Assistente de Creators

Assistente de Creators

Os creators são criadores de vários conteúdos para a internet. Esta profissão está a crescer de tal forma que muitos contratam pessoas para os ajudarem. Quem? O assistente de creators! É o braço direito destes criadores de conteúdos e, por isso, é essencial na vida destes novos profissionais da internet!

Outros nomes para esta profissão: Assessores de creators

  • Modalidades: Teletrabalho, Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: História da Cultura e das Artes, Literatura, Materiais e Tecnologias, Multimédia, Oficina de Artes
  • Idiomas: Inglês, Português

Como assistente, podes trabalhar para todo o tipo de creator, desde o influenciador digital, ao Youtuber, ao blogger (blogueiro), ou até para um espalhador de marcas! Então, o teu trabalho é bem diversificado, e até divertido!

Esta profissão é muito nova, pois foi criada a partir do momento em que os creators começaram a ter muita importância e, claro, trabalho a transbordar!

A quantidade de conteúdos é tanta que os creators não conseguem fazer tudo sozinhos, e precisam de uma mãozinha. Tu, como assistente, vais ser essa pessoa que está sempre a postos a ajudar em tudo o que ele precisar! Não é emocionante?

Se gostas da área do marketing digital, se és bom comunicador, e gostavas de trabalhar de perto com o mercado online, então esta é a tua oportunidade!

Vê neste artigo tudo o que precisas saber para entrar nesta carreira fascinante!

O que faz um Assistente de Creators?

O assistente de creators ajuda os profissionais da internet em tudo o que precisam, como encontrar novas parcerias, novos conteúdos para partilhar, fazem a gestão da sua agenda, e até podem ajudar na organização pessoal, como na manutenção de uma vida ativa e saudável, por exemplo.

Dentro da categoria de creators encontramos muitas outras, como influenciador digital ou Youtuber, por exemplo. Por isso, o trabalho do assistente depende muito do creator para o qual trabalha.

Imagina o seguinte. Se trabalhares para um influenciador digital, o teu trabalho vai passar muito por encontrar novos parceiros. No entanto, se trabalhares para um produtor de conteúdos de vídeo de humor, o teu trabalho passa muito por pesquisa de vídeos engraçados.

Independentemente do creator para o qual vais trabalhar, o teu objetivo é ajudar em tudo o que puderes. Tens de tornar o dia a dia dessa pessoa mais fácil, mais leve.

Vamos ver agora os tipos de creators que existem para poderes perceber com quais te identificas mais.

  • Youtuber – Eles criam vídeos do zero, ou com alguma base, com o objetivo de terem muitas visualizações e ganhar dinheiro pela publicidade nesses vídeos. Para terem sucesso, eles precisam ter boas ideias de roteiros e cenários bons.
  • Influenciador Digital – Criam todo o tipo de conteúdos para as redes sociais e para os seus sites, desde vídeos, revisões de produtos, textos, ou fotografias, por exemplo.
  • Espalhador de Marcas – Eles são grandes divulgadores de marcas, sejam elas pequenas ou então de grande relevância no mercado.
  • Blogger (Blogueiro) – Criam conteúdo para blogs. Aqui incluem-se textos e imagens, e em alguns casos vídeos.

Agora que já conhecemos os tipos de creators, vamos ver as funções principais de um assistente de creators.

Quais as suas funções

Com a influência dos creators no mundo atual, surgiram várias agências e profissionais que se responsabilizam pelo acompanhamento das suas carreiras. A principal função é, assim, ajudar os creators a gerir a carreira e ajudam também, dentro do possível, na gestão da vida pessoal.

No dia a dia, o assistente de creators pode:

  • Criar conteúdos escritos, como e-mails, posts para as redes sociais, ou posts para blogs, por exemplo
  • Ver vídeos e pesquisar conteúdos escritos que possam servir de inspiração
  • Dar ideias para a criação de novos conteúdos
  • Criar um calendário editorial
  • Fazer a manutenção das redes sociais, blogs e sites
  • Gerir as redes sociais, como interagir com o público, por exemplo
  • Rever os conteúdos a publicar
  • Editar conteúdos
  • Encontrar novas parcerias

Sem dúvida, para exerceres estas funções, tens de saber escrever bem. Por isso, muitos creators exigem uma formação em Copywriting ou jornalismo. Conhecimentos de inglês também são indispensáveis.

Além dos conhecimentos técnicos, também tens de ser alguém com muita vontade de aprender, de crescer a nível profissional, assim como pessoal. Também precisas ser curioso e estar sempre a par das tendências na área.

É importante que sejas organizado, responsável, e gosto por trabalhar em equipa.

Saídas no Mercado de Trabalho

O assistente de creators encontra um mercado de trabalho em rápido crescimento. Sem dúvida, se existe profissão em crescimento, é a de creator. Consequência disso é a procura cada vez maior de assistentes, ou assessores de creators.

Quanto mais creators existirem, maiores serão as vagas de trabalho para os assistentes. E como surgem cada vez mais pessoas a quererem fazer uma carreira na internet, esta é uma profissão que será de grande futuro nos próximos anos.

É certo que em Portugal este é ainda um mercado novo, mas o crescimento é rápido, e o número de vagas de trabalho na área é cada vez maior.

Como entrar na carreira de Assistente de Creators

Se queres entrar na carreira de assistente de creators, então tens de ter uma boa formação na área do marketing digital, como copywriting, por exemplo. Sem dúvida, a formação em copywriting é a mais desejável, porque vais ter de escrever bastante para as diferentes plataformas digitais.

O curso de jornalismo também é valorizado, especialmente se tiveres alguma especialização em jornalismo digital.

Onde estudar para ser assistente de creators?

Como o curso de copywriting é aquele mais valorizado para este cargo, vamos mostrar-te aqui alguns dos cursos disponíveis.

Portugal:

Brasil:

Queres trabalhar de perto com os grandes profissionais da internet? Sem dúvida, ser assistente de creators é a oportunidade da tua vida! Estuda, dedica-te e vais ver que o teu futuro será brilhante, com toda a certeza!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima