Vlogger

Vlogger

Resumo da profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Informática Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

Com toda a certeza já deves conhecer bem a profissão de Blogger, ou Blogueiro. Já há alguns anos que se conhece bem esta profissão. No entanto, a internet trouxe-nos uma nova carreira na área, a de Vlogger (também chamado de Videologger ou Vlogueiro).

Apesar da semelhança dos nomes, são profissões distintas e, por isso, iremos mostrar-te aqui tudo sobre esta nova carreira do mundo digital.

Para quem gosta de partilhar momentos, emoções e sensações, e para quem adora vídeo, esta pode ser uma profissão muito gratificante.

Sendo o vídeo uma grande tendência no mundo online, esta pode ser uma profissão de futuro, com grandes oportunidades de trabalho.

Neste artigo, vamos dar-te a conhecer tudo em torno do vlog e da profissão de Vlogger. Vais descobrir o que é o vlog, o que faz um profissional da área, as possíveis saídas no mercado de trabalho, assim como outras informações importantes para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vens connosco?

O que é Vlog?

Antes de olharmos para a profissão em si, é importante sabermos o que é um vlog. Este é um termo usado para videoblogue, ou seja, um blog em que o texto e as imagens não são o conteúdo rei, mas sim os vídeos.

Atualmente, os vídeos têm ganho cada vez mais relevância no mundo digital. Enquanto antes os textos e imagens “reinavam” no mundo da internet – tendo surgido a imagem do Blogger – hoje aposta-se muito mais em conteúdo em formato de vídeo.

Este formato permite transmitir o conteúdo que queremos com maior dinâmica e rapidez (elementos que hoje se valorizam cada vez mais).

Embora ainda existam muitas pessoas a viverem dos tradicionais blogs, assistimos a um crescimento muito rápido dos vlogs (muito também por causa das redes sociais, nas quais os vídeos ganham um espaço cada vez maior).

Sem dúvida, a maior plataforma de publicação destes vídeos é o YouTube. No entanto, existem muitas outras plataformas atualmente, nas quais os vloggers podem publicar os seus conteúdos, como a Vimeo, DailyMotion e as próprias redes sociais, como o Facebook, por exemplo.

O vlog é, portanto, um canal onde o profissional coloca todos os seus vídeos e o vai alimentando com conteúdos novos frequentemente.

Qual a diferença entre Vlog e Videocast?

O vlog é um local onde divulgamos vídeos, os quais são produzidos com regularidade e publicados frequentemente. Geralmente, a frequência de publicação dos vídeos é constante, criando uma certa periodicidade para que o público saiba exatamente quando novos vídeos são postados.

Os videocasts são conteúdos audiovisuais. No entanto, estes não são publicados com regularidade. São ferramentas usadas por Bloggers e por utilizadores da internet de forma esporádica, para enriquecer o conteúdo que já criam ou publicam.

O que faz um Vlogger?

O Vlogger, também chamado de Vlogueiro ou Videologger, é o dono de um canal de vídeo e é o criador dos conteúdos. Este profissional dedica-se a produzir vídeos para a internet, característica que o distingue do Videomaker.

Uma profissão também muito semelhante é a de YouTuber. O que diferencia o YouTuber do Vlogueiro é que o primeiro utiliza apenas o YouTube para partilhar os seus conteúdos, enquanto o Vlogger faz uso de diferentes plataformas, como o Facebook, DailyMotion, entre outras.

Os vídeos podem ser feitos sobre os mais diversos temas e é o Videologger que define quais os assuntos que irá abordar em cada um dos vídeos produzidos. Os daily vlogs são hoje muito populares. Estes são quase como um diário, no qual o Vlogger conta algumas histórias e acontecimentos pessoais com grande frequência.

Existem alguns Vlogueiros muito famosos atualmente, mas que começaram bem devagar, com a publicação dos seus vídeos através da plataforma YouTube. Um deles é o ator e humorista brasileiro Whindersson Nunes. Para teres uma ideia, ele foi considerado o segundo produtor de vídeos com maior influência a nível mundial.

Por curiosidade, deixamos-te aqui um dos primeiros vídeos publicados por este artista. Ora espreita!

Como ser um bom Vlogger?

Como pudeste ver no vídeo anterior, é possível começar uma carreira sem uma grande produção. No entanto, precisas ser criativo. Não basta fazeres vídeos e publicá-los num canal. É preciso que esses vídeos realmente tenham algo de inovador e que acrescentem às pessoas que estão a assistir.

Embora o que temos a dizer seja o mais importante, não podemos deixar de dizer que o mundo dos vlogs evoluiu muito e hoje existem produções altamente profissionais que podem “ofuscar” a concorrência.

Por isso, se quiseres investir a sério nesta profissão, terás de comprar bons equipamentos para a produção de vídeos, como uma câmara de filmar, microfones, luzes e refletores, softwares de tratamento e edição de imagens, entre outros.

Também é importante teres um local onde possas gravar os teus vídeos. Esse espaço tem de ser agradável e silencioso, para que a gravação não fique prejudicada.

A organização é uma característica muito importante para quem quer ser um Vlogger de sucesso. É preciso saber com antecedência os temas que serão abordados nos vídeos, quando estes vão ser publicados, qual a sua duração e o que precisarás para que estes sejam bem-sucedidos.

Como criar um bom Roteiro para um Vlog?

Como dissemos, o conteúdo dos vídeos é essencial para conseguirmos ter um vlog de sucesso. Esse conteúdo é construído a partir de um roteiro. Neste, deves incluir:

  • Cenas – Quais as cenas que vais ter durante o vídeo? O que vai acontecer em cada uma delas?
  • Cenário(s) – Onde se vão desenrolar as cenas? O que é preciso para compor o cenário? Serão precisas mais deslocações?
  • Diálogo / Falas – O que vai ser dito em cada uma das cenas?
  • Personagens – Quem vai participar nos vídeos? Podes fazer o vídeo sozinho ou terás de chamar mais pessoas para levar a cabo as cenas que criaste?
  • Banda sonora – Quais as músicas ou efeitos sonoros que vais usar como fundo no teu vídeo?
  • Informações adicionais – Existe alguma sugestão para os intervenientes no vídeo? Tens alguma ideia para a filmagem?

Antes de começares a filmar, é importante que tenhas todos estes elementos escritos e bem desenvolvidos. Esta forma de trabalhar é essencial para que o teu canal mantenha sempre o profissionalismo e a coerência.

Quais os melhores Temas para abordar num Vlog?

Assuntos atuais são sempre excelentes escolhas para um vlog, até porque as pessoas procuram muito no Google e no YouTube sempre que algo desperta o seu interesse, como uma notícia, por exemplo.

No entanto, não precisas estar restrito a assuntos atuais. A verdade é que o mundo é tão rico que as oportunidades na internet parecem não acabar!

Vejamos aqui alguns tipos de vlogs que têm excelentes resultados.

  • Study vlog – Também chamado de um vlog de estudos, este tipo de conteúdo tem tido uma excelente performance, até porque os estudantes são um público que utiliza muito a internet.
  • Vlog de futebol – O futebol é o desporto rei e não há como negar que existem milhões de fãs por todo o mundo. Para quem adora futebol, este pode ser um bom tema para criar um vlog.
  • Vlog de viagens – Fazes muitas viagens e adoras andar sempre com a mala feita? Então podes perfeitamente apostar num vlog sobre viagens. Quem não adoraria “viajar” contigo através de um monitor de computador?
  • Game vlog – O mundo dos gamers tem crescido imenso e os jogos de computador são, com toda a certeza, uma febre mundial. Se és um amante de jogos, então esta pode ser uma oportunidade para criares conteúdos.
  • Vlog de humor – Costumamos dizer que rir é o melhor remédio, e não podia ser mais verdade. Talvez por isso mesmo que os vlogs humorísticos têm tanto sucesso. Estes incluem paródias, sátiras, piadas… Se és um comediante, humorista (ou aspirante a isso), então podes começar por fazer um vlog.
  • Vlog de música – Quando queres ouvir uma música, ou saber algo sobre um artista, é muito provável que recorras ao YouTube, correto? Então percebes facilmente que este pode ser um universo muito atrativo para quem quer fazer uma carreira como Vlogger.

Quais as funções do Vlogger?

O dia a dia de um Vlogger é bastante atarefado, ao contrário do que possas imaginar. A criação dos roteiros é regular e deve ser pensada ao pormenor.

Do que vais falar no próximo vídeo? Como vais desenrolar as cenas para que o vídeo não fique demasiado longo e não muito curto? O que precisas para colocar as tuas ideias em prática? Estas são apenas algumas das perguntas que deves responder sempre que tens de criar um vídeo.

Além da criação do roteiro, tens de preparar o local da gravação do vídeo e todo o equipamento. Deves ter atenção também à maquilhagem, para que fiques com um aspeto profissional e sem brilhos (vale para homens também!).

Depois que o vídeo é gravado, chegou a hora de editar. Este é um processo que demora bastante tempo e requer muita paciência. Além de cortes e edição das imagens, tens de incluir bandas e efeitos sonoros, assim como transições entre as cenas.

Terminada a edição do vídeo, publicamos numa plataforma e divulgamos o vídeo. É importante que faças descrições otimizadas para os motores de pesquisa, de forma que o teu vídeo seja sugerido em pesquisas no Google, por exemplo.

As redes sociais são importantes veículos de comunicação e não te podes esquecer delas na hora de divulgares os teus conteúdos. Partilha nas redes certas para alcançares o teu público e conseguires novos seguidores.

Saídas no Mercado de Trabalho

O Vlogger é um profissional autónomo, ou seja, ele trabalha por conta própria. Por isso, se queres seguir esta carreira, serás o dono do teu trabalho e, consequentemente, responsável por tudo o que acontece.

Devemos dizer que não há um salário certo, nem te podemos dizer que vais ganhar rios de dinheiro. Na verdade, como qualquer carreira autónoma, o sucesso depende muito do teu talento, capacidades e habilidades.

A internet é um universo que traz inúmeras oportunidades, mas também devemos alertar para o facto de a concorrência ser cada vez maior. Por isso, terás de te esforçar muito para te destacares dos outros Vloggers e conseguires “vingar” neste mundo online.

Como entrar na carreira de Vlogger?

O início da carreira como Vlogger não é fácil e os primeiros tempos serão muito difíceis. Ganhar dinheiro na internet não é tão fácil assim e poderá levar anos até que consigas ter um rendimento com os teus vídeos na internet.

Sendo assim, tens de ter em mente que o trajeto vai ser longo, difícil, mas que é possível lá chegar. Alguns cursos podem ajudar-te a construir um projeto mais sólido, como o de Marketing, Comunicação e similares.

Além de bons equipamentos, aconselhamos-te a que tenhas conhecimentos também de softwares de edição de imagens e vídeos, pois é uma parte essencial do trabalho de qualquer Vlogueiro.

Onde estudar para Vlogger?

Como dissemos, alguns conhecimentos na área do Marketing e Comunicação podem ser importantes para te destacares no mercado digital. Além destes, deves também dominar softwares de edição de vídeo. Por isso, deixamos-te aqui alguns cursos que podem ser interessantes para ti.

Portugal:

Brasil:

O teu sonho é ser um Vlogger de grande sucesso? Então investe na tua carreira e nunca desistas de lutar pelos teus sonhos. Lembra-te que até os teus grandes heróis e referências falharam vezes sem conta antes de alcançarem o sucesso.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top