Gestor de Turismo Rural

Gestor de Turismo Rural

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Economia Informática Línguas

Idiomas:

Inglês, Português

O Gestor de Turismo Rural é especializado na organização e no planeamento de todas as atividades relacionadas com esta área. Assim, trata tanto das questões do alojamento como das atividades de lazer relacionadas e de outros detalhes importantes. Mas vem descobrir tudo sobre esta profissão…

O Turismo Rural é uma das vertentes do Ecoturismo que continua a ter muito potencial. As pessoas procuram, cada vez mais, fugir ao rebuliço das grandes cidades. Assim, as zonas rurais são muito apelativas para passar férias ou fins-de-semana.

É, neste contexto, que um Gestor de Turismo Rural tem um papel essencial, não apenas para zelar por todos os aspetos relacionados com as estruturas de alojamento. Mas também para lidar com os hóspedes e para conseguir responder às suas necessidades e expetativas.

Portanto, um profissional desta área tem de ser muito organizado e metódico, além de revelar ainda competências para o negócio como o marketing. Todavia, também é essencial que tenha boas qualidades de comunicação e para se relacionar com os outros.

Há pessoas que acabam por enveredar por esta área para rentabilizar propriedades de família, por exemplo, a velha casa dos avós. Mas, para lá do lado afetivo, a profissão tem um lado muito prático e exige qualidades especiais.

Mantém-te por aí para conheceres tudo o que é preciso para trabalhar em Turismo Rural…

Quanto ganha um Gestor de Turismo Rural

É impossível estimar um salário médio para quem trabalha nesta área. Pois, por um lado, é uma profissão que depende muito da procura e, como em todo o tipo de turismo, há épocas altas e épocas baixas.

Mas, para lá disso, os rendimentos também dependem do tipo de Turismo Rural que se gere. Quem tem apenas uma unidade a seu cargo terá ganhos inferiores a alguém que seja responsável por vários alojamentos.

Atualmente, há cada vez mais empresas a formarem-se para agregarem várias unidades de Turismo Rural, o que complica o trabalho que é preciso realizar, mas também garante mais dinheiro.

Fica connosco para conheceres outros detalhes da profissão…

O que faz um Gestor de Turismo Rural

Para entender a Gestão de Turismo Rural, é boa ideia pensar no que faz um Gestor de Turismo. Este profissional tem de organizar planos de viagens, com rotas, eventos e atividades planeados. Portanto, trata das questões que facilitam a vida aos turistas.

No caso do Gestor de Turismo Rural, o foco é simplesmente na organização e no planeamento de todas as atividades relacionadas com as infraestruturas que tenha a seu cargo. Mas o trabalho também é abrangente.

Portanto, estes profissionais precisam de cuidar de todos os detalhes para o bom funcionamento dos alojamentos, desde organizar as limpezas até resolver eventuais avarias. Além disso, pode ainda ter de acolher os hóspedes, dando-lhes as indicações necessárias e funcionando como uma espécie de cicerone.

O seu papel é também esencial no âmbito da gestão das reservas e das questões práticas relacionadas com o negócio, designadamente pagamento de contas e passar faturas.

Mas pode ainda ter de gerir as redes sociais do alojamento e ainda fazer um pouco o papel de um profissional de Marketing Digital. Pois há estruturas que não têm condições para contratar pessoas para fazer este trabalho específico.

Assim, o seu dever é garantir o pleno funcionamento do negócio nas suas demais vertentes.

Continua a ler para saber mais…

Quais as suas funções

Um dos maiores problemas do Turismo Rural é o facto de muitos profissionais que atuam na área não terem formação especializada. Assim, há pormenores que acabam por causar má impressão nos turistas.

Um Gestor de Turismo Rural pode colmatar essas falhas, pois deve ter competências próprias para cativar os turistas.

Mais do que um organizador ou planeador, é alguém que precisa de ter uma visão alargada do negócio, pensando, por exemplo, em sustentabilidade e na valorização das tradições e costumes locais.

Assim, as principais funções deste profissional são as seguintes:

  • Gestão das reservas
  • Coordenação das equipas de limpeza e de manutenção
  • Planeamento e gestão de eventos e atividades de lazer
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Apoio à gestão financeira
  • Negociação com fornecedores e gestão de stocks
  • Serviços operacionais, por exemplo, no apoio a atividades
  • Promoção do Turismo Rural nas redes sociais
  • Atendimento a dúvidas de clientes/potenciais clientes
  • Representar o projeto em feiras e/ou eventos.

Fica connosco para saberes como podes começar a trabalhar nesta área…

Saídas no Mercado de Trabalho

O Turismo Rural continua a ter espaço para crescer, embora já haja muita oferta de alojamentos no mercado. Mas é por isso mesmo que é cada vez mais necessário o papel do Gestor de Turismo Rural.

Portanto, estes profissionais começam a ter mais oportunidades de emprego. As opções vão desde, por exemplo, empresas de Gestão de Turismo Rural até Câmaras Municipais, Regiões de Turismo ou Associações de Desenvolvimento Rural.

Também podem trabalhar em Agências de Viagens e em Operadores Turísticos vocacionados para a área do Turismo Rural.

Aquilo que é fundamental para começar é ter uma boa formação ou experiência na área.

Como entrar na carreira de Gestão de Turismo Rural

Muitas das pessoas que trabalham na Gestão de Turismo Rural começaram com as suas próprias casas ou com casas de família. Assim, aproveitaram o lado afetivo para arrancar uma carreira na área, acumulando depois a gestão de outros alojamentos.

Mas, atualmente, também já há várias formações de qualidade e, por isso, há quem esteja no setor através dos cursos que tiram.

Alguns desses cursos têm ligações a empresas e associações turísticas que podem abrir portas a estágios profissionais e, portanto, à entrada no mercado de trabalho.

A experiência é um fator importante para quem quer contratar Gestores de Turismo Rural, bem como a disponibilidade de horários para trabalhar aos fins-de-semana e o domínio de outras Línguas. Saber o Inglês falado e escrito é quase obrigatório.

Para lá disso, ter experiência em gestão de equipas, apresentação cuidada e facilidade de comunicação são outras mais-valias.

Anda connosco descobrir mais sobre como aprender a exercer esta profissão.

Onde estudar Gestão de Turismo Rural

A importância do Turismo para a economia em países como Portugal e o Brasil tem levado à criação de vários cursos de qualidade nesta área. Portanto, há diversas opções que deves considerar.

Por um lado, há cursos técnicos e até cursos online que são menos demorados. Mas também há cursos superiores e pós-graduações que exigem maior investimento de tempo e dinheiro. A escolha deve ser feita em função do futuro que queres seguir.

Assim, para gerir um alojamento rural na casa da tua avó, talvez não precises de uma formação tão completa. Mas se sonhas gerir vários espaços, o ideal é investir num curso mais complexo.

Deixamos-te aqui algumas possibilidades para te ajudar nessa escolha…

Portugal:

Brasil:

Agora que sabes como ser um Gestor de Turismo Rural, tens de perceber se é mesmo a profissão que queres abraçar. A Gestão de Turismo Rural exige muito trabalho e um gosto especial pela natureza e as pessoas. Portanto, pensa com cabeça e prepara-te bem para o futuro. Desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top