Assistente de Eventos

assistente de eventos

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Economia História da Cultura e das Artes Línguas Matemática Oficina de Artes Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O assistente de eventos auxilia o produtor de eventos, também chamado de organizador de eventos ou coordenador de eventos, em todas as suas atividades. É uma espécie de “faz tudo”, sempre pronto a ajudar.

Se ainda não tiveste a oportunidade de conhecer o mundo dos eventos de perto, então não fazes a menor ideia da quantidade de tarefas que têm de ser feitas pelo produtor. Desde a montagem e desmontagem de palcos até à negociação com fornecedores, são muitas as atividades que um produtor de eventos tem de fazer.

Como este é um cargo de grande responsabilidade e cujo trabalho é muito complexo, a presença de um assistente torna-se imprescindível, principalmente quando falamos de grandes eventos.

Se gostas de organizar festas, se tens interesse por espetáculos e cultura, e se adoras desafios, então esta pode ser a profissão que tanto procuras. Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a carreira de assistente de eventos.

Estás curioso para saber mais?

Então continua connosco!

O que faz um Assistente de Eventos?

O assistente de eventos ajuda o produtor de eventos nas suas funções. Sendo assim, ele pode acompanhar as equipas de montagem e desmontagem de estruturas e equipamento, acompanhar artistas (músicos, cantores, atores, bailarinos, entre outros), fazer pesquisa de mercado em fornecedores, negociar com fornecedores, realizar pequenas compras, entre outras tarefas.

Enquanto o produtor planeia o evento, o seu assistente trata de outras tarefas mais práticas, como é o caso da cotação e negociação com fornecedores.

Existem vários tipos de eventos, os quais têm graus de complexidade distintos. Podemos trabalhar na organização de um casamento, ou de um grande festival de verão. É fácil perceber que organizar um casamento não é tão complexo e difícil como um festival.

Na maior parte das vezes, o assistente trabalha em eventos maiores (até porque o orçamento disponível é maior e é quase que obrigatória a sua presença para que o evento corra como o esperado).

Além de festas e eventos, também é possível atuar em produções teatrais, televisivas, musicais e cinematográficas.

Independentemente do local, o assistente de eventos terá sempre de seguir as coordenadas do produtor. É o produtor que idealiza o evento e, por isso, o assistente deve cumprir o plano e seguir as orientações dadas pelo produtor.

Quais as suas funções

O assistente de eventos auxilia o produtor de eventos em todas as suas tarefas. Na maior parte dos casos, ele fica encarregue das tarefas mais burocráticas e que envolvem menor grau de criatividade.

Por exemplo, é o assistente que:

  • Acompanha a montagem e desmontagem de estruturas (tendas, palcos, palanques, estrados, entre outras) e dos equipamentos (luz, áudio, vídeo, entre outros);
  • Pesquisa e negoceia preços com fornecedores e empresas de serviços (música, catering, segurança, entre outros);
  • Acompanha técnicos e artistas durante a montagem/desmontagem e, em alguns casos, acompanha as refeições;
  • Seleciona, ou pré-seleciona, funcionários para trabalharem no evento;
  • Trata de assuntos legais com advogados;
  • Faz orçamentos.

Como podemos perceber, as funções são muito diversas e é preciso que o assistente tenha flexibilidade e grande poder de “encaixe” para se ajustar aos diferentes papéis que lhe foram designados.

É importante dizer que esta profissão não tem horários fixos. Se existem dias que vais trabalhar só da parte da manhã, outros dias vais ter de trabalhar de manhã, à tarde, e até mesmo durante toda a noite.

Sendo assim, tens de estar disponível 24 horas por dia e não podes estar sempre a olhar para o relógio. O mundo dos eventos não é fácil e tens de estar disponível por inteiro a esta carreira para seres bem-sucedido.

Saídas no Mercado de Trabalho

O assistente de eventos trabalha com o produtor de eventos. Normalmente, este é um profissional autónomo, embora possa fazer parte dos quadros de uma empresa de produção e organização de eventos.

Como assistente, vais encontrar poucas ofertas de trabalho. Além de existirem poucos eventos de grande porte em Portugal (eventos em que são mais procurados os assistentes), a maior parte é realizada por uma empresa especializada.

No Brasil, existem mais oportunidades de trabalho pelo maior número de eventos de grande porte.

No entanto, também precisamos dizer que existem muitas pessoas a concorrer à mesma vaga de trabalho. Por isso, vais enfrentar muitos nãos ao longo do teu trajeto e terás de mostrar o teu valor no teu currículo e na entrevista de trabalho.

Como entrar na carreira de Assistente de Eventos?

Não precisas ter uma formação para te tornares assistente de eventos. No entanto, se tiveres conhecimentos na área, é uma mais-valia. Os conhecimentos em finanças, contabilidade e comunicação social também são valorizados, pois as tuas tarefas podem requerer maiores conhecimentos nestas áreas.

O mundo dos eventos está em constante mudança e evolução, por isso valorizam-se profissionais que procuram estar atualizados quanto à sua profissão. Sendo assim, se queres entrar na carreira com o pé direito, não deixes de procurar um curso que te prepare para o mercado de trabalho.

Onde estudar para Assistente de Eventos?

Como vimos, não é obrigatório teres um curso para te tornares assistente de eventos. No entanto, e como a concorrência é forte, se queres encontrar uma boa oportunidade de trabalho, aconselhamos-te a que faças uma formação na área da organização e produção de eventos.

Além de te abrir muitas portas, também te vai permitir crescer na carreira e, assim, seguir a carreira de produtor de eventos.

Aqui, selecionamos alguns cursos que te podem interessar. Ora dá uma olhadela!

Portugal:

Brasil:

Gostavas de trabalhar com eventos? Adoravas conseguir uma oportunidade de trabalho como assistente de eventos? Então não deixes de procurar um bom curso, o qual te dê ferramentas importantes para o dia a dia de trabalho. Com toda a certeza, fará a diferença no teu futuro profissional. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top