Assistente de Museu ou Galeria de Arte

Assistente de Museu ou Galeria de Arte

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Antropologia Desenho História História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Oficina de Artes Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O assistente de museu ou galeria de arte é o “faz tudo” dentro de uma galeria de arte. Embora seja comum encontrá-los na receção, eles fazem muito mais além de receber os clientes e dar-lhes informações.

Se és um amante de arte e se adoras comunicar com várias pessoas, esta pode ser a profissão com que tanto sonhavas.

Para ficares a conhecer tudo sobre esta carreira, então não deixes de ler este artigo. Aqui vamos contar-te o que faz este assistente, as funções que ele tem no dia a dia de trabalho, as saídas profissionais, assim como outras informações importantes para entrares nesta carreira com o pé direito.

Confere!

O que faz um Assistente de Museu ou Galeria de Arte?

A assistente de galeria de arte recebe os visitantes de uma galeria de arte ou museu à entrada, verificando os bilhetes e encaminhando-os até à exposição. No entanto, ele pode desempenhar muitas outras tarefas para ajudar a galeria ou museu.

Sem dúvida, uma das principais responsabilidades do assistente é manter o local da exposição organizado e seguro. Por isso, ele recebe e orienta todos os visitantes, para que estes cumpram com todas as normas e regras do local.

Além de verificar os bilhetes dos visitantes à entrada, ele também pode distribuir material promocional e formativo e estimula a que os visitantes assinem o livro de visitas (caso exista).

Estando à frente de um museu ou galeria de arte, ele dá informações às pessoas que visitam o espaço ou estão interessadas em alguma atividade e, sempre que surjam, tira dúvidas.

Ele também pode acompanhar o público durante as exposições, alertando sempre para o cumprimento das regras do espaço.

Além destas tarefas de atendimento ao público, ele também apoia outros profissionais de museus e galerias de arte, como curadores de museus, por exemplo. Assim, ele também ajuda na criação e no desenvolvimento das exposições, limpam o museu/galeria, entre outras tarefas de apoio.

Ainda não sabes se esta é a profissão certa para ti? Então faz os nossos Testes e usa o nosso Simulador!

Quais as suas funções

O assistente de museu ou galeria de arte tem como principal função receber os visitantes em exposições. No entanto, ele desempenha muitas outras funções dentro de um museu ou galeria de arte. De entre as várias tarefas que são atribuídas a este assistente, podemos destacar, por exemplo:

  • Receber e encaminhar o público no museu ou galeria de arte
  • Dar assistência aos visitantes, retirando dúvidas e dando informações
  • Organizar os percursos das exposições
  • Assegurar o cumprimento das normas de funcionamento do museu ou galeria
  • Controlar os acessos ao museu/galeria, verificando os bilhetes dos visitantes
  • Marcar e reservar visitas, eventos, conferências, entre outras atividades
  • Organizar materiais de apoio às exposições e atividades do museu ou galeria
  • Desenvolver relatórios semanais e/ou mensais com dados sobre as atividades e sobre o funcionamento de equipamentos
  • Inserir conteúdos no site da instituição
  • Enviar newsletter a visitantes e interessados

Resumindo, podemos dizer que ele faz tudo o que seja preciso no local para garantir o bom funcionamento do espaço.

Saídas no Mercado de Trabalho

O assistente de museu ou galeria de arte, tal como o próprio nome indica, pode encontrar trabalho em museus, galerias de arte ou outros espaços culturais, como centros culturais, por exemplo.

Esta profissão geralmente implica trabalhar durante o fim de semana. Por isso, deves mostrar flexibilidade nesse sentido.

Embora algumas galerias de arte tenham assistentes como voluntários (até porque é uma forma de ganhar experiência no mercado de trabalho e ajudar uma determinada instituição), a maior parte destes profissionais são contratados mediante o pagamento de um salário fixo mensal.

Conhece ainda a carreira de Art Handler

Como entrar na carreira de Assistente de Museu ou Galeria de Arte?

Se queres seguir a profissão de assistente de museu ou galeria de arte, então deves fazer um curso universitário numa das seguintes áreas:

Geralmente, os empregados procuram pessoas com experiência anterior com funções de atendimento ao público (pode ter sido em museu, ou não). Além disso, também valorizam profissionais com fluência em inglês e alguns conhecimentos em francês e espanhol.

Ainda tens dúvidas? Então vê o nosso artigo sobre Agente de Arte

Onde estudar para Assistente de Museu ou Galeria de Arte?

Embora não exista uma exigência de currículo formal para o assistente de museu ou galeria de arte, a verdade é que se valoriza muito quem tenha uma formação em História, História da Cultura das Artes, Arqueologia, Museologia, Artes Visuais/Plásticas, Sociologia ou Antropologia.

Portanto, se queres entrar no mercado de trabalho com o pé direito, o nosso conselho é que faças um curso numa das áreas que te apresentamos.

Aqui, deixamos-te alguns cursos que te podem interessar. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Gostavas de seguir a profissão de assistente de museu ou galeria de arte? Então não deixes de investir numa boa formação, até porque ela é essencial para cresceres na carreira. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que conquistes tudo aquilo que sonhas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top