Assentador de Refratários

Assentador de refratários

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias Química

Idiomas:

Português

O assentador de refratários é um trabalhador qualificado da construção de estruturas básicas que reveste instalações de tijolos, entre outros produtos refratários. Esta é uma profissão que implica um grande esforço físico, assim como conhecimentos específicos na área.

Este profissional faz parte do mesmo grupo de outros, como é o caso de pedreiros, calceteiros, canteiros, construtores de casas rudimentares, carpinteiros e trabalhadores de pedra, por exemplo.

Todos eles são trabalhadores qualificados que atuam na área da construção de estruturas básicas e similares, tendo maior incidência na construção, reparação e manutenção de edifícios.

Se esta é uma profissão que te interessa, então estás no sítio certo! Neste artigo vamos mostrar-te o que faz um assentador de refratários, quais as funções que tem no seu dia a dia, quais são as saídas no mercado de trabalho, assim como aquilo que tens que fazer para seguir esta profissão.

Vens connosco?

O que faz um Assentador de Refratários?

O assentador de refratários é a pessoa que reveste as instalações de tijolos, entre outros produtos refratários. Geralmente este trabalho é feito a altas temperaturas, o que implica uma consciência clara das atitudes que se têm no dia a dia.

Quando lidamos com máquinas perfurantes ou cortantes, assim como com altas temperaturas, podemos estar a colocar o nosso bem-estar físico em causa e, por isso, requer todo o cuidado e muita responsabilidade.

Sendo assim, os assentadores de refratários têm de seguir todas as normas de segurança, saúde e higiene do trabalho.

Este profissional tem ainda de preparar argamassas tendo em conta as especificações técnicas, cortar peças, montar armaduras, substituir revestimentos de instalações, entre outras que vamos mencionar mais abaixo.

Como podemos perceber, este é um trabalho que obriga a lidar com diferentes máquinas. Por isso é necessário seguir todas as normas de higiene, saúde e segurança no trabalho.

Quais as suas funções

O assentador de refratários tem como principal função revestir instalações com produtos refratários, como tijolos, por exemplo. Para que esse trabalho seja feito, ele desempenha uma série de tarefas no seu dia a dia. Vejamos agora algumas das tarefas mais importantes.

  • Preparar argamassas de acordo com as especificações técnicas, como a percentagem de substâncias a misturar, resistência à corrosão ou grau de viscosidade
  • Cortar peças tendo atenção para evitar infiltrações dos produtos fundidos, ataques químicos e calores devido a vapores ou gases
  • Montar armaduras, camisas, e outros revestimentos colocando os blocos na argamassa, seca ou húmida
  • Fazer a substituição de revestimentos em instalações que tenham defeitos ou deficiências, fazendo argamassas e pós aglomerantes refratários em dispositivos mecânicos

Como podemos ver, o dia a dia do assentador de refratários envolve uma série de funções de grande responsabilidade. Como tal, se quiseres seguir esta profissão terás de dedicar-te bastante no teu horário de trabalho para que o resultado final seja perfeito.

Vamos olhar agora para o mercado de trabalho.

Saídas no Mercado de Trabalho

Atualmente, são poucos os jovens que procuram trabalho na área da construção de estruturas básicas, na qual se encontra o assentador de refratários. Por isso, se olharmos para profissões onde o desemprego seja baixo, ou inexistente, esta seria uma delas.

Poderás encontrar trabalho em a empresas que tratem de revestimentos, podendo ser a empresas de construção civil, ou empresas onde se desenvolvem as instalações que necessitam de revestimentos refratários. É possível ainda encontrar trabalho em empresas que se dedicam a manutenção ou reparação de revestimentos.

Agora que sabemos um pouco mais sobre o mercado de trabalho para esta profissão, vamos mostrar-te o que precisas fazer para seguires esta carreira.

Vamos?

Como entrar na carreira de assentador de refratários?

Como o assentador de refratários é um trabalhador qualificado da construção de estruturas básicas, ou similares, é importante que tenhas uma formação profissional, prática, que te permita atuar no mercado de trabalho com conhecimentos prévios.

Se, por um lado, muitos dos trabalhadores da área aprenderam a arte na prática, ao trabalharem ao lado de outros assentadores de refratários, por outro lado, as empresas estão cada vez mais exigentes na hora de contratarem pessoas.

Por isso, o ideal é que procures emprego já depois de teres uma formação profissional. Embora não seja uma formação disponível em escolas, é possível encontrar profissionais que te dão os conhecimentos necessárias para trabalhares na área em segurança.

Procura pessoas que já estejam a trabalhar como assentadores de refratários para que eles possam dar-te essa formação. É possível que tenhas de pagar algum dinheiro por isso, mas vai valer a pena.

Como é óbvio, ao longo da tua carreira profissional vais aprender coisas novas, assim como técnicas inovadoras, até porque os avanços tecnológicos são constantes e vão trazendo novas formas de se trabalhar.

É por essa razão que devemos estar sempre atualizados na nossa profissão, até para não ficarmos “para trás” e conseguirmos estar na vanguarda da nossa carreira.

Onde estudar para Assentador de Refratários?

Como dissemos, não existe um curso profissional em escolas que te dê formação para assentar refratários. No entanto, existe sempre a possibilidade de procurares profissionais da área que estejam disponíveis a ajudar-te e a passar-te todos os conhecimentos que precisas para entrares no mercado de trabalho com o pé direito.

Por isso, se queres seguir esta carreira, ou se queres experimentar para saber se é mesmo isso que desejas para a tua vida, a melhor coisa a fazer é encontrar alguém que te apresente a rotina do trabalho e te ensine a arte de assentar refratários.

Depois de leres este artigo ficaste com a certeza de seguir a profissão de assentador de refratários? Então não deixes nunca de lutar por aquilo que queres e procura uma formação que te permita trabalhar na área com conhecimentos sólidos. Se ainda não estás bem certo da profissão a seguir, podes sempre experimentar os nossos testes vocacionais ou o nosso simulador de profissões. Nós, da equipa do Guia das Profissões, desejamos que tenhas muito sucesso na tua carreira!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top