Cimenteiro

Cimenteiro

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O cimenteiro é um profissional do grupo dos trabalhadores de betão armado e similares. É ele que faz e monta estruturas, moldes de madeira e cofragens, por exemplo. Fazem parte do mesmo grupo profissional (e por isso trabalham muitas vezes juntos e em equipa) o armador de ferro, o montador de pré-estofados e o montador de alvenarias.

Esta é uma das profissões dentro da construção civil e, como era de se esperar, exige muita preparação física. Não é um trabalho de esforço físico menor e, por isso, é importante que as pessoas que procuram esta profissão gostem de estar ativas.

Se és uma pessoa que gosta de trabalhos que envolvam esforço físico e se não gostas de estar parado um minuto, então esta pode ser a profissão que procuravas.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para seguir esta carreira. Vais descobrir o que faz um cimenteiro, quais são as funções que tem no dia a dia de trabalho, as saídas profissionais, assim como todo o percurso que terás de fazer para entrar na profissão.

Vens connosco à descoberta?

O que faz um Cimenteiro?

O cimenteiro é um trabalhador de betão armado que está responsável por fazer e montar cofragens, estruturas e moldes de madeira, com especial incidência na montagem de estruturas de betão armado, superfícies de betão e moldes para betão.

Embora a maior parte das pessoas não reconheça os riscos associados ao trabalho com cimento, é essencial que os cimenteiros sigam todas as normas de higiene, saúde e segurança no trabalho.

Para sabermos, o uso de cimento na construção civil está associado a pneumoconioses e dermatoses (quando não são seguidas as regras de higiene, saúde e segurança no trabalho, e quando este é usado de forma inadequada e sem qualquer tipo de proteção).

Vale a pena dizer, aqui, que este profissional não opera máquinas para trabalhar o cimento. Quem opera essas máquinas é o operador de máquinas para trabalhar cimento e requer conhecimentos específico para executar as suas tarefas.

Conhece também a profissão de Assentador de Refratários

Quais as suas funções

O cimenteiro tem como função principal no seu dia a dia fazer e montar moldes de madeira, estruturas e cofragens, sendo que é de sua responsabilidade fazer os escoramentos e travamentos necessários no desenvolvimento das estruturas e cofragens.

Além disso, estes profissionais também têm de:

  • Aplicar massas de betão
  • Compactar e tornar homogéneas as massas de betão (essencial para que não haja segregação do betão por causa de vibrações ou argamassas fluidas)
  • Aplicar massas de betão ou misturas betuminosas em pavimentos de faixas de rodagem
  • Compactar massas de betão e misturas betuminosas para pavimentos de faixas de rodagem
  • Aplicar camadas de anticongelante, anticontaminante e brita

Saídas no Mercado de Trabalho

O cimenteiro trabalha maioritariamente em empresas de construção civil. Existe muita oferta de trabalho, tanto em Portugal, como no Brasil, mas também é possível encontrar excelentes ofertas para trabalhar no estrangeiro.

Existe falta de mão de obra na área da construção civil, incluindo cimenteiros, o que faz com que haja excelentes ofertas de trabalho, principalmente noutros países europeus. Os ordenados são acima da média e oferecem excelentes condições de trabalho, como, por exemplo, casa e viagens pagas pela empresa contratante.

Como entrar na carreira de Cimenteiro?

Se queres seguir a carreira de cimenteiro, a melhor forma de aprenderes o ofício é lidando com pessoas que já trabalham na área. Geralmente, quando começamos a trabalhar, começamos como aprendizes e só depois seguimos para uma área especializada, como a de cimenteiro, calceteiro, armador de ferro, entre outras.

Sendo assim, o nosso conselho é que procures uma vaga como aprendiz, ou servente, e depois aprendas o máximo possível com os mais velhos. Desta forma vais adquirir conhecimentos que te vão permitir trabalhar como cimenteiro e, como é óbvio, terás um salário superior e melhores condições de trabalho.

Onde estudar para Cimenteiro?

Como dissemos, a melhor forma de aprenderes esta arte é com as pessoas que já trabalham na área. Como não existe um curso profissional ou técnico que ensine a arte de cimenteiro, a melhor opção é começares como aprendiz, ou servente, e depois especializares-te à medida que vais aprendendo no dia a dia do trabalho.

Vale a pena dizer, aqui, que nem todas as profissões se aprendem com um curso, por muito prático que seja. O dia a dia, o quotidiano é que vai fazer com que tenhamos mais e mais conhecimentos na área e vai tornar-nos melhores profissionais.

Por isso, se a tua vontade e desejo é seguir a profissão de cimenteiro, vai em frente e procura emprego como aprendiz. Com toda a certeza vais ter muito sucesso na tua vida profissional.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top