Diretor de Galeria de Arte

Diretor de Galeria de Arte

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Economia Geometria Descritiva História da Cultura e das Artes Matemática Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O diretor de galeria de arte é o gerente administrativo de uma galeria de arte. Ele ocupa uma das posições mais altas dentro da galeria e todas as decisões passam por si. Tudo o que acontece é da sua responsabilidade e todas as atividades estão sob sua supervisão.

Como é ele que faz a gestão da galeria, é fundamental que seja um amante de arte, mas que também tenha conhecimentos em gestão e administração de empresas.

Se és um apaixonado por arte e tens um gosto particular por números, esta pode ser a profissão que tanto procuravas. Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a profissão de diretor de galeria de arte.

Vais conhecer, aqui, quais as responsabilidades deste profissional, o que ele faz no dia a dia, e o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz um Diretor de Galeria de Arte?

O diretor de galeria de arte faz a gestão e a administração de uma galeria. É o braço direito do galerista (proprietário da galeria), até porque é ele que coordena tudo o que acontece na rotina do espaço, desde a organização das exposições à gestão do orçamento.

Este profissional dirige todas as operações da galeria e supervisiona os funcionários que atuam no local, como os arquivistas, diretores de marketing ou de comunicação, assistentes de galeria ou art handlers.

Ele organiza as exposições que o galerista comprou, distribui as diferentes tarefas por todos os funcionários, mantém contacto com artistas que trabalham para a galeria, cuida das vendas das obras de arte e gere o orçamento da galeria.

Sendo um dos responsáveis pela galeria, ele acompanha todos os processos, desde a montagem à exibição das exposições. Como falamos de obras de arte, ele também garante que todas as obras são manuseadas e armazenadas com zelo e de forma profissional.

Quando o galerista não pode estar presente em reuniões, conferências ou congressos, o diretor representa a galeria de arte.

Quais as suas funções

A principal função do diretor de galeria de arte é gerir e administrar a galeria. Ele atua como o braço direito do galerista, garantindo o bom funcionamento da galeria. Ele supervisiona todos os processos e operações do dia a dia da galeria de arte e, por isso, ele desempenha um papel central no sucesso do negócio.

Enquanto o galerista está focado em comprar coleções e negociar com artistas, o diretor de galeria de arte ocupa-se da rotina da galeria. Assim, ele é o responsável por:

  • Desenvolver e implementar políticas, normas, assim como procedimentos da galeria
  • Supervisionar e coordenar o trabalho dos diferentes funcionários
  • Gerir o orçamento disponível
  • Acompanhar e avaliar as atividades dos funcionários
  • Gerir as verbas disponíveis para a compra de novos equipamentos, materiais, assim como para a contratação de serviços
  • Desenvolver relatórios para apresentar ao galerista
  • Fazer propostas de financiamento
  • Controlar e reduzir os custos da galeria, assegurando o uso dos recursos com o máximo de eficiência
  • Selecionar e contratar novos funcionários
  • Dar formação a novos funcionários ou acompanhar a sua formação
  • Avaliar o desempenho dos trabalhadores da galeria

Saídas no Mercado de Trabalho

O diretor de galeria de arte pode encontrar trabalho em galerias de arte (pequenas, médias ou grandes). Embora a maior parte das galerias contratem diretores para acompanhar a rotina de trabalho, a verdade é que não existem assim tantos espaços em Portugal e no Brasil.

Infelizmente, a arte ainda vive um momento “obscuro”. O público em geral não investe em obras de arte, o que dificulta a vida de quem trabalha em galerias.

No entanto, assistimos a um interesse crescente (embora um crescimento tímido) em arte e cultura, principalmente em Portugal. Nesse sentido, espera-se que o mercado de trabalho para os diretores de galerias melhore um pouco nas próximas décadas.

Como entrar na carreira de Diretor de Galeria de Arte?

Para seguires a profissão de diretor de galeria de arte, é importante teres uma formação nas áreas das Artes ou História das Artes. Além disso, se tiveres formação em administração ou gestão de empresas, terás muitos pontos a teu favor.

Ter experiência como agente de arte, curador de museus, ou então em outros cargos relacionados, é também indispensável para conseguires uma vaga como diretor.

Sem dúvida, é esta experiência que vai fazer com que cresças como profissional e que ganhes ferramentas essenciais para executar as funções de direção numa galeria de arte.

Como falamos de um cargo de direção, é fundamental que tenhas perfil de liderança. Todos os funcionários têm de estar motivados a trabalhar para um mesmo objetivo. Sendo assim, serás responsável por manter a equipa coesa e focada em atingir as metas.

Onde estudar para Diretor de Galeria de Arte?

O cargo de diretor de galeria de arte implica um grande conhecimento em Arte, mas também em Administração e Gestão de empresas. Como não existem assim tantas vagas de trabalho para a direção de galerias de arte, o nosso conselho é que invistas em boas formações universitárias nestas áreas.

Por isso, deixamos aqui algumas faculdades que têm estes cursos. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser diretor de galeria de arte? O teu sonho é viver rodeado de arte e fazer com que uma galeria se torne referência no mercado da arte? Então não desistas e investe muito na tua formação. Esforça-te sempre ao longo de toda a tua carreira, pois vai valer a pena. Acredita!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top

A tua opinião conta para nós!

Participa no Inquérito de Satisfação do Guia das Profissões e ajuda-nos a melhorar. Responde agora e ganha o e-book “Como organizar o Seu Tempo?”

mulher apontando