Cake Design

cake design

O Cake Design surgiu há pouco tempo como uma profissão, mas a verdade é que tem atraído cada vez mais pessoas. O que antes era um hobbie passou a ser uma forma de rendimento, e até uma carreira com potencial de crescimento. O Cake designer é, hoje, um dos profissionais mais procurados por confeitarias e pastelarias.

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Tipo de trabalho: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Desenho, Materiais e Tecnologias, Oficina de Artes
  • Idiomas: Português

És daquele tipo de pessoa que adora fazer bolos bonitos? E gostas mais da parte da decoração do que propriamente do processo de produção do bolo em si? Se respondeste que sim a estas duas questões, então esta pode ser a profissão perfeita para ti.

O cake design, tal como o nome indica, é o design de bolos, ou seja, fazer com que os bolos se tornem uma verdadeira obra de arte.

Sabes aqueles bolos altamente decorados, especialmente para casamentos, aniversários e outros eventos importantes? É isso que os cake designers fazem.

Embora esta seja uma profissão recente, já podemos afirmar que eles são os confeiteiros modernos, até porque se valorizam muito os conhecimentos em técnicas de decoração na hora de contratar alguém para este cargo.

Gostavas de saber mais sobre esta carreira? Então continua neste artigo porque vamos explicar-te tudo.

Vamos?

O que faz um profissional de Cake Design?

Cake Design significa design de bolos. Como deves estar a pensar, o cake designer trata da decoração dos bolos. Mas não é uma simples decoração! Ele tenta fazer dos bolos verdadeiras obras de arte, que são apreciadas por todos os que estão nos eventos.

Sem dúvida, os cake designers são mais do que os tradicionais confeiteiros, que se dedicavam apenas a fazer bolos deliciosos. Hoje em dia, os bolos têm de ser apreciados pela decoração, por aquilo que eles transmitem aos olhos.

Não basta que os bolos sejam deliciosos. Assim como o sabor, o efeito estético do bolo torna-se uma preocupação constante dos confeiteiros modernos.

É como se costuma dizer: “Primeiro come-se com os olhos”. Por isso é que não se pode deixar de investir na estética dos bolos e doces. É quase como o gourmet da confeitaria.

Como estamos a falar de arte, se queres tornar-te um cake designer de sucesso, então tens de ter bastante criatividade e atenção aos detalhes. Muito do cake design se baseia em pequenos detalhes adicionados ao bolo. E, como bem sabemos, qualquer erro pode deitar tudo a perder.

Sendo assim, além de criativo, também tens de ser muito paciente e cuidadoso. Isso tudo, é claro, aliado a uma habilidade manual única.

Quais as suas funções

A função do cake designer é criar bolos decorativos. Não se trata de uma decoração básica, a que era feita pelos tradicionais confeiteiros. Falamos, sim, de decorações que podem ser olhadas como uma obra de arte, de tão detalhadas e bonitas que são.

A pasta americana, ou pasta de açúcar, é muito usada para moldar o bolo e servir de base para o trabalho. É com esta pasta que fazes formas (flores, corações, estrelas, entre outras), e podes usar várias cores e sabores.

Esta pasta é muito usada porque ela é comestível. No entanto, também se podem usar outros elementos não comestíveis para deixar os bolos ainda mais trabalhados.

O grande desafio passa por fazer um bolo decorativo, mas mantendo uma boa textura e um sabor ainda melhor. Nenhum destes itens pode sair prejudicado.

Apesar de parecer uma tarefa fácil, a verdade é que decorar um bolo sem prejudicar a consistência não é assim tão simples. É preciso muita prática, e conhecimentos técnicos.

Saídas no mercado de trabalho

O cake design é uma área relativamente recente, mas a verdade é que já é muito concorrida. De facto, este mercado não está nada fácil, até porque existem cada vez mais pessoas a quererem seguir a profissão de cake designer.

Por isso, se queres um emprego de cake designer tens de ser bastante persistente. A boa notícia é que os bons profissionais, com verdadeiro talento, sempre conseguem uma boa oportunidade.

Além de poderes trabalhar numa pastelaria, padaria, ou confeitaria, também podes trabalhar por conta própria. Com a internet, é cada vez mais fácil montar um negócio lucrativo.

Podes começar a receber as tuas encomendas pela internet, fazer em casa e mandar entregar (ou fazer as entregas tu mesmo). Com o tempo, podes até montar a tua própria marca e, quem sabe, uma fábrica.

Nem o céu é limite para aqueles que lutam com todas as forças pelos seus sonhos.

Como entrar na carreira de Cake Design?

Se queres entrar na carreira de Cake Designer, então não podes deixar de tirar um curso na área. Felizmente, hoje encontras várias opções para estudares conforme as tuas possibilidades.

Atualmente já podes tirar um curso de Cake design grátis, ou até um curso online de cake design grátis. Por isso, já não existem desculpas para não investires a sério nos teus sonhos.

Uma das principais escolas formadoras em Portugal é a Academia Profissional de Cake Design. Se estás à procura do melhor dos melhores, então é uma boa aposta. Mas não é a única.

Vê agora onde podes estudar para aprender esta bela arte da confeitaria.

Onde estudar Cake Design?

Portugal:

Brasil:

Estás com vontade de investir na profissão de Cake Designer, não é verdade? Já estás com muitas ideias a fervilhar na cabeça, acertei? Então não percas mais tempo e inscreve-te hoje mesmo num curso de cake design. Tenho a certeza que vais ter muito sucesso.

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top