Caricaturista

Caricaturista

O caricaturista é um artista que faz retratos de pessoas com características do seu rosto, ou corpo, exageradas. É um desenho com humor que requer muita criatividade e uma técnica própria de desenho.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Teletrabalho, Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Baixa
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Desenho, Geometria Descritiva, História da Cultura e das Artes, Materiais e Tecnologias, Oficina de Artes
  • Idiomas: Português

O principal objetivo de uma caricatura é exagerar ou dar ênfase a uma, ou mais, característica de pessoas, objetos ou animais. Embora a maior parte dos trabalhos sejam caricaturas de pessoas, também podem ser feitas caricaturas de animais e, mais raramente, objetos.

Ao contrário do pintor de retrato, que faz o desenho fiel da pessoa, a caricatura é carregada de humor e não é, de todo, um retrato fidedigno.

Embora muitas pessoas gostem de ver as suas próprias caricaturas, algumas não gostam, porque exageram uma característica do seu rosto. Então, se essa pessoa não tiver sentido de humor, ou se tiver algum trauma no que diz respeito a essa característica, pode não apreciar este tipo de arte.

Se és uma pessoa super criativa e tens um talento nato para o desenho, então esta pode ser a profissão que tanto procuravas! É certo que não é um caminho fácil, mas pode ser muito gratificante!

Queres saber mais? Continua a ler este artigo porque vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para entrares nesta carreira com o pé direito!

Curioso?

Vem connosco!

O que faz um Caricaturista?

O caricaturista é a pessoa que faz as caricaturas. Estas são desenhos com muito humor, cómicos, mas com muita personalidade também. É normal que os caricaturistas coloquem a sua “marca” nas obras que criam. Cada um tem um traço específico e, especialmente quando falamos de caricaturistas famosos, conseguimos perceber quem fez a caricatura pelos traços.

Este é um desenho que exagera uma característica física, psicológica ou comportamental, como hábitos ou gestos, por exemplo. Os caricaturistas olham para o rosto da pessoa que vão desenhar e encontram um detalhe que vão dar ênfase. Então, toda a obra vai estar ao redor desse detalhe.

Apesar de acharmos que se trata de uma técnica de desenho recente, a caricatura já existe desde o século XVII (17). O primeiro caricaturista foi Agostino Carracci da Bolonha.

O trabalho do caricaturista fica marcado pelo exagero das formas e pela distorção dos traços. Nos últimos tempos, a caricatura tem-se tornado mais popular, e a tendência é que seja ainda mais comum. Já vemos vários destes desenhos em revistas, jornais, camisolas, canecas, em blogs, entre tantos outros locais!

Quais as suas funções

A profissão de caricaturista engloba várias funções e tarefas. Vejamos!

  • Criar desenhos que representem pessoas, animais, objetos ou acontecimentos de forma humorística ou satírica
  • Estudar temas / detalhes / características que vão ser abordados nos desenhos
  • Fazer esboços dos assuntos / detalhes / características que irão ser abordados
  • Preencher as linhas e as sombras da caricatura

Estes desenhos podem assumir uma vertente humorística ou crítica, dependendo do objetivo da caricatura. Existem vários artistas que usam a caricatura para fazer crítica política, social e cultural, enquanto outros fazem caricaturas apenas com a veia humorística.

Saídas no Mercado de Trabalho

O caricaturista é um artista que pode trabalhar tanto por conta de outrem, como por conta própria. Enquanto profissional autónomo, poderá vender os seus serviços na rua, em eventos, para jornais, revistas, entre outros.

Os artistas que gostam de uma certa estabilidade profissional podem optar por procurar emprego fixo em jornais ou editoras.

Como deves imaginar, as ofertas de trabalho não são assim tantas. Sem dúvida, é mais fácil conseguires ter um rendimento vendendo os teus serviços. Hoje em dia, com a internet, é sempre mais fácil chegar a um maior número de pessoas.

Existem já vários caricaturistas que usam a internet para divulgar os seus trabalhos e conseguir mais clientes. A procura por este tipo de trabalho tem vindo a crescer bastante nos últimos anos. As pessoas gostam de dar presentes originais, e usam a caricatura para surpreender os seus entes queridos e amigos.

Pode vender, por exemplo, uma caricatura emoldurada, ou então estampada numa camisola, ou num edredão, em canecas, copos, pratos, entre outras opções. A criatividade não tem limites, e tu, mais do que ninguém, sabes bem disso! 😊

Como entrar na carreira de Caricaturista?

Não precisas ter nenhuma formação para entrares na carreira de caricaturista. No entanto, sabemos que ter uma formação em Artes Plásticas, ou Artes Visuais, é essencial se queremos entrar no mercado de trabalho mais rápido e com mais oportunidades.

No curso superior vais aprender as diferentes técnicas de desenho, assim como os produtos mais adequados para cada tipo de trabalho, como lápis, lapiseira, canetas, tinta, óleos, entre outros.

Embora a maioria dos caricaturistas sejam autodidatas, a verdade é que ter conhecimentos aprofundados em desenho e pintura é essencial para teres sucesso nesta carreira.

Durante o curso de Artes Plásticas vais ter várias disciplinas, entre as quais podemos destacar:

  • Desenho
  • Artes Plásticas
  • Meios Digitais
  • História da Arte
  • Geometria
  • Arte Contemporânea
  • Estética
  • Estudos de Arte Moderna e Contemporânea
  • Sociologia da Cultura
  • Crítica de arte

Além de aprenderes as diferentes técnicas usadas na pintura, vais aprender também muita teoria sobre a arte que pode ser um diferencial no teu trabalho. Sem dúvida, o conhecimento não ocupa lugar e quanto mais tiveres, melhor!

Tens também, hoje, cursos práticos de caricatura, muitos até online, o que facilita muito, até porque muitas pessoas não encontram estes cursos nas suas cidades.

Ora vê as diferentes opções!

Onde estudar Artes Plásticas / Caricatura?

Portugal:

Brasil:

Se queres ser caricaturista, então não desistas dos teus sonhos. Com toda a certeza vais ter um enorme sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima