Inspetor de Centros de Inspeção Técnica a Veículos

Inspetor de Centros de Inspeção Técnica a Veículos

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Física Matemática Química

Idiomas:

Português

O Inspetor de Centros de Inspeção Técnica a Veículos, também conhecido como Inspetor de Automóveis, Inspetor Técnico de Veículos (de acordo com o IMT), ou então Inspetor de Veículos a Motor, é o profissional que faz as inspeções técnicas de veículos (ligeiros, pesados e reboques).

Esta é uma profissão muito interessante para os amantes de automóveis, mas também é fundamental para garantir a segurança rodoviária e, atualmente, desempenha um papel fulcral para o meio ambiente também.

Para ser-se Inspetor de Automóveis, é necessário ser um profissional qualificado e ter licença para desempenhar as inspeções técnicas.

Neste artigo, vamos dar-te a conhecer um pouco melhor esta profissão e tudo o que precisas fazer para te tornares um Inspetor Técnico de Veículos.

Vens connosco?

O que faz um Inspetor de Centros de Inspeção Técnica a Veículos?

O Inspetor de Centros de Inspeção Técnica a Veículos, ou Inspetor Técnico de Veículos, faz inspeções técnicas a veículos automóveis (ligeiros, pesados e reboques). Ele verifica se os veículos cumprem com os requisitos de circulação na estrada, desempenhando, assim, um papel muito importante na criação de um ambiente rodoviário seguro.

O Inspetor de Automóveis verifica uma série de aspetos técnicos nos veículos, determinando se estes podem, ou não, circular na estrada e, caso alguns elementos estejam em falha, têm de informar o proprietário do veículo de quais as reparações que precisam ser feitas para “passar” na inspeção.

São vários os aspetos que o Inspetor verifica durante uma inspeção técnica. Entre estes, podemos referir, por exemplo:

  • Conservação da carroçaria e interiores do veículo
  • Perdas de fluídos
  • Existência/Ausência do triângulo de pré-sinalização e colete retrorrefletor
  • Existência de vidros partidos
  • Estado do limpa para-brisas
  • Estado da sinalização luminosa (perigo, mudança de direção, travagem, marcha atrás, nevoeiro e chapa de matrícula)
  • Funcionamento das luzes de presença, médios e máximos
  • Estado dos pneus
  • Estado dos espelhos retrovisores
  • Funcionamento dos cintos de segurança

Quais as suas funções

O Inspetor de Centros de Inspeção Técnica a Veículos, chamado de Inspetor de Veículos a Motor no Brasil, tem como principal função inspecionar carros, camiões, autocarros, assim como outros veículos, tendo sempre como base os requisitos legais para circulação na estrada.

É o Inspetor Técnico de Veículos que determina se um veículo atende, ou não, às diretrizes mecânicas e se este pode, ou não, andar na estrada com segurança.

Além de questões mecânicas, este profissional também inspeciona as emissões de gases de escape, garantindo que estas estão dentro dos limites legais.

Depois de fazer uma análise ao veículo, ele dá a prova de que o mesmo passou na inspeção ou, caso não passe, fornece uma lista ao proprietário do veículo com os problemas que têm de ser corrigidos.

Se ainda não tens certeza da profissão a seguir, então faz os nossos Testes Vocacionais e usa o nosso Simulador

Saídas no Mercado de Trabalho

O Inspetor de Automóveis pode trabalhar em Centros de Inspeção Técnica a Veículos. Estes são os únicos espaços autorizados a realizar inspeções técnicas e, portanto, se queres seguir esta profissão, deves entregar o teu currículo nestes espaços.

Com a grande quantidade de automóveis existente, as ofertas de emprego nesta área são muitas, mas deves cumprir com todos os requisitos para te tornares um Inspetor qualificado.

Como entrar na carreira de Inspetor de Centros de Inspeção Técnica a Veículos em Portugal?

Para seguires a profissão de Inspetor de Centros de Inspeção Técnica a Veículos em Portugal, então tens de te tornar um inspetor qualificado (Decreto-Lei n.º 258/2003), licenciado pela Direção-Geral de Viação.

Existem quatro tipos de licença, as quais determinam o tipo de inspeções que o Inspetor Técnico de Veículos pode realizar. São elas do Tipo:

  • A – Permite que o Inspetor faça inspeções periódicas a automóveis ligeiros
  • B – Permite que o Inspetor realize inspeções periódicas a automóveis ligeiros, pesados e reboques (peso bruto superior a 3500 kg)
  • C – Habita o Inspetor a fazer inspeções periódicas, extraordinárias, assim como para atribuição de nova matrícula a automóveis ligeiros
  • D – O Inspetor com esta licença pode realizar inspeções periódicas, extraordinárias, assim como de atribuição de nova matrícula a automóveis ligeiros, pesados e reboques (peso bruto superior a 3500 kg)

O número de horas de formação depende do tipo de licença que pretendes. Assim, se quiseres ter a Licença do Tipo:

  • A – Tens de fazer um mínimo de 180 horas de formação e 120 horas de estágio
  • B – Terás de fazer uma formação com um mínimo de 90 horas de formação
  • C – Tens de concluir uma formação com o mínimo de 60 horas
  • D – Terás de fazer uma formação com 30 horas, no mínimo

Para a conclusão da formação, tens de ter uma frequência mínima de 90% do tempo total da formação e não é permitida a falta de participação num módulo completo.

Requisitos para aceder às Licenças:

Para poderes ter uma, ou várias licenças, então tens de cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter o 12º ano de escolaridade, ou equivalente, com as disciplinas de Física e Matemática – Incluem-se, aqui, os candidatos que tenham o:
    • 12º ano de escolaridade com as disciplinas de Física ou Física-Química e Matemática (A ou B),
    • Ou 12º ano do Ensino Recorrente com as disciplinas referidas anteriormente,
    • Ou 12º ano com prova de validação das Unidades de Competência e unidades de Formação de Curta Duração referente às disciplinas de Física ou Física-Química e Matemática
  • Ter carta de condução da categoria B
  • Concluir um curso reconhecido de formação profissional de Inspeção de Veículos
  • Ser uma pessoa idónea para o exercício das funções – Não se consideram idóneos aqueles que:
    • Estejam proibidos de realizar inspeções de veículos por decisão judicial
    • Tenham sido declarados judicialmente delinquentes
    • Sejam proprietários, sócios, gerentes e/ou administradores de entidades autorizadas, nos quais exerçam atividade de inspeção
    • Sejam proprietários, sócios, gerentes e/ou administradores de empresas transportadoras, empresas que se dediquem ao fabrico, comercialização, reparação e importação de veículos a motor e reboques, assim como equipamentos de veículos a motor e reboques

Avaliação da Formação, Validade e Renovação das Licenças

Antes de emitirem as licenças, os candidatos a Inspetores de Automóveis têm de realizar uma avaliação final, sendo que esta inclui uma prova teóric, assim como uma prova prática.

Os candidatos aprovados na avaliação final podem aceder às licenças para realizar inspeções técnicas, as quais são válidas por 5 anos (renováveis). Caso os inspetores deixem de reunir todos os requisitos para o exercício das suas funções, então a licença deixa de ser válida e fica automaticamente suspensa.

Para renovar as licenças, é necessário apresentar o pedido à Direção-Geral de Viação, assim como cumprir os seguintes requisitos:

  • Exercer as funções de Inspetor Técnico de Veículos por dois anos, no mínimo, durante o período referente à validade da licença (seis meses têm de ser feitos no último ano civil) – Caso não reúna este requisito, então o Inspetor deve frequentar uma formação contínua de atualização de, no mínimo, cinquenta horas.
  • Realizar formação contínua de atualização – Esta deve ser precedida de avaliação de diagnóstico, de forma que os conteúdos programáticos sejam adequados caso a caso. Esta formação deve incidir em temas relevantes, como, por exemplo: Sistemas ou componentes de veículos ligeiros, pesados e reboques; Equipamentos de CITV e aparelhos de medição; Sistema e manual de qualidade; Legislação sobre veículos e inspeções; Métodos de inspeção e manual de procedimentos.

Candidatura à Licença

Para realizares a formalização da tua candidatura à licença, tens de entregar um requerimento próprio (Modelo 13 IMT), assim como o formulário (podes aceder aqui) dirigida ao Diretor Regional de Mobilidade e Transportes e devem ser entregues de forma presencial ou por correio para a Direção Regional de mobilidade e Transportes. Tens ainda de anexar a estes formulários os seguintes documentos:

  • Certificado de habilitações (excetuando para aqueles que já sejam titulares de uma licença anterior)
  • Certificados de formação de cursos reconhecidos pela IMT que tenhas concluído
  • Indicar o número da licença ou credencial (caso já tenha)
  • Comprovativo de experiência profissional (para as licenças do tipo B, C e/ou D)
  • Declaração de incompatibilidades para o exercício das funções como Inspetor Técnico de Veículos
  • Registo Criminal

Como entrar na carreira de Inspetor de Veículos a Motor no Brasil?

Para seguires a profissão de Inspetor de Veículos a Motor (também chamado de Inspetor Técnico de Veículo) no Brasil, tens de ter carteira nacional de habilitação, ter escolaridade mínima de segundo grau técnico completo em automobilística, ou então o segundo grau técnico completo em mecânica.

Estas habilitações podem ser substituídas por experiência comprovada na área da mecânica de veículos automotores (esta experiência tem de ser de, pelo menos, um ano).

Terás de fazer ainda o curso preparatório para Inspetor Técnico de Veículo e, para seguires esta carreira, não podes ser dono, sócio ou funcionário de qualquer empresa que faça reparações ou comércio de peças automóveis.

Embora não seja obrigatório, os candidatos que tenham um certificado ou diploma de um programa de tecnologia automotiva acabam por ter melhores oportunidades de trabalho.

Algumas empresas exigem também que os Inspetores de Veículos a Motor tenham experiência com reparações de veículos a motor. Regra geral, as empresas esperam que os candidatos a Inspetores tenham experiência em empresas automotivas.

Para obter a certificação como Inspetor de Veículos, terás de enviar uma prova de experiência em veículos motorizados (podendo ser aceite o ensino de tecnologia automotiva em vez da experiência profissional), carteira de motorista, assim como ser aprovado num exame.

Onde estudar para Inspetor de Centros de Inspeção Técnica a Veículos?

Para seguires a carreira de Inspetor de Centros de Inspeção Técnica a Veículos em Portugal, então tens de fazer um curso de formação que seja reconhecido pelo IMT e licenciado pela Direção-Geral de Viação.

Deixamos-te aqui algumas das entidades formadoras existentes.

Portugal:

Se queres seguir a profissão de Inspetor de Centros de Inspeção Técnica a Veículos, então tens de investir em formação qualificada. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso na tua carreira.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top

A tua opinião conta para nós!

Participa no Inquérito de Satisfação do Guia das Profissões e ajuda-nos a melhorar. Responde agora e ganha o e-book “Como organizar o Seu Tempo?”

mulher apontando