Marionetista

Marionetista

O marionetista, também conhecido como manipulador, é o artista que constrói bonecos (marionetes ou marionetas) e faz apresentações com eles em diferentes eventos. Apesar de ser uma profissão que está a desaparecer aos poucos, a verdade é que ainda existe uma magia que permanece.

Outros nomes para esta profissão: Manipulador, Ator-manipulador, Ator-animador, Bonequeiro

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Tipo de trabalho: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: História da Cultura e das Artes, Materiais e Tecnologias, Oficina de Artes
  • Idiomas: Inglês, Português

Ventríloquos e marionetistas estão a desaparecer, mas não porque as pessoas não gostam de ver os seus espetáculos. A verdade é que existem cada vez menos pessoas a procurar esta profissão, talvez porque não existe um estímulo por parte da família, assim como desconhecimento.

Muitas crianças não fazem ideia sequer da diferença entre um boneco de ventríloquo e uma marioneta. Como não assistem a espetáculos, não conhecem e, por isso, desconhecem por completo esta carreira que pode ser, com toda a certeza, muito bonita.

Se foste um dos sortudos que viveu esta arte desde criança, se ficaste deslumbrado pelo mundo destes bonecos, então estás no sítio certo.

Aqui vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão. Vais descobrir o que faz um marionetista, quais as funções que tem no seu dia a dia, quais são as saídas no mercado de trabalho, e tudo o que precisas fazer para entrar nesta belíssima carreira.

Vens connosco?

O que faz um Marionetista?

O marionetista constrói bonecos, marionetas, para depois usá-los em apresentações. Ele é um artista que interpreta vários papéis, mas a partir das marionetes, como também se podem chamar os bonecos manipulados através de cordas.

A magia desta profissão é a construção das histórias do zero. Cada boneco é pensado ao pormenor, criado para “encarnar” uma personagem de uma história. Cada boneco tem a sua personalidade própria, a sua vivência, a sua história.

Normalmente os espetáculos de marionetas são para crianças, mas muitos adultos são apaixonados também, principalmente se cresceram a assistir a estas apresentações.

Quais as suas funções

O marionetista faz espetáculos de marionetas. Para isso, ele tem de construir os bonecos, criar a história, ensaiar bastante e fazer as apresentações. Este é um trabalho que requer muita criatividade, assim como talento com artes manuais para a criação das marionetes.

O treino é muito importante para que o espetáculo seja bom. Não é fácil manipular marionetas, principalmente porque queremos que elas tenham movimentos muito similares aos humanos.

As cordas estão atadas aos braços, pernas e cabeça do boneco. O marionetista manipula essas cordas, ao mesmo tempo que vai falando pelo boneco, interpretando a história que está a contar.

Saídas no Mercado de Trabalho

Em todo o mundo, até ao século XIX, os espetáculos de marionetes eram muito comuns. Com o tempo, o número de marionetistas diminuiu bastante e hoje estima-se que sejam menos de 10% do que eram no auge.

No entanto, a procura por este tipo de espetáculos continua a ser grande. Por isso, se quiseres seguir esta profissão, vais ter muito trabalho. Apesar de ser um profissional autónomo e liberal, é possível conseguir um bom ordenado com estes espetáculos, principalmente pela falta de profissionais nesta arte.

Como entrar na carreira de Marionetista?

Se queres seguir a carreira de marionetista, então tens de aprender esta arte. Se antes era passada de pais para filhos, hoje podes aprender a manipular marionetas em cursos específicos para o efeito.

Existem muitas oficinas de marionetes que te ensinam a criar estes bonecos, assim como a manipulá-los. Podes aprender também em alguns laboratórios de formação.

Esta é uma profissão que não requer estudos superiores, nem encontras formação nas escolas comuns. Por isso, o melhor é estares atento a workshops e formações que vão surgindo.

Em Portugal, existe uma pós-graduação em Marionetas e Figuras Animadas que te pode abrir muitas portas. Embora não seja uma formação obrigatória, podes ter muitas vantagens se conseguires fazer esta pós-graduação.

Para conseguires fazer esta pós-graduação, tens de ter o grau de licenciado, ou equivalência em relevância de currículo, em animação de histórias.

Vamos agora passar-te alguns locais onde podes aprender a construir e criar espetáculos com marionetes.

Onde estudar para Marionetista?

Portugal:

Brasil:

O teu sonho é dar vida a marionetas? Sempre sonhaste em ser um grande marionetista e fazer a fantasia das crianças? Então não deixes de lutar pelos teus sonhos. Investe na tua formação, aprende bastante e entra nesta carreira com o pé direito. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que tenhas o maior sucesso.

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top