulo para aqueles que ainda não sabem ao certo o que seguir mas sentem vontade em trabalhar na área da construção civil.

Como entrar na carreira de Armador de Ferro?

Se queres seguir a profissão de armador de ferro, ou ferreiro, o nosso conselho é que procures uma formação na área. Esta profissão não é assim tão simples, e a responsabilidade é muito grande. Portanto, é importante que saibas exatamente o que tens de fazer, e como fazer.

Uma formação profissional vai dar-te os conhecimentos que precisas para atuar em segurança e da forma correta. Como profissional sem experiência, esta formação é essencial para conseguires uma boa oportunidade de emprego. Então, não hesites em estudar um pouco mais e aprender mais sobre este ofício importante.

No Brasil, são poucos os profissionais que têm uma formação ou um curso especializado e a maioria dos armadores de ferro aprenderam a profissão com outros profissionais mais velhos. No entanto, hoje já existem cursos especializados de curta duração e que são focados nesta profissão. Por isso, não deixes de ver os cursos disponíveis antes de procurares emprego.

Mais do que conseguires melhores oportunidades no mercado de trabalho, esta formação é essencial para que a construção civil cresça continuamente e se torne ainda mais eficiente.

Onde estudar para Armador de Ferro?

Portugal:

Brasil:

A profissão de armador de ferro não é muito conhecida, mas a verdade é que esta é essencial para que as construções aconteçam. Sem dúvida, este é um cargo de grande responsabilidade e um dos que têm mais destaque nas obras. Se estás interessado em seguir esta carreira, então não deixes de procurar uma formação. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top