Artista de Foley

artista de foley

O artista de foley é um artesão do som. É ele que cria e recria os ruídos que se ouvem nos filmes, novelas, documentários, entre outras produções audiovisuais. A técnica de foley já foi criada nos anos 30 do século XX, mas ainda hoje é desconhecida da maioria das pessoas.

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Tipo de trabalho:
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Educação Física, Materiais e Tecnologias, Multimédia, Oficina de Artes
  • Idiomas: Português

Gostavas de trabalhar com áudio e com cinema ao mesmo tempo? Pois bem! Esta é uma das profissões mais importantes para garantir que o resultado final dos filmes, e outras produções, têm grande sucesso!

Como o som é um dos aspetos mais importantes nas produções audiovisuais, os artistas de foley tornam-se peças essenciais para garantir que as produções têm uma intensidade alta, com os sons bem feitos.

Não estamos a falar de bandas sonoras, nem de efeitos especiais. Falamos aqui de ruídos, como passos, portas a bater, golpes, entre outros. Como deves calcular, nenhum filme teria sucesso se esses sons não aparecessem, certo?

Pois é! Sem os artistas de foley estes sons não existiam da forma como os conhecemos!

Ficaste curioso em saber mais sobre o dia a dia deste profissional, não é mesmo?

Então vem connosco porque vamos contar-te o que faz o artista de foley, quais as funções que ele desempenha no dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, e todos os passos que tens que dar para entrar nesta carreira.

Acompanhas-nos nesta descoberta?!

O que faz um Artista de Foley?

O artista de foley é a pessoa especializada em criar os ruídos que ouvimos em filmes e outras produções audiovisuais, como jogos (games), por exemplo. Além de eles produzirem esses sons, também podem trabalhar na edição, sincronizando-os com as imagens.

Esta é uma técnica criada na década de 1930 por Jack Donovan Foley, daí o nome dado à profissão. Na época, estávamos a transitar do cinema mudo para o cinema falado e, por isso, foi preciso inserir ruídos nas longa-metragens, até porque não se conseguiam captar os ruídos nas gravações.

Trata-se de uma técnica simples para criar uma parte dos efeitos sonoros de uma produção audiovisual, como, por exemplo:

  • Golpes
  • Bater de portas
  • Passos
  • Objetos a partir
  • Abrir cofres e fechaduras
  • Entre outros

Basicamente, os artistas de foley passam as cenas do filme enquanto fazem os efeitos sonoros. Quando os efeitos estão criados, faz-se a sincronização com as imagens. Simples, não é?

Queres saber como se faz isso na prática? Então assiste a este vídeo! Vais poder ver como esta técnica é colocada em prática.

Quais as suas funções

A função do artista de foley é criar os ruídos para os filmes e outras produções audiovisuais. Todos os filmes precisam de alguns ajustes nos sons, especialmente os ruídos.

Por muito bom que tenha sido o trabalho dos operadores de som e do diretor de som, nunca se consegue gravar ruídos com a intensidade necessária.

O objetivo do trabalho dos artistas de foley é melhorar a qualidade dos sons gravados na fase da pós-produção.

Mas não são todos os sons! Os artistas de foley só trabalham os ruídos, como já pudemos ver no tópico anterior.

Os sons são gravados em estúdio e pretendem dar um maior realismo às cenas gravadas.

Para recriar os ruídos, o artista foley usa uma série de elementos e adereços, como, por exemplo:

  • Martelos
  • Sapatos de diferentes tipos
  • Portas
  • Sacos de areia
  • Diferentes tipos de piso
  • Entre outros

Saídas no Mercado de Trabalho

A procura de artistas de foley qualificados tem crescido muito nos últimos anos, muito pela crescente produção de videojogos. Este trabalho saiu das fronteiras do cinema e invadiu todas as produções audiovisuais, como novelas, documentários, programas de televisão e games.

Normalmente é um trabalho freelancer, ou seja, és contratado para fazer um serviço em particular. Como tal, tens de passar recibos verdes. É claro que esta é uma condição mais precária e mais instável do que os trabalhos com contrato de trabalho, mas também cobras mais por causa disso.

Como entrar na carreira de Artista de Foley?

Para se entrar na carreira de artista de foley não é preciso ter nenhuma formação específica. De facto, a maioria dos artistas aprendem na prática, com mentores que já atuam como artistas de foley há mais tempo. No entanto, pode ser bom ter uma formação em produção de áudio.

Também podes tirar um curso de produção de cinema ou TV. Nestes cursos aprendes o processo de pós-produção, incluindo a técnica de foley.      

Mas para se poder recriar os sons, não há nada como experimentar e colocar a “mão na massa”. É claro que é preciso ter-se muita criatividade, mas também um bom “ouvido”.

O ideal é começares por procurar emprego em departamentos de produção de som, ou então em estúdios de pós-produção. Eles podem dar-te a oportunidade que tanto procuras para começares a trabalhar como artista de foley.

O importante no mundo artístico é que consigas ter o máximo de conhecimentos possível. Conseguimos muitos trabalhos por referências, então quanto mais pessoas conheceres, maiores são as chances de conseguires novos trabalhos.

É claro que tens de dar o melhor de ti em todos os trabalhos, porque nunca sabes quais as oportunidades estão por trás deles!

Onde estudar para Artista de Foley?

Portugal:

Brasil:

Estavas à procura de uma profissão diferente e fora do comum? Ficaste super entusiasmado em tornar-te artista de foley? Então segue em frente! Estuda, pratica muito, experimenta novas coisas, e luta para teres o teu lugar no mercado de trabalho! A equipa do Guia das Profissões deseja-te os maiores sucessos!

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top