Gestor de Talentos

Gestor de Talentos

Estás à procura de uma profissão que te dê boas oportunidades de carreira? Ser gestor de talentos pode ser, sim, aquilo que tanto desejas! Esta é uma das profissões de futuro, e existem boas razões para quereres seguir esta carreira.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: História, Psicologia, Sociologia
  • Idiomas: Espanhol, Francês, Inglês, Português

O mundo dos negócios está em constante mudança. Sem dúvida, a tecnologia, e os avanços que tem sofrido, faz com que o mundo corporativo sofra alterações cada vez mais rápidas. As pessoas também têm vindo a mudar os seus padrões de comportamento e, por isso, as empresas têm de se adaptar a essas mudanças.

Neste cenário, temos assistido a transformações nos processos de recrutamento e retenção de trabalhadores. Os gestores de talentos surgem, hoje, como um dos profissionais mais importantes dentro dos Recursos Humanos.

Se gostas de lidar com pessoas, esta pode ser uma boa escolha para o teu futuro. Além de estares rodeado de pessoas o dia todo, esta é uma profissão com boas perspetivas de crescimento nos próximos anos.

Queres saber mais? Então continua connosco!

O que faz um Gestor de Talentos?

O gestor de talentos é a pessoa que capta novos trabalhadores para o quadro da empresa, seleciona e retém os melhores profissionais. Ou seja, ele é a pessoa que garante os melhores trabalhadores para a empresa, para que esta se mantenha competitiva, com um quadro de profissionais qualificado.

Hoje em dia, mais do que nunca, o quadro de profissionais faz toda a diferença para os resultados de uma empresa. Sem trabalhadores qualificados para o cargo, dificilmente um negócio se mantém competitivo.

A globalização e a tecnologia vieram trazer ainda mais essa necessidade, porque não estamos a “combater” só com meia dúzia de empresas que atuam na mesma área. Estamos, de facto, a lidar com uma concorrência nacional e mundial!

Se antes a área dos recursos humanos estava muito mais focada em processos burocráticos, hoje o foco está na formação de bons profissionais, assim como na colocação dos trabalhadores nos cargos certos para cada um deles.

O gestor de talentos seleciona os colaboradores para a empresa, mas ele também faz com que eles permaneçam na empresa e cresçam profissionalmente ao longo do tempo. Além disso, ele também trabalha para construir um bom ambiente dentro da organização, para manter os profissionais felizes e motivados.

Se ficaste interessado em seguir esta profissão, então continua a ler este artigo! Vamos ver agora quais as funções do gestor de talentos!

Quais as suas funções

O gestor de talentos é responsável por captar, selecionar, assim como reter colaboradores. Ou seja, ele garante que o quadro de profissionais da empresa é o melhor possível, para que a organização se mantenha competitiva. É ele também que trabalha para criar e manter o ambiente organizacional bom e motivador.

Se queres entender melhor como é o dia a dia do gestor de talentos, então vê em detalhe cada uma das etapas do trabalho.

Captação

Quando a empresa tem vagas de trabalho que precisam ser preenchidas, o gestor é o responsável por atrair os melhores candidatos para ocupar essas vagas. Primeiro ele faz uma filtragem prévia de todos os candidatos que se mostraram interessados em trabalhar na empresa.

Antes de colocar um anúncio para o exterior, o gestor tem de perceber se dentro da empresa não existe outro colaborador que tenha perfil para encaixar na vaga. Deveria ser sempre esta a política da empresa, porque os trabalhadores que já fazem parte da empresa têm de ser valorizados.

Seleção

A segunda etapa do trabalho é a seleção dos profissionais. Aqui, o gestor de talentos tem de analisar os dados de todos os candidatos e compará-los para perceber qual o profissional que se adapta melhor ao cargo, assim como à política da empresa.

Para chegar a essa pessoa, o gestor tem de perceber quais são as competências que o candidato precisa ter, assim como qual encaixa melhor.

Retenção

O processo de retenção diz respeito à administração dos colaboradores que já fazem parte dos quadros da organização. Aqui, o gestor:

  • Adapta os novos colaboradores à empresa
  • Analisa o desempenho dos colaboradores
  • Cria sistemas de reconhecimento para os trabalhadores dos quadros
  • Cria estratégias de motivação para os colaboradores

Saídas no Mercado de Trabalho

O mundo organizacional está a adaptar-se às mudanças que vão ocorrendo no mundo. Sem dúvida, a forma como se faz a gestão das pessoas dentro da empresa está a mudar rapidamente, e as empresas têm de se modernizar nesse sentido, ou podem perder terreno num mundo empresarial competitivo e com concorrência apertada.

O quadro dos trabalhadores de uma empresa é peça fundamental para o sucesso. Por isso, o setor dos Recursos Humanos é um dos mais importantes para garantir que a organização tem os melhores colaboradores possíveis, e que estes estão integrados e bem aproveitados.

O gestor de talentos entra como um dos profissionais que garante que as empresas têm os melhores trabalhadores, mas também está encarregue de aproveitar ao máximo as capacidades e habilidades de cada um dos colaboradores.

Então, tens oportunidades únicas neste momento se quiseres seguir esta profissão, até porque as empresas estão agora a mudar dos tradicionais para os modernos recursos humanos.

Como entrar na carreira de Gestor de Talentos?

Para entrar na carreira de Gestor de Talentos é preciso ter uma formação na área da Gestão e Retenção de Talentos. Existem cursos profissionais, workshops, mas também existem pós-graduações para aqueles que já trabalham na área dos recursos humanos.

Onde estudar Gestão e Retenção de Talentos?

Portugal:

Brasil:

 Se queres seguir uma profissão com futuro, ser gestor de talentos é, sem dúvida, uma boa escolha! Não percas mais tempo e inscreve-te já num dos cursos disponíveis. Não te vais arrepender!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima