Assistente de Operador de Câmara de Animação

assistente de operador de câmara de animação

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O assistente de operador de câmara de animação é o braço direito do operador de câmara. Ele ajuda em todo o processo de filmagens de animação, o qual é feito com um equipamento especial.

Embora muitas pessoas não saibam, também existem filmagens em animação. O operador de câmara de animação, também chamado de cinegrafista, filma os desenhos e garante a qualidade fotográfica do filme.

Se a animação é uma área que te atrai, então está na hora de conheceres melhor a profissão de assistente de operador de câmara de animação. Esta pode ser a porta de entrada neste mercado de trabalho que é tão fascinante!

Neste artigo, vais descobrir, por exemplo, o que faz este profissional, as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para seguir esta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Assistente de Operador de Câmara de Animação?

 O assistente de operador de câmara de animação auxilia o operador de câmara no processo de filmagens de animação.

Este processo envolve a filmagem dos desenhos com um equipamento especial, operar a mesa de animação, assim como fotografar os desenhos, trocar as folhas de acetato e, em alguns casos, fazer animações manualmente (principalmente quando existem figuras recortadas).

O assistente do operador, embora numa posição hierárquica inferior, pode realizar todos estes trabalhos, desde que o operador lhe peça.

Portanto, é importante que tenhas conhecimentos de operação dos equipamentos usados, tal como de técnicas usadas em filmagens de animação.

Além destas tarefas, o operador de câmara e, consequentemente, o seu assistente, também trabalham em computador, com captadores de imagens (scanners e programas de retoque de fotogramas) e softwares de animação.

Se ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti, então usa o nosso Simulador!

Quais as suas funções

O assistente de operador de câmara de animação tem como principal função ajudar o operador de câmara em todo o processo de filmagens de animação. Por isso, é essencial estares a par te todo o processo usado em animação para conseguires realizar um bom trabalho.

Quando falamos de animação, estamos a falar de todo o processo de produção de um filme de a partir de fotogramas, os quais podem ser feitos por computação gráfica ou por fotografia de imagens desenhadas ou modelos 3D.

Como podemos perceber, fazer um filme de animação é um processo intenso e complexo. Atualmente, com a animação digital, este processo tornou-se mais rápido, eliminando algumas tarefas que antes eram repetitivas e monótonas.

O assistente atua mais em stop motion (manipulação de objetos do mundo real). Esta técnica de animação consiste em mover os objetos ligeiramente, enquanto são fotografados.

A técnica de claymation também é idêntica à stop motion. Usam-se, aqui, personagens maleáveis, as quais são movidas e fotografadas para gerar a animação.

Ainda não sabes se esta é a carreira mais adequada para ti? Então faz os nossos Testes Vocacionais!

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho em animação está em alta, muito pelos avanços da tecnologia e pela importância que esta tem na vida da sociedade em geral. Sem dúvida, hoje a animação está presente em diferentes locais, não só no cinema e na televisão!

Hoje encontras muitas vagas de trabalho em animação, incluindo para assistente de operador de câmara de animação.

Além de poderes trabalhar com filmes e curtas-metragens, também podes trabalhar em séries, vídeos, videojogos, GIFs, anúncios publicitários, entre outros. Como podes ver, as saídas profissionais são muitas, o que tornar esta profissão muito animadora.

Podes atuar em diferentes setores do mercado do trabalho, como, por exemplo:

  • Produtores de internet
  • Estúdios de jogos
  • Televisão
  • Cinema
  • Agências de marketing e publicidade
  • Estúdios de animação

Como entrar na carreira de Assistente de Operador de Câmara de Animação?

Para seguires a profissão de assistente de operador de câmara de animação, o ideal é que tenhas uma formação na área. Embora o assistente não precise ter conhecimentos técnicos avançados, se a ideia é progredir na carreira, então o curso é peça central.

Podes optar por um curso de operador de câmara comum, ou então procurar uma formação na área da animação 2D e 3D. Se quiseres, podes fazer os dois cursos, até porque eles se complementam e podem ser úteis para a tua carreira.

Além de adquirires conhecimentos importantes na área, vais conhecer também muitas pessoas que já trabalham na área. Embora não pareça muito importante, a verdade é que estes conhecimentos podem abrir-te muitas portas no mercado de trabalho.

Sem dúvida, se um professor gostar de ti e perceber o teu talento, pode ajudar-te muito a alavancar a tua carreira em animação.

Onde estudar para Assistente de Operador de Câmara de Animação?

Como dissemos, não existe um curso para a profissão de assistente de operador de câmara de animação. No entanto, é bom teres um curso na área da animação 2D e 3D, assim como de operador de câmara.

Aqui deixamos-te algumas opções.

Portugal:

Brasil:

Gostavas de trabalhar com animação? Queres seguir a profissão de assistente de operador de câmara de animação? Então não deixes de investir numa boa formação, pois vai fazer toda a diferença na hora de cresceres na tua carreira. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top