Consultor de Vendas Externo

Consultor de Vendas Externo

O consultor de vendas externo é um dos profissionais do departamento comercial. Ele é contratado para melhorar a área comercial da empresa, revendo processos de vendas, desenvolvendo estratégias para aumentar a conversão e o lucro, assim como estratégias para reduzir os custos.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Economia, Matemática, Materiais e Tecnologias, Psicologia, Sociologia
  • Idiomas: Inglês, Português

Resumindo, este profissional estuda a área comercial para perceber os pontos que precisam melhorar. Mas também traçando estratégias que permitam aumentar a conversão e a faturação da empresa.

Como o mercado está sempre em mudança, as empresas precisam estar sempre a par das tendências de mercado, sem esquecer as novas exigências por parte dos consumidores.

Sem dúvida, se existe área do mercado que mais rápido tem mudado é a das vendas. A internet veio alterar a forma como as pessoas compram e escolhem os produtos e serviços. Por isso, uma análise constante dos processos e técnicas de vendas é essencial para que a organização se mantenha competitiva.

Se esta é uma área que te interessa, se tens capacidade analítica e talento com números, então esta pode ser uma boa escolha para o teu futuro.

Continua a ler este artigo porque vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para entrar nesta carreira com o pé direito.

Vem connosco!

O que faz um Consultor de Vendas Externo?

O consultor de vendas externo trabalha na análise de inteligência comercial, na formação dos vendedores e na elaboração de estratégias de vendas novas, incluindo novas técnicas de vendas para pôr em prática na empresa.

Ele faz uma análise de todo o processo de vendas para tentar identificar possíveis falhas e desenvolve uma nova estratégia para melhorar os resultados da empresa.

Depois de fazer a análise, elabora um projeto completo para remodelar a área comercial, de forma a que esta se torne eficiente, e entrega para os gestores, que aprovam e tratam de implementar o projeto.

Tendo em conta que as empresas enfrentam constantes crises e dificuldades financeiras, o que é normal num mercado muito competitivo, é importante estar sempre à frente dos concorrentes. E é nesse cenário que um consultor de vendas externo pode fazer toda a diferença.

Para entenderes melhor como é o trabalho do consultor de vendas, e como é o seu dia a dia, vamos ver agora quais são as funções que ele tem no quotidiano.

Quais as suas funções

O consultor de vendas externo tem várias funções. Deixamos aqui algumas das mais importantes. Ora vê!

  • Realizar um diagnóstico do departamento de vendas da empresa
  • Elaborar uma estratégia para melhorar as vendas e a margem de lucro
  • Desenvolver um relatório com as melhorias a implementar na empresa

Para conseguir chegar às melhores técnicas de vendas e estratégias de crescimento, o consultor tem de investigar quem é o público-alvo do produto ou serviço, assim como as tendências de consumo.

Além disso, ele também é responsável por formar a equipa de vendas para as novas técnicas de vendas a serem aplicadas.

O trabalho de seleção e da formação dos vendedores e outros profissionais da equipa de vendas é essencial para conseguir bons resultados, e o consultor de vendas tem de garantir que os resultados vão estar de acordo com as projeções dadas no relatório.

É comum que os consultores de vendas acompanhem a equipa de vendas de perto, principalmente nos primeiros tempos, para garantir que os resultados são os esperados e estão alinhados com as metas da empresa.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho na área das vendas está bastante bom nos últimos anos. Sem dúvida, assistimos a um aumento das vagas de trabalho para este setor de ano para ano, e as razões são claras.

O mercado está cada vez mais feroz, a concorrência está apertada, e os consumidores cada vez mais exigentes. Estes fatores fazem com que as empresas tenham de investir bastante no departamento comercial.

O consultor de vendas externo é um dos profissionais mais procurados atualmente, até porque desempenha um papel essencial em momentos de dificuldades financeiras e crises económicas.

Ele é a peça que permite às empresas darem uma reviravolta no cenário e passar a vender mais, ter mais faturação e aumentar os lucros.

Como consultor de vendas, podes trabalhar para qualquer tipo de empresa, desde micro a grandes empresas. Todas elas têm a ganhar com a contratação dos teus serviços.

Poderás ser contratado apenas por uma empresa, para trabalhar nos quadros da organização, ou podes trabalhar como consultor freelancer. Neste caso, és contratado apenas para fazer a consultoria num determinado momento.

Quando trabalhas como freelancer, podes atuar para diferentes empresas ao mesmo tempo. A maior parte dos trabalhos freelancers são para empresas mais pequenas, que não têm capacidades financeiras para manter mais um colaborador nos quadros.

Como entrar na carreira de Consultor de Vendas Externo?

Para entrar na carreira de consultor de vendas externo é vantajoso ter um curso de marketing, pois é preciso desenvolver várias estratégias de divulgação da marca e fidelização de clientes. Além disso, é bom ter conhecimentos alargados de estatística, administração, economia e, claro, comunicação.

Ter um bom currículo é sempre uma mais-valia para conseguir uma vaga para um cargo como este. No entanto, para os jovens que estão agora a entrar no mercado de trabalho, e com experiência nula, torna-se difícil encontrar logo uma vaga para consultor de vendas.

É por essa razão que é bom ter o curso em Marketing, assim como outras formações profissionais adicionais, como as que mencionamos antes.

Onde estudar para Consultor de Vendas Externo?

Portugal:

Brasil:

Se realmente queres investir na tua carreira como consultor de vendas externo, então não deixes de apostar na tua formação desde já. Vai ser mais um esforço, mas vai valer muito a pena!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima