Armador e Montador de Cabos Metálicos

armador e montador de cabos metálicos

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Educação Física Matemática Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O armador e montador de cabos metálicos é o trabalhador que monta e ajusta os cabos metálicos na construção de várias estruturas, como, por exemplo, pontes, aparelhos de elevação ou teleféricos.

Este é um armador de ferro especialista em cabos metálicos. Embora não tenha tanta procura no mercado de trabalho, ainda assim é uma profissão que oferece boas oportunidades de emprego, até porque não existem muitas pessoas a seguirem esta carreira.

Embora não seja um trabalho fácil, é também muito recompensador. Quando vemos um edifício ou estrutura concluídos e sabemos que tivemos parte essencial no processo, conseguimos perceber que somos imprescindíveis para a sociedade.

É por essa razão que não existe uma profissão melhor do que a outra. Todas elas são importantes e essenciais para que tudo o que vemos à nossa volta funcione.

Se és uma pessoa bastante ativa e procuras um trabalho que te permita andar sempre de um lado para o outro, sem uma rotina de escritório, então esta pode ser aquela que tanto procuravas!

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para entrar na carreira de armador e montador de cabos metálicos com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Armador e Montador de Cabos Metálicos?

O armador e montador de cabos metálicos é responsável por montar e ajustar cabos metálicos usados na aplicação de pré-esforço. Estes são essenciais na construção de diferentes estruturas e edifícios, como, por exemplo, pontes, aparelhos de elevação e teleféricos.

Para executar este trabalho, é preciso ter conhecimentos de desenhos técnicos, pois todo o trabalho é feito a partir da leitura e interpretação dos desenhos técnicos, assim como de especificações técnicas.

Como este é um trabalho que envolve sempre um certo risco, é fundamental que os trabalhadores cumpram todas as regras e normas de segurança, saúde e higiene no trabalho.

O uso dos equipamentos de proteção individual é essencial para garantir o bem-estar e a segurança dos trabalhadores envolvidos.

Para saberes um pouco mais sobre o dia a dia deste trabalhador, vamos ver agora algumas das funções principais do armador e montador de cabos metálicos.

Ainda não tens certeza se esta é a profissão certa para ti? Então experimenta os nossos Testes Vocacionais!

Quais as suas funções

O armador e montador de cabos metálicos tem como função principal a montagem e o ajuste dos cabos metálicos, os quais são essenciais à aplicação de pré-esforço na construção de teleféricos, pontes, aparelhos de elevação, entre outras estruturas.

Para que este trabalho seja feito, este trabalhador tem também outras funções, como, por exemplo:

  • Ler e interpretar desenhos técnicos
  • Ler e interpretar especificações técnicas
  • Fixar os cabos metálicos segundo o tipo de montagem
  • Elevar e montar os equipamentos em teatros, cenários de filmagem, por exemplo
  • Escolher os cabos metálicos de acordo com o projeto

Descobre também a profissão de Serralheiro Civil

Saídas no Mercado de Trabalho

O armador e montador de cabos metálicos trabalha, na maior parte das vezes, na área da construção civil. Mas também pode trabalhar noutros setores que necessitem da montagem de cabos, como na área do cinema e teatro, por exemplo.

Embora não seja uma das profissões com mais saídas profissionais, a verdade é que o mercado de trabalho oferece boas possibilidades para aqueles que seguem esta carreira. Como existem poucos profissionais qualificados, as empresas estão sempre à procura de jovens que queiram investir numa boa formação.

Por isso, se ficaste interessado nesta carreira, podes ficar tranquilo, pois não será difícil conseguires uma oportunidade de trabalho.

Como entrar na carreira de Armador e Montador de Cabos Metálicos?

Para seguires a profissão de armador e montador de cabos metálicos, embora não seja uma exigência, o melhor é fazeres um curso de armador. Pode parecer estranho, mas a verdade é que não é um trabalho assim tão simples e envolve grande responsabilidade.

Um curso pode, sim, fazer toda a diferença, não só porque vais adquirir conhecimentos importantes, como também te vai abrir muitas portas no mercado de trabalho.

Em Portugal, assim como no Brasil, são muito poucos aqueles que têm uma formação na área. A maior parte dos armadores e montadores de cabos metálicos aprenderam a profissão na prática, com outros profissionais mais experientes.

É claro que começaram como aprendizes, até serem capazes de exercer esta profissão com confiança. Se não quiseres fazer uma formação, este será o caminho a seguir. Mas se tiveres um curso, poderás começar a trabalhar já como armador e montador de cabos metálicos.

Onde estudar para Armador e Montador de Cabos Metálicos?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de seguir a profissão de armador e montador de cabos metálicos? Então não deixes de procurar um curso que te dê bons conhecimentos e te ajude a entrar no mercado de trabalho. Com toda a certeza, terás muito sucesso profissional!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top