Assistente de Pós-Produção

assistente de pós-produção

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O assistente de pós-produção trabalha na área audiovisual e é um dos muitos profissionais que atuam na pós-produção cinematográfica. Ele é o profissional que acompanha a pós-produção na edição de vídeos.

Embora a maior parte das pessoas não faça a menor ideia da quantidade de pessoas necessárias para se fazer uma produção audiovisual, a verdade é que por trás das câmaras estão dezenas, às vezes centenas, de profissionais com funções distintas.

Existe uma equipa que trabalha na pré-produção, como o roteirista e o storyboarder, por exemplo, outra que atua na produção, como o operador de câmara e o assistente de platô, e uma equipa que trabalha na pós-produção, como o editor e o assistente de pós-produção.

E é precisamente neste último profissional que vamos focar neste artigo. Aqui, vamos dar-te a conhecer esta profissão desafiante e importante para a qualidade das produções audiovisuais, como filmes, séries, telenovelas, entre outras.

Vens connosco?

O que faz um Assistente de Pós-Produção?

O assistente de pós-produção trabalha na edição de vídeos. Por isso, ele trabalha lado a lado com o montador (editor).

Ele ajuda o editor a escolher os melhores enquadramentos e é responsável por escolher as sequências que vão ser adicionadas à produção audiovisual e aquelas que serão descartadas. Além disso, ele também determina a duração das cenas e planos.

Estes dois profissionais trabalham depois que todas as gravações estão terminadas. Seguindo o script e o storyboard (elementos desenvolvidos na pré-produção), eles selecionam, compilam e cortam o vídeo e o áudio.

Este é um trabalho que requer muita responsabilidade, até porque é dele que depende a qualidade de uma produção.

Se quiseres seguir esta profissão, terás de ter conhecimentos em softwares de edição, como o Adobe e o Final Cut, por exemplo.

Para entendermos melhor o trabalho em pós-produção, vamos ver quais as funções que tem este assistente.

Quais as suas funções

O assistente de pós-produção tem como principal função auxiliar o editor (montador) na seleção dos melhores enquadramentos, sequências, cenas e planos.

De acordo com o que foi determinado no script e/ou storyboard, ele seleciona as melhores sequências e determina a duração das cenas e planos.

Assim que a primeira fase de edição está concluída, envia-se para o cliente (no caso do cinema, enviamos para o realizador e produtor) para que ele possa dar o seu feedback. Depois, incluímos os elementos visuais que foram recolhidos na pré-produção.

Caso não tenham sido recolhidos esses elementos, eles precisam ser criados na pós-produção. Por uma questão de otimização de tempo, o ideal é que se faça a recolha dos elementos na pré-produção.

Assim que todo o trabalho de pós-produção está concluído, e este sendo aprovado pelo cliente, o vídeo segue para a masterização, na qual se mistura o áudio e a imagem.

O trabalho do assistente de pós-produção envolve o tratamento de vídeo. Por isso, é essencial que tenha domínio em softwares de edição de vídeo.

O Adobre Premiere continua a ser um dos principais softwares usados para a edição em cinema, televisão e até na internet. Para a edição de imagem, o Adobe Lightroom costuma ser o mais usado.

Ainda não sabes se esta é a profissão certa para ti? Então usa o nosso Simulador e faz os nossos Testes Vocacionais!

Saídas no Mercado de Trabalho

O assistente de pós-produção trabalha em produções audiovisuais. Sendo assim, pode atuar no cinema, televisão, publicidade, animação, videojogos, ou até para vídeos na internet.

Embora o sonho da maioria dos assistentes de pós-produção seja trabalhar na 7ª arte, a verdade é que não existem muitas oportunidades de trabalho. Em Portugal, assim como no Brasil, não há uma aposta grande em produções nacionais, o que se traduz em pouco trabalho e em trabalho precário.

A televisão e a publicidade oferecem melhores oportunidades, mas é na animação e na internet que temos assistido a um maior investimento.

Sem dúvida, nos últimos anos, assistimos a um crescimento destas duas áreas e existem cada vez mais produções em animação, assim como produções para a internet.

Conhece também a profissão de Editor de som

Como entrar na carreira de Assistente de Pós-Produção?

Para seguires a profissão de assistente de pós-produção, tens de fazer um curso em edição e pós-produção. Embora nem sempre exijam esta formação, a verdade é que a maior parte das empresas dá preferência a profissionais com um curso superior na área.

Podes, também, fazer um curso profissional, mas tens de ter claro que estarás em desvantagem perante os outros profissionais.

Como é óbvio, é o talento e a habilidade dos profissionais que realmente importam (bem mais do que um diploma). No entanto, numa fase inicial de recrutamento, os empregadores avaliam os currículos e é o curso que tens que fará a diferença.

Por isso, o nosso conselho é que ponderes bem a frequência de um curso universitário para garantires que não és excluído logo na primeira fase de recrutamento.

Onde estudar para Assistente de Pós-Produção?

Como vimos, ter um curso em edição e pós-produção é essencial para teres sucesso nesta profissão. Por isso, selecionamos aqui alguns cursos que te podem interessar. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Queres ser um assistente de pós-produção de referência no mercado? O teu sonho é crescer na área da pós-produção? Então não deixes de investir na tua formação. E não te esqueças que a vida é uma contínua aprendizagem. Portanto, ao longo da carreira, vai atualizando os teus conhecimentos. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top