Trucador Cinematográfico

trucador cinematográfico

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O trucador cinematográfico é o profissional que faz trucagens óticas, ou seja, usa a técnica da trucagem para realizar efeitos de imagem.

Este profissional dos audiovisuais cada vez é menos procurado por causa da digitalização dos processos de pós-produção. No entanto, esta arte continua a ter o seu valor, principalmente no cinema.

Se gostavas de trabalhar em cinema, mas se preferes ficar por trás das câmaras, esta carreira pode ser aquela que tanto procuras. É verdade que não terás o reconhecimento do grande público, mas terás a certeza de que o teu contributo foi essencial para a produção.

Aqui, vais descobrir um pouco mais sobre a profissão de trucador cinematográfico. Vamos mostrar-te, por exemplo, o que faz este profissional, as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, entre outras informações úteis.

Vamos?

O que faz um Trucador Cinematográfico?

O trucador cinematográfico é o profissional da área do cinema que faz trucagens óticas. A trucagem é uma técnica usada em cinema para fazer efeitos especiais em imagens, principalmente em filmes de animação.

Estes efeitos são idealizados pelo realizador (diretor de cinema) e o trucador deve seguir as suas orientações para que o resultado seja o desejado. Para fazer as trucagens, usamos um equipamento chamado de truca.

Esta técnica envolve a gravação de objetos colocados na horizontal por uma câmara em posição vertical. Trata-se de uma técnica de efeitos especiais manual, sem recurso a computação gráfica.

Até à era digital, esta técnica era muito usada nas mais diferentes produções audiovisuais. No entanto, principalmente a partir dos anos 90, do século XX, as trucagens foram ficando cada vez mais escassas.

A computação gráfica trouxe muitas alterações ao mundo audiovisual e, hoje, a maior parte dos efeitos especiais são realizados em computador.

Apesar disso, não podemos negar a importância das trucagens óticas, até porque foram elas que nos permitiram trazer os sonhos e ilusões para o grande ecrã.

Podemos dizer que a trucagem ótica foi um marco para o cinema, quase que um divisor de águas. Antes da trucagem o cinema era documental. A partir da trucagem ótica, passam a ter produções diferentes, com recurso à ilusão.

Ainda não tens certeza se esta é a melhor profissão para ti? Então usa o nosso Simulador!

Quais as suas funções

O trucador cinematográfico, como vimos, é o responsável por realizar trucagens óticas. No dia a dia, ele conta com a ajuda do assistente de trucador, que apoia nas diversas tarefas.

Embora a trucagem ótica esteja em desuso na 7ª arte, alguns efeitos ainda são conseguidos a partir desta técnica, entre os quais destacamos, por exemplo:

  • Movimento reverso
  • Transição (fade in, fade out, wipe, fusão e viragem de página)
  • Mudança de sequência de quadros
  • Quadro congelado
  • Aceleração e desaceleração
  • Zoom
  • Composições de imagens com projeções diferentes

Para conseguir trabalhar com trucagem, este profissional tem de ter conhecimentos de efeitos especiais óticos, mas também dos equipamentos usados na trucagem.

Saídas no Mercado de Trabalho

O trucador cinematográfico trabalha no mercado audiovisual. Embora tenha sido um profissional altamente requisitado em todo o tipo de produções, atualmente ele tem vindo a ser substituído pelo editor de efeitos especiais, o qual faz os efeitos em computador, através de softwares próprios.

Apesar de menos procurado, ainda encontra oportunidades de trabalho razoáveis na área da animação, na qual as trucagens óticas ainda se fazem com regularidade.

Adoraríamos dizer que existem muitas vagas de trabalho, mas a verdade é que não existem assim tantas possibilidades. Apesar do mundo da animação ter visto um boom nos últimos anos, o recurso à trucagem ótica não é assim tão grande.

Queres descobrir outras profissões que se encaixem no teu perfil? Então, faz os nossos Testes!

Como entrar na carreira de Trucador Cinematográfico?

Se queres seguir a carreira de trucador cinematográfico, tens de adquirir conhecimentos em técnicas de trucagem. São poucas as formações nesta área, até porque os efeitos visuais passaram a ser feitos por computação gráfica.

Como tal, o nosso conselho é que procures um curso em after effects que possam incluir a técnica da trucagem como uma das aprendizagens.

Sabendo que não será fácil, talvez seja bom procurares trabalho como aprendiz de trucador. Assim, vais trabalhar de perto com esta técnica e vais aprendendo a manipular os equipamentos da melhor forma.

Existe ainda a possibilidade de pedires para fazer um estágio não remunerado com um trucador cinematográfico. Desta forma, as hipóteses de te abrirem as portas são maiores e terás o privilégio de aprender tudo o que precisas para entrar nesta carreira.

Onde estudar para Trucador Cinematográfico?

Não são muitos os cursos que te ensinam a técnica de trucagem. Como dissemos, a melhor opção que tens é tirar um curso em after effects. Aqui deixamos-te dois cursos online, disponíveis no Brasil e em Portugal, que te podem interessar.

Portugal e Brasil (online):

Gostavas de trabalhar como trucador cinematográfico? Se esse é o teu sonho, então luta por ele. Pode não ser um caminho fácil, nem rápido, mas quando gostamos de algo, devemos fazer tudo para o conseguir. Então, não desistas e segue em frente. Nós desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top